14/03/2013

.
HOJE NO
"PÚBLICO"

Portugueses entre os que mais usam o telemóvel durante a condução

Um estudo do CDC, Centro de Controlo e Prevenção de Doenças americano, publicado nesta quinta-feira, aponta Portugal como um dos países em que mais se utiliza o telefone durante a condução.
 O estudo analisou os resultados de inquéritos da HealthStyles (para dados americanos) e da EuroPNStyles (para dados europeus), realizados em 2011, via online. Para além dos Estados Unidos, foram recolhidos dados referentes a sete países europeus: Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, Bélgica e Reino Unido.

Foi reunida informação de uma amostra de 10.338 pessoas, com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, às quais era perguntado se nos últimos 30 dias tinham conduzido, se falaram ao telefone, mandaram ou leram mensagens ou emails durante a condução. As respostas possíveis a estas questões variavam entre “nunca”, “pelo menos uma vez”, “algumas vezes” e “regularmente”.
Foram 59% os portugueses que afirmaram ter falado ao telemóvel enquanto conduziam, regularmente, algumas vezes ou pelo menos uma vez, no período de 30 dias anteriores ao inquérito. Portugal ficou em segundo lugar na tabela, sendo apenas ultrapassado pelos Estados Unidos, com 68,7%. Abaixo de Portugal ficam países como a Holanda, Bélgica, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido, por ordem decrescente.

Portugal volta a estar no topo da tabela, desta vez em primeiro lugar, relativamente ao número de condutores que enviaram ou leram mensagens ou emails ao volante. Segundo os dados do estudo, 31,3% dos portugueses responderam de forma afirmativa. Atrás dos lusos, vêm os americanos com 31,2%, seguidos da Bélgica, Holanda, França, Alemanha e Reino Unido. A Espanha foi o país com menor número de condutores distraídos, atingindo 15,1%.

Segundo o código da estrada em vigor em Portugal, para o uso de telefone durante a condução está prevista uma coima entre 120 a 600 euros, com uma sanção acessória de inibição de condução que pode ir de um mês a um ano.

*  É uma questão de educação,  condutores mal educados deitam janela fora beatas de cigarros, resíduos alimentares e até preservativos.

.
.

Sem comentários: