09/11/2012

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Empresários querem 
fechar restaurantes dia 19 

O Movimento Nacional de Empresários da Restauração (MNER) anunciou hoje a realização do "Dia Nacional Sem Restaurantes" para 19 deste mês, como forma de pressionar o Governo a reduzir o IVA para a "taxa mínima". 
SOLAR DOS PRESUNTOS
"Não podemos estar sentados, porque este setor está passar por uma fase crítica", estando "a perder clientes" desde 2008, resumiu hoje o coordenador do MNER, José Pereira, numa conferência efetuada esta tarde no Porto.

A conferência era para ser em Lisboa e em conjunto com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), mas esta, segundo José Pereira, informou na quinta-feira que tinha decidido suspendê-la. O MNER, contudo, decidiu avançar e realizar um encontro com a comunicação social no Porto.
COVA FUNDA

A Agência Lusa solicitou à AHRESP uma explicação para o que se passou, mas tal não foi ainda possível.
O MNER quer que o IVA para o setor desça dos atuais 23% para 6%, para salvar um setor que, neste momento, "está numa fase de cuidados paliativos", disse ainda José Pereira.
O "Dia Nacional Sem Restaurantes" faz parte de "uma semana de protesto" que irá englobar "centenas de iniciativas" que o movimento tenciona promover pelo país fora e que irá terminar no dia 27, dia em que será votada a proposta final do Orçamento do Estado para 2013.
De 26 para 27, o MNER pretende realizar "outra grande ação", cujos detalhes não foram, porém, divulgados.

O MNER, constituído há três meses, espera assim "sensibilizar os deputados" para os riscos, que em seu entender, ameaçam todo o setor.



O MAGANO
 "Este setor não pode estar sentado, tem que se levantar. Este último trimestre foi um desastre total em termos de vendas", tendo-se registado "70 a 80% de quebras", continuou José Pereira.

"Voltámos aos anos 50, da marmita", porque a "classe média está falida", considera ainda o coordenador do MNER.
"Temos a certeza absoluta que há deputados que, neste momento, estão com a consciência pesada e sabem perfeitamente que, ao carregarem no botão, vão mandar para o desemprego dezenas de milhares de pessoas e fechar dezenas de milhares de restaurantes", afirmou José Pereira.
IBO

Os deputados têm que "ter consciência" que "40 mil vão fechar até ao final deste ano", com uma "quebra acentuada de receitas" para o Estado, e "cerca de 100 mil pessoas deste setor vão para o desemprego" se o IVA continuar nos 23%.
Mesmo que o IVA baixe para 13%, "cerca de 30% dos restaurantes vão fechar na mesma", exemplificou José Pereira.
"Sabemos que taxa mínima é difícil, mas não é impossível", admitiu José Pereira.
"Entre o deve e o haver, o orçamento vai ter de contribuir com mais 800 milhões de euros" por causa dessa situação.
PESCARIA

O MNER frisou ainda que este é "o setor mais taxado do país", pagando mais de 90 taxas às câmaras municipais e ao Estado.
Deste modo, "este setor não tem futuro", insistiu.
"Vamos dar a cara pela classe até ao minuto. Estou convencido de que 90% da classe está connosco", reforçou ainda.

* Os bons restaurantes não são quase sempre os mais"chics". 
Aliás muitos "chics"  podem apresentar farrapos de alface com tomates tipo berlinde e cenouras supositório que é uma  entrada "deliciosa", depois arroz "trinca espinhas" a acompanhar "nano" pedaços de suíno embebedado em cerveja sobre um aveludado de  alcagoitas, um espanto, e de "dessert" um brulé de manga à cava polvilhado de "xocolat mignon". 
Estes podem pagar 23% de IVA porque servem uma cambada de ignorantes endinheirados..
Mas os bons restaurantes aqueles que servem comida autêntica, simples e bem feita, confeccionada por cozinheiras e cozinheiros anónimos, deviam pagar 6% porque servem produtos de qualidade e não são apanascados.
Claro que temos em alguns e poucos restaurantes "chics" chefes que são verdadeiros mestres do paladar e são portugueses, não precisamos de os nomear pois são bem conhecidos. Dos chefes estrangeiros há mesmo muito poucos que tenham qualidade.
A restauração está a levar tareia a sério, mas, quem não está???

.

Sem comentários: