16/01/2014

.

HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Ondas de sete metros para toda 
a costa continental e Madeira
Marinha avisa para forte agitação marítima

 A Marinha emitiu hoje à tarde um aviso de agitação marítima forte para a costa de Portugal continental e o arquipélago da Madeira, onde se prevê que as ondas possam atingir os sete metros.

 “A Marinha alerta toda a comunidade marítima, em particular a comunidade piscatória e náutica de recreio, para redobrar a atenção no cumprimento de todos os procedimentos e regras de segurança no mar e a permanecer nos portos de abrigo”, refere o aviso publicado na página da Marinha na Internet.

O texto refere ainda que a área mais afetada será a costa norte da ilha da Madeira e Porto Santo, com a ondulação a poder atingir alturas significativas de oito metros a partir do final da tarde de sexta-feira. Já esta manhã a Capitania do Porto do Funchal tinha emitido um aviso de agitação marítima forte, sobretudo na costa norte da ilha da Madeira, aconselhando à permanência das embarcações nos portos de abrigo.

Quase todo o país está hoje sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de forte agitação marítima, com ondas até seis metros, e queda de neve, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro e a Madeira vão estar, entre as 00h00 de sexta-feira e as 12h00 de sábado, sob aviso laranja por causa do estado do mar.

 O IPMA colocou ainda a Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de vento de noroeste com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora, sendo de 100 quilómetros/hora nas terras altas, entre as 06h00 de sexta-feira e as 08h00 de sábado.

* A curiosidade pode tornar-se um atrevimento doloroso


.

Sem comentários: