HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
64% da pobreza mundial
mora em 5 países
Na Índia, China, Nigéria, Bangladesh e República Democrática do Congo há quem viva com 90 cêntimos ou menos por dia.
De acordo com um relatório avançado pelo Banco Mundial na última quinta-feira, 64% da pobreza extrema está localizada em apenas 5 países. India, China, Nigéria, Bangladesh e República Democrática do Congo foram os países apontados.
O índice de pobreza extrema mostra que nestes cinco países há quem viva com 90 cêntimos, ou menos, por dia. O relatório do Banco Mundial vai mais longe e chama a atenção para os países de menor dimensão geográfica que apresentam altos índices de pobreza. Libéria, Burundi, Zâmbia e Madagáscar estão no topo da lista.
Até ao final de 2014 estes dados, que remontam a 2010, serão ainda mais detalhados mas, para já, as conclusões do Banco Mundial apontam para uma descida do índice de pobreza por todo o mundo. Em 1990, 36% da população mundial estava em situação de pobreza extrema, percentagem que decresceu para 18% em 2010.
Durante esta semana o presidente do Banco Mundial fixou uma meta para 2020, "reduzir esta taxa para os 9%".
O Banco Mundial (WGB) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) estão reunidos em Washington, Estados Unidos da América, com centenas de governantes de todo o mundo para discutir a economia e o desenvolvimento mundial.
* Notável:
- Índia, o país que se autoproclama como a maior democracia do mundo tem cidadãos com este nível de vida, cerca de 90%.
- China, o império económico emergente, dona de empresas cruciais em Portugal e no resto da Europa, tem cerca de 60% da população a viver com menos de 1€/dia, confrangedor e revelador de que o dinheiro se está maribando para as pessoas. Capitalismo monopolista do estado.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário