17/02/2012



HOJE NO
" O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Desde os seis aos 15 anos de idade
Cada aluno custa 46 mil euros a Portugal

Portugal gasta cerca de 46 mil euros com a educação de um aluno dos seis aos 15 anos de idade, segundo um relatório da OCDE, ontem, divulgado, com dados do PISA de 2009, programa internacional de avaliação de alunos. No topo da tabela de investimento está o Luxemburgo, com quase 123.200 euros, no entanto, com um nível de aproveitamento inferior na aprendizagem de matemática e ciência. Portugal atinge quase 500 pontos na tabela de literacia, enquanto o Luxemburgo se fica pelos 475 pontos. Os melhores resultados escolares são obtidos por Xangai-China - acima dos 550 pontos - e um investimento pouco superior a 40 mil euros no percurso escolar em análise.
O relatório diz que a riqueza nacional ou maiores investimentos em educação não garantem uma melhor prestação. 'Entre as economias desenvolvidas, o montante gasto em educação é menos importante do que a forma como esses recursos são usados', lê-se no texto.
Os autores exemplificam que países que gastam mais de 100 mil dólares por estudante dos seis aos 15 anos, como o Luxemburgo, a Noruega, a Suíça e os EUA, demonstram níveis de desempenho similares a países que gastam menos de metade desse montante por estudante, como a Estónia, a Hungria e a Polónia. A principal conclusão é que o dinheiro por si só 'não pode comprar um bom sistema de educação',
'Ao nível dos países, o PISA descobriu que o tamanho das turmas não está relacionado com os sistemas escolares mais bem posicionados', dizem os relatores. Os sistemas com melhores prestações no PISA 'acreditam que todos os estudantes podem alcançar', resultados e dão-lhes oportunidade para lá chegar.


* Como diz a peça muito dinheiro não significa qualidade. Atente-se à relação qualidade/preço de Xangai, cidade que só tem 50 universidades, é obra.


.

Sem comentários: