ESTA SEMANA NA
"VISÃO"
"VISÃO"
A sala de aula do futuro
As novas tecnologias estão a mudar a maneira como se ensina e a sala de aula em que a secretária do professor está em frente às carteiras dos alunos tem os dias contados. A sala de aula do futuro...aqui tão perto!
As novas tecnologias estão a mudar a maneira como se ensina e a sala
de aula em que a secretária do professor está em frente às carteiras dos
alunos tem os dias contados. Essa a convicção de Carlos Cunha, 47 anos,
professor de Física e Química, que, depois de visitar o protótipo
Future Classroom Lab, em Bruxelas, empenhou-se em conseguir um clone
para a sua escola e em dar a volta aos maus resultados dos seus alunos.
"É um espaço mais colaborativo e menos formal." Recém inaugurada, aquela
sala vai ser usada pelos alunos da Dom Manuel Martins e por outros que
queiram e se candidatem a visitá--la. Conheça as suas cinco áreas-chave,
num modelo de aprendizagem transdisciplinar.
Apresentar
Esta é uma zona de apresentação do problema inicial bem como do
resultado obtido após o trabalho sobre o mesmo. O exemplo vem de uma
tira do Astérix: Quanto pesa uma pirâmide de Gizé? Além do quadro
interativo, e de um computador de apoio, tem blocos dispostos em forma
de anfiteatro.
Criar
Nesta zona será possível criar uma apresentação dos resultados
obtidos, recorrendo por exemplo à edição de vídeo e a diverso
equipamento multimédia - falta-lhe apenas o fundo verde para se poder
projetar o cenário. Voltando ao Astérix, poderia simular-se uma
entrevista ao Faraó...
Partilhar
Depois do trabalho feito, é preciso arranjar formas apelativas de o
apresentar: este é o espaço ideal para isso, já que disponibiliza
ferramentas para fazer inquéritos mas também para avaliar a atividade -
que na história em questão envolve Matemática e História, mas poderia
ainda incluir a Geologia.
Investigar
Aqui há espaço para a investigação necessária para resolver o
problema proposto. Além de computadores e internet, tem material de
laboratório ligado aos ecrãs, para melhor visibilidade dos resultados.
Depois de identificar o sólido daquele monumento funerário, pode--se
ainda calcular a área ou a altura...
Desenvolver
Espaço mais informal, aqui os alunos podem fazer pesquisas
autónomas, reuniões com o seu grupo de trabalho ou discutir a estratégia
de abordagem à questão. Segundo o exercício que serve de exemplo, pode
ainda pedir-se para se localizar o Egito e explicar a sua importância
como grande civilização...Única fora de Bruxelas, fica na Secundária Dom
Manuel Martins, em Setúbal
* Quando copiar é um acto de inteligência, estamos maravilhadas.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário