Indicadores do INE
Queda da actividade económica
e do consumo privado acelerou em Outubro
A actividade económica e o consumo privado continuaram a recuar em Outubro, com quedas homólogas de respectivamente 0,4% e 3,6%, revelou hoje o INE.
A queda da actividade económica representa uma aceleração face ao recuo de 0,1% registado em Setembro, após quatro trimestres consecutivos com valores positivos, muito devido ao dinamismo das exportações.
No caso do indicador quantitativo do consumo privado, que já está em terreno negativo desde o início do ano, a queda homóloga de Outubro representa uma forte aceleração face aos -2,4% de Setembro, valor ainda em linha com o que se vinha a registar desde Maio.
O clima económico e a confiança dos consumidores continuaram a cair em Outubro, tal como o INE já revelara no final do mês passado. O indicador de clima económico caiu de -2,9 em Outubro para -3,5 em Outubro, prolongando uma tendência continuada que vem de Julho do ano passado.
A confiança dos consumidores caiu pelo terceiro mês consecutivo, para -56, depois de uma ligeira recuperação em Julho e estagnação em Agosto.
* Ninguém explica como a economia pode crescer sem dinheiro nos bolsos dos consumidores.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário