11/01/2014

.
HOJE NO
"RECORD"

Benfica está muito só no 
Nacional de Estrada

Sem Sporting, Maratona e The Cleans, o Campeonato Nacional de Estrada, que amanhã se realizará em Elvas (11h30) perde grande parte do seu interesse. O Benfica é “favoritíssimo” no sector masculino e tem todas as possibilidades de fazer a “dobradinha” ganhando também o feminino. Dulce Félix irá certamente vencer o seu terceiro título de estrada (e há seis anos que sobe ao pódio) e Rui Pedro Silva, campeão em 2009 e vice-campeão em 2007 e 2010, é o principal favorito na corrida masculina, tendo como principais adversários os outros benfiquistas.

No sector masculino, Maia AC e CUA Benaventense completaram o pódio em 2013 e são novamente fortes candidatos aos lugares de honra. No feminino, para além de Dulce Félix, o Benfica conta com um lote alargado de atletas que, não sendo primeiros planos, dão algumas garantias: Vera Nunes, Sara Pinho, Susana Godinho, Sónia Fernandes, também Vanessa Fernandes e até o curioso caso de Lucília Soares, segunda na edição de 1990, único ano em que o Benfica ganhou, e que pode agora, aos 51 anos, juntar novo título coletivo.

No entanto, o Benfica, embora favorito, não tem a vitória garantida, surgindo a jovem equipa da UD Várzea com hipóteses. Conta com Daniela Cunha, quinta há um ano pelo Maratona, e ainda Silvana Dias, Catarina Gonçalves e Catarina Lima, nomeadamente. A Adercus foi a terceira equipa em 2013, a seguir ao Maratona, que então ganhou pelo 12.º ano consecutivo, e ao Benfica.

A principal novidade deste ano diz respeito à distância, encurtada de 15 para 10 quilómetros de forma a permitir a presença de juniores, que, tal como os veteranos, terão classificações (individuais e coletivas) próprias.

Salomé
Entretanto, a sportinguista Carla Salomé Rocha, 9.ª no último Campeonato da Europa de corta-mato, integrará a equipa europeia que defrontará as da Grã-Bretanha e Estados Unidos no Cross de Edimburgo, a realizar hoje. Kenenisa Bekele será a principal figura da prova masculina. 

* Porquê tanta ausência que só desprestigia o atletismo?

. .

Sem comentários: