11/10/2011

HOJE NO
"A BOLA"



Sub-21 com olho na liderança

A selecção Nacional de sub-21 discute hoje com a Rússia a liderança do Grupo 6 de apuramento para o Europeu de 2013.

Jogo que se realiza na cidade de Khimki, que tem atrás de si uma grande história de resistência. Que se orgulha de ter sido, em Dezembro de 1941, o travão à investida das tropas nazis sobre a capital. Um ardiloso sistema de ratoeiras para os tanques inimigos e a coragem foram determinantes. O rigoroso Inverno fez o resto. E quem sai de Moscovo em direcção a Khimki não deixa de reparar, junto à auto-estrada, num vistoso monumento evocativo desse momento histórico.

Khimki, que assumiu papel importante durante o período da Guerra Fria, com várias unidades de produção aeroespacial e construção de componentes para a Estação Internacional Orbital, satélites e até para mísseis. Por isso, Khimki tornou-se durante esses anos em zona de acesso proibido a estrangeiros.

A mesma Khimki que se tornou notícia internacional em 2010, devido a veementes protestos contra a construção de uma auto-estrada que divide a meio o seu parque natural.
As armas de Portugal

De forma consciente ou não, a federação russa escolheu por palco uma cidade de resistência e orgulho na sua história, tradições e até meio ambiente. O papel de Portugal é passar por Khimki, ganhando o jogo, e assumindo a liderança. Há muito ainda pela frente, mas as contas são mais fácies quando começam a ser feitas no princípio.


* Deêm-nos uma alegria que bem precisados estamos!

.

Sem comentários: