09/01/2012



HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Jovens portugueses enviam 100 mensagens por dia através do telemóvel

Os jovens portugueses enviam mais de 100 mensagem, em média, por dia, através do telemóvel e fazem aproximadamente seis chamadas diárias, revela hoje um estudo do Instituto Superior Técnico (IST).

O estudo permitiu também concluir que o telemóvel "é quase omnipresente na vida dos jovens", uma vez que menos de 0,5% não dispõe deste tipo de equipamento de comunicação, mas há já muitos que já têm mais de um aparelho.

O Instituto Superior Técnico (IST) e o Instituto de Telecomunicações (IT) elaboraram um estudo sobre os "Telemóveis e os jovens: utilizações e preocupações", tendo sido inquiridos 2471 alunos de 40 estabelecimentos de ensino no ano lectivo 2010/2011.

O trabalho permitiu também saber que a grande maioria dos jovens portugueses teve o telemóvel aos 10 anos, altura em que entraram no 2.º ciclo do ensino básico e que, em média, ocupam, por dia, mais de 30 minutos a falar.

O estudo, realizado no âmbito do projecto monIT, teve como principais objetivos perceber qual a perspectiva dos jovens sobre a temática das radiações electromagnéticas, nomeadamente a nível do seu grau de preocupação e eventuais medidas de precaução que tomam quando usam o telemóvel, assim como avaliar os níveis de utilização dos telemóveis por parte dos jovens, e a sua variação com a idade e outros factores.

Mais de metade dos jovens alunos indicou preocupar-se com os possíveis efeitos das radiações electromagnéticas, mas apenas 20% já procurou informação sobre o tema.

Contudo, uma percentagem inferior de jovens garantiu não ter tomado quaisquer medidas de precaução, segundo o estudo.

Por género, constatou-se que as raparigas fazem mais chamadas por telemóvel, sendo que a duração média destas, por dia, é superior em 20% à dos rapazes.

Sobre o envio de mensagens (SMS), a diferença entre géneros não chega a 1%, conclui o estudo.


* E existem papás destes queridos meninos que recebem susídios de reinserção social, abono de família, apoio escolar. etc!!!!
Subsidiem-nos com  clisteres de açorda.


.

Sem comentários: