HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Jovens: Morte súbita entre
as cinco principais causas de morte
“A morte súbita cardíaca está entre as cinco principais causas de morte nos jovens”, segundo com Rui Providência, médico cardiologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
O mesmo responsável refere que “muitas vezes, as patologias subjacentes são facilmente detectáveis por electrocardiograma ou avaliação clínica e possuem tratamento eficaz. Assim sendo, grande parte destas mortes seria evitável se fossem realizados rastreios a esta população”.
Com o objectivo de evitar mais casos de morte súbita entre a população jovem, o projecto SCDSOS (Sudden Cardiac Death Screening Of risk FactorS) vai realizar uma acção de rastreios em jovens dos 18 aos 35 anos da zona de Coimbra.
De acordo com Rui Providência, “uma acção idêntica foi realizada em desportistas italianos e os casos de morte súbita cardíaca diminuíram 90 por cento nos últimos anos”.
Sob o mote “Dá-nos 5 minutos e nós damos-te 1 Vida”, o rastreio (que compreende a realização de um electrocardiograma e preenchimento de um questionário informatizado) pretende avaliar os factores de risco de morte súbita de toda a população estudantil da cidade de Coimbra. Com esta acção, o projecto SCDSOS pretende ainda compreender quantas vidas podem ser salvas se esta acção fosse de âmbito nacional.
* Vida sedentária, tabaco e alcool, são inestimáveis ajudas da morte súbita.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário