Caíu de Maduro?
Parece que sim e
talvez seja melhor. Fazer um briefing intermitente que começou com uma
secretária de Estado que agiu como se não soubesse que o seu ministro se
ia demitir e ela própria o substituiria e acabar com um outro em que um
secretário de Estado foi tido como inconsistente por outro
secretário
de Estado não deixa ninguém mais esclarecido.
Foi mesmo quase
penoso ouvir o secretário de Estado Pedro Lomba dizer com o ar
cabisbaixo de que tinha pena que os jornalistas não colocassem as
perguntas para as quais tinha tantas respostas preparadas. Tudo assuntos
importantes.
Espero sinceramente que desta feita à interrupção
causada por uma crise política e a outra causada não sei bem se pela
demissão de Pais Jorge se pelas férias se siga uma interrupção
definitiva para uma ideia cheia de boas intenções, mas mal gerida e
provavelmente sempre ineficaz.
E eu acho que este Governo comunica
mal. As profissões de fé que faz parecem sempre superficiais e cada vez
mais de índole reativa. Não se percebeu nunca muito bem por que é que o
primeiro-ministro dizia que iria mais além da troika como agora não se
percebe bem o que quer dizer com o "começamos uma nova fase".
E
em cada uma destas alegadas fases também nunca se percebeu por que se
escolhiam as medidas que se escolheram nem que resultados esperavam que
se atingissem. Nesta alegada "nova fase" ainda se percebe menos porque o
que está em cima da mesa e vem acontecendo neste verão são medidas mais
uma vez contracionistas que pouco têm a ver com a "fase do
investimento". Salvar-nos-á a atenuação da recessão europeia, o bom
comportamento das nossas empresas exportadoras e porventura uma procura
interna que começará a levantar-se muito devagar porque basicamente não
pode descer mais. Mas tudo isto seria provavelmente assim com os
governantes a falar ou calados.
Mas a questão é que não devem
estar calados. Devem falar o necessário para prestar contas democráticas
a todos, os que os elegeram e os que democraticamente os aceitam.
Acontece
que a comunicação no mundo contemporâneo é extremamente complexa tendo
em conta sobretudo a rapidez com que é exigida e consumida bem como a
poderosa dispersão de meios pelos quais é distribuída e intermediada. Em
especial a comunicação política com o vínculo permanente que impõe
entre eleito e cidadão .
Por isso tem de ser preparada com um
profissionalismo e uma consistência à prova de bala desejavelmente desde
o momento em que um candidato se propõe.
Trata-se de acreditar
num Nome e não num partido, numa Ideia e não numa ideologia, no Futuro e
não no passado, no Diferente e não na banalidade, no Verdadeiro e não
no fictício, no Valor e não na função, no Vencedor e não no perdedor.
Di--lo Séguela e provam-no todos os grandes protagonista políticos
contemporâneos.
E não se trata de desvalorizar a proposta política
tornando-a no produto de consumo que Lipovestki considera inelutável.
Trata--se de compreender a dinâmica da psicologia social e de a
enfrentar com rasgos de genuinidade. E com enorme profissionalismo.
Acresce
a obrigação de, não prescindindo da intermediação mediática, falar
diretamente para e com os cidadãos. Se se persistir em falar diretamente
para os meios a desproporção de forças faz com que qualquer Governo
perca a corrida para um agenda setting que defenda os seus interesses.
Nunca, como se viu nesta experiência dos briefings, o Governo conseguiu
preencher o vazio com o que quis. Ao contrário, andou a reboque e ficou a
perder em eficácia para as "Conversas em família" de Marcelo Caetano.
Dito
isto não me parece que o Governo possa ou deva prescindir do
primeiro-ministro como principal protagonista da sua comunicação, em
formatos variados e cadência regular (nem banal de todos os dias nem
crítico das comunicações ao país), de conteúdo conciso e sempre claro no
reporte das escolhas e na expectativa dos impactos ou dos seus
falhanços. Em improviso profissionalmente preparado, mas com a luz de
quem, antes da comunicação, discerniu o caminho!
IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
16/08/13
.
Sem comentários:
Enviar um comentário