09/03/2013

.
HOJE NO
"RECORD"

"Mini" Maratona arrisca títulos 

 O Maratona é, mais uma vez, o grande favorito à conquista dos títulos nacionais de corta-mato (longo), cuja 90.ª edição (47.ª feminina) realiza-se este domingo, em A-dos-Cunhados (Torres Vedras) e que serve de apuramento para o Mundial. 
 Mas as suas equipas, praticamente reduzidas a quatro atletas masculinos e cinco femininos (os outros são bem mais fracos) levantam um problema: e se alguém se lesiona ou tem de desistir? Benfica, no sector masculino (não ganha desde 1990), e Sporting, no feminino (a última vitória foi em 1974!), estão à espreita de qualquer deslize.

O Maratona ganhou já 11 vezes o título masculino, mas nos últimos 10 anos foi suplantado pela (agora desaparecida) formação da Conforlimpa, que triunfou sete vezes. 

Na época passada, o Maratona triunfou com boa vantagem e, agora, com Manuel Damião, campeão em 2012 e novamente grande favorito, Youssef el Kalai (vencedor em 2010 e 2011), José Rocha (2.º em 2009) e Fernando Silva (1.º em 2004 e 2005), tem todas as condições para voltar a ganhar, mas nenhum dos seus elementos pode falhar. O Benfica, mesmo sem o lesionado Rui Pedro Silva (foi campeão em 2007 e 2009), tem um extenso lote de atletas que, mesmo inferiores aos melhores do Maratona, permitem à equipa esperar por algum deslize adversário.

No setor feminino, o Maratona ganhou 19 dos últimos 20 títulos (foi 2.º em 1999), é novamente grande favorito mas só tem cinco atletas (apenas uma pode falhar). Individualmente, Dulce Félix, três vezes campeã nos últimos três anos, terá agora uma grande réplica da muito moralizada Sara Moreira (2.ª em 2010 e 2011), que lhe ganhou na Taça dos Clubes Campeões Europeus, há um mês. A equipa contará ainda com Anália Rosa (campeã em 2004 e 2005), Daniela Cunha e Mónica Silva, que não têm estado muito bem esta época mas garantem a superioridade coletiva. 

No entanto, se houver falhas, o Sporting, campeão de crosse curto, poderá ter uma palavra a dizer, sendo para já o grande candidato a substituir o SC Braga na 2.ª posição. Atenção a Carla Salomé Rocha, terceira há um ano.

Os Nacionais iniciar-se-ão às 11 horas, com as provas para juvenis e juniores, realizando-se as corridas principais às 13h15 h (8 km femininos) e às 14 horas (12 km masculinos).

* Precisamos de novos atletas, incentive os seus filhos para a práctica do atletismo. Acima estão fotos de jovens portugueses cheios de valor e também do sr. "Atletismo" de Portugal

.

Sem comentários: