21/07/2014



HOJE NO
  "O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Wall Street a negociar em baixa 
Conflitos na Ucrânia e em Gaza preocupam 

Wall Street está hoje a negociar em baixa, com os investidores avessos ao risco e preocupados com instabilidade geopolítica na Ucrânia e com o conflito na Faixa de Gaza (foto), num dia em que não há indicadores económicos. 

Pelas 14h35, o índice Dow Jones Industrial caía 0,39% para 17.034,03 pontos, enquanto o Standard & Poor’s perdia 0,29% para 1.972,29 pontos. O tecnológico Nasdaq, por sua vez, quebrava 0,26% para 4.420,60 pontos. 


A procuradoria-geral da Holanda abriu hoje um inquérito preliminar para averiguar eventuais indiciamentos da queda do avião das linhas aéreas malaias no leste da Ucrânia. “Thijs Berger, representante do procurador, está atualmente em Kiev”, declarou à AFP Wim de Bruin, porta-voz do procurador-geral holandês. 

O Boeing 777 da companhia aérea Malaysia Airlines despenhou-se numa zona controlada por separatistas pró-russos com 298 pessoas a bordo, incluindo 193 holandeses, tendo as autoridades de Kiev acusado os rebeldes de terem abatido o aparelho com um míssil de fabrico russo, o que foi negado pelos líderes das regiões russófonas do leste da Ucrânia. 

Uma equipa de peritos holandeses em medicina legal chegou, entretanto, à cidade de Torez, onde estão reunidos os corpos das vítimas, enquanto os observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) conseguiram aceder na sexta-feira ao local do desastre. 

Além desta situação na Ucrânia, a operação militar israelita na Faixa de Gaza, que se iniciou a 8 de julho, está a preocupar a comunidade internacional e a fazer com que os mercados reajam negativamente a mais este foco de tensão.

* Esclareçamos: são os donos do dinheiro que ao precisarem de vender armas e mais logística da indústria armamentista provocam conflitos, não se importam de perder algum dinheiro nas bolsas que controlam e vender armas com as quais dominam o mundo, as mortes são apenas números abstractos.

 .

Sem comentários: