26/02/2013

.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

ASAE deteta carne de cavalo em lasanhas, hambúrgueres, canelones e almôndegas

A ASAE instaurou, esta terça-feira, cinco processos-crimes a empresas portuguesas por fraude sobre mercadoria e apreendeu 79 mil quilogramas de carne contendo vestígios de carne de cavalo.
Em comunicado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) adianta que foram também apreendidas, no comércio de retalho e distribuição 18.839 embalagens de produtos à base de carne, como por exemplo lasanhas, hambúrgueres, canelones e almôndegas.

Segundo a ASAE, os 79 mil quilogramas de carne e produtos à base de carne contendo carne de cavalo foram apreendidos em estabelecimentos industriais de preparação, embalamento e distribuição de carnes no comércio a retalho (grandes superfícies).

Este organismo de fiscalização refere também que a abertura dos cinco processos-crimes resultou na realização de 134 colheitas de amostras para análises laboratoriais para determinação da existência de ADN em carne de cavalo, tendo verificado, até ao momento, 13 resultados positivos.

A ASAE diz ainda que vai continuar com as ações de fiscalização neste domínio.

* O cidadão português tem o direito de saber o nome das empresas envolvidas, para decidir se continua a ser cliente ou não.

.

Sem comentários: