01/12/2012

 .
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Ex-ditador do Uruguai 
enclausurado em contentor

O ex-presidente do Uruguai Gregório Álvarez, que governou aquele país sul-americano entre 1981 e 1985, no auge da ditadura, vai ser enclausurado num contentor no pátio da prisão onde cumpre pena, nos arredores da capital uruguaia, Montevideu.

Condenado por violação de direitos humanos cometidas durante a sua presidência, ele está preso desde Dezembro de 2007.

Eduardo Bonomi, actual ministro do Interior do Uruguai informou que a medida de excepção foi tomada para restabelecer a ordem na prisão, onde só militares cumprem pena, e para preservar o próprio ex-presidente.

Segundo Bonomi, o antigo ditador, de 87 anos, tem um péssimo relacionamento com os demais prisioneiros, os quais humilha e tenta insistentemente subjugar usando a sua antiga condição de chefe de Estado e a quem, apesar da avançada idade, chega a agredir quando não é obedecido.

De acordo com Luis mendonza, director do Instituto Nacional de Reabilitação, o equivalente à Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, Álvarez vai ser confinado em dois contentores. Um será usado como cela, e no outro o ex-ditador poderá receber as visitas a que os presos têm direito.

Gregório Álvarez foi condenado, entre outros crimes, pelo desaparecimento e morte de muitos presos políticos e outros opositores às ditaduras que nos anos 70 e 80 governaram com mão de ferro tanto o Uruguai quanto os vizinhos Brasil, Paraguai e Argentina.

Álvarez terá trocado com esses países, principalmente a Argentina, grande número de presos políticos, que eram enviados ilegalmente de um país para o outro e dos quais não há registo algum nem nunca mais se soube.

* Este homem concorria em ferocidade com o ditador Pinochet, nem a idade avançada lhe dá atenuantes.

.

Sem comentários: