12/09/2011


HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Banca adopta novo indicador para malparado até ao final do mês

Os bancos portugueses terão de melhorar a divulgação de informação relativa ao incumprimento no crédito, passando a ter em conta todo o valor dos empréstimos e não apenas as prestações em atraso.

Esta medida é um dos compromissos assumidos com a ‘troika' internacional e deverá ser adoptada pelo Banco de Portugal até ao final deste mês.

A banca portuguesa passará, assim, a estar alinhada com o que a ‘troika' considera serem as práticas internacionais no domínio do reconhecimento do crédito malparado. No entanto, este novo indicador coexistirá com o rácio actual, que incide apenas sobre o crédito vencido, isto, é sobre a parte de um empréstimo que já devia ter sido paga mas não o foi. A ‘troika' insistiu nesta medida porque considera que o nível de incumprimento em Portugal é anormalmente baixo, quando comparado com o de outros países que se encontram em recessão ou que tiveram de solicitar ajuda externa.

As fontes do sector bancário contactadas pelo Diário Económico não prevêem, no entanto, que a existência deste novo rácio leve a um forte aumento das imparidades no crédito malparado, uma vez que nos últimos trimestres a maioria dos bancos tem reforçado de forma significativa as provisões para este tipo de situações.

O objectivo da missão internacional, com este novo indicador, é garantir que os bancos prestam a informação o mais transparente possível sobre os respectivos balanços. Ainda com esta meta em mente, a ‘troika' está neste momento a passar a pente fino as carteiras de crédito dos bancos portugueses, através de inspecções presenciais nas oito maiores instituições financeiras portuguesas (Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP, BES, BPI, Santander Totta, Montepio Geral, Banif e Crédito Agrícola Mútuo). Esta avaliação deverá estar concluída no início do próximo ano, tal como o Diário Económico noticiou.




* Que crédito mal parado, o dos cidadãos que foram para o desemprego ou o dos especuladores???

.

Sem comentários: