ESTE MÊS NA
"EXAME INFORMÁTICA"
MIT quer dar mais dois dedos
às mãos humanas
E se, de repente, uma mão humana passasse a ter sete dedos? O conceito já começou a ser explorado por investigadores do MIT.
Investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão apostados em acrescentar dois dedos robóticos aos cinco que as mãos humanas costumam ter. E garantem que uma mão de sete dedos pode ter vantagens inquestionáveis.
Uma foto em que dois dedos robóticos seguram um copo de café enquanto os restantes dedos humanos mexem o açúcar é uma das provas com que o MIT pretende ilustrar o potencial deste conceito.
Segundo a BBC, o par de dedos robóticos atua de forma sincronizada com os movimentos dos cinco dedos de carne e osso, tendo por referência os dados captados por sensores que se encontram na palma da mão do utilizador.
O posicionamento – um do lado do polegar e outro do lado mindinho – dá ao par de dedos a mesma amplitude dos dedos da mão e facilita a articulação entre movimentos executados de dedos robóticos e dedos humanos.
«Esta é uma forma completamente intuitiva e natural de mexer dedos robóticos. Não é preciso comandar este robot, porque apenas é necessário mexer os dedos naturalmente. E aí os dedos robóticos reagem e tratam de ajudar os dedos de cada pessoa», explica Harry Asada, investigador do Departamento de Engenharia Mecânica do MIT, citado pela BBC.
Os investigadores acreditam que, antes de uma eventual estreia comercial, poderão vir a criar uma versão com um terço da dimensão do protótipo atual. Pessoas com necessidades especiais e alguns segmentos profissionais poderão ser os destinatários prioritários destes dois dedos complementares.
* 14 dedos, formidável.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário