05/07/2012


.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Deco lança portal de apoio 
aos sobreendividados 

Em poucos dias, chegaram à associação largas dezenas de pedidos de ajuda de pessoas em situação de sobreendividamento, através deste novo portal. 

 O Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS) da Deco lançou, a 1 de Julho, um portal de apoio e esclarecimento às famílias em situação de sobreendividamento. No site www.gasdeco.pt, os consumidores podem encontrar uma área de perguntas e respostas, onde podem ver esclarecidas algumas das principais dúvidas que surgem neste âmbito. 

Aqui podem também registar-se e enviar um pedido de informação que terá da Deco uma resposta e ajuda personalizada. “Desde que o portal foi lançado já chegaram à Deco muitos pedidos de ajuda. Estamos a falar de largas dezenas de pedidos de ajuda”, afirmou ao Negócios Natália Nunes, responsável pelo GAS. Nos primeiros seis meses do ano, este gabinete abriu 2.648 processos de sobreendividamento, o que representa um crescimento de 81,1% face ao mesmo período de 2010. Face ao período homólogo do ano passado, o aumento é de 25,3%. 

Foram iniciados, por dia, cerca de 15 novos processos, no primeiro semestre do ano. “Verificou-se um crescimento mais evidente nas delegações Minho (108%) e Norte (27%), bem como na Sede em Lisboa (48%)”, refere o Boletim Estatístico do GAS. Relativamente às causas da situação de sobreendividamento, o desemprego é o factor mais vezes apontado (33%), seguido da deterioração das condições laborais (26%). Cerca de metade dos processos que foram abertos por este gabinete dizem respeito a famílias com quatro ou mais créditos. 

O número de contactos, entre Janeiro e Junho, atingiu os 15.766, o que representa um aumento de 46,5% face ao mesmo período. Já em relação aos primeiros seis meses de 2010, o número de contactos mais do que duplicou (103,3%). 


* DECO, uma instituição ao serviço e em defesa do consumidor mais desfavorecido.

.

Sem comentários: