10/12/2012

 .
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Ex-SCUT já renderam mais 
de 156 milhões de euros

As sete antigas concessões SCUT (Sem Custos para o Utilizador) já renderam à Estradas de Portugal (EP) mais de 156 milhões de euros, entre Janeiro e Novembro deste ano.

Segundo dados revelados esta segunda-feira por fonte da EP, a receita total com portagens nas antigas SCUT ascendeu, em 11 meses, a 156,3 milhões de euros, incluindo IVA, sendo a concessão da Beira Litoral e Alta (A25) a que mais contribuiu para este encaixe financeiro, com 33,5 milhões de euros.
Já a Via do Infante (A22), que tal como a A25 passou a ser portajada a 08 de Dezembro de 2011, representou um encaixe de 19 milhões de euros, enquanto que nas concessões Interior Norte (A24) e Beira Interior (A23) a cobrança ascendeu, respectivamente, a 13 e 22,1 milhões de euros.
Nestas quatro vias, todas portajadas há um ano, a EP arrecadou 87,6 milhões de euros em 11 meses de 2012.
No caso das antigas SCUT do norte, portajadas desde Outubro de 2010, o maior encaixe foi com as auto-estradas da concessão Costa de Prata, com 26,2 milhões de euros, seguindo-se a A28 (Norte Litoral), com 22,6 milhões de euros.
As vias que integram a concessão Grande Porto representaram um volume de 19,9 milhões de euros no mesmo período, entre Janeiro e Novembro de 2012.
Estas três concessões totalizaram uma receita de 68,7 milhões de euros.
Ainda segundo fonte da EP, a A22 foi a concessão que nos primeiros nove meses do ano (Janeiro a Setembro) mais tráfego perdeu, apresentando uma quebra de 49 %, quando comparado com o mesmo período de 2011, ou seja, antes da introdução de portagens.
Seguiram-se as concessões da Beira Interior e Interior Norte, ambas com uma redução de 35 % no tráfego, e a Beira Litoral e Alta, com menos 26%.
Sobre estas quebras, a EP afirma ser "legítimo inferir" que cerca de 7% corresponde à "descida conjuntural e não ao efeito de aplicação de portagens".
As antigas SCUT do norte registaram quebras homólogas, entre Janeiro e Setembro de 2012, de 7 % no Norte Litoral, 6 % na Costa de Prata e 5 % nas auto-estradas da concessão do Grande Porto.

* Ninguém tinha dúvidas  que as ex-SCUT iriam gerar receitas, no entanto estas receitas são obtidas em estradas que não deviam ser portajadas pois faltam-lhes características técnicas para a cobrança ser legal, mas na nossa partidocracia que é pouco menos que uma ditadura, vale quase tudo.

.

Sem comentários: