23/08/2011


HOJE NO
" CORREIO DA MANHÃ"


Operação da GNR na Figueira da Foz
Mais de sete toneladas de carapau apreendido

O Destacamento de Controle Costeiro da Figueira da Foz da GNR procedeu esta segunda-feira a "uma das maiores apreensões de sempre" de carapau, mais de 7.800 quilos, numa operação realizada no porto de Aveiro. Uma vez que o pescado reunia condições de consumo, foi distribuído por instituições de solidariedade social de Aveiro, Coimbra, Porto, Viseu e Guarda.

Durante a operação de fiscalização, foram apreendidos 7.807 quilos de carapau com um valor comercial estimado em quase 55 mil euros, "valores que se tornaram dos maiores de sempre e já há muito caídos em desuso", refere, em comunicado, o major Jorge Caseiro, comandante daquele destacamento da GNR.

Adianta que após os militares da GNR terem verificado a presença de carapau que, aparentemente, "não possuía o tamanho mínimo" para ser comercializado, foram fiscalizados vários espaços de comércio de pescado, tendo sido elaborados três autos de contraordenação.

O carapau apreendido apresentava "uma larga percentagem" com tamanhos entre os 9 e os 12 cm, abaixo do tamanho mínimo definido por lei entre os 12 e 15 cm, alega.


* Deixem crescer o carapau, é absolutamente necessário ao desenvolvimento sustentado e as espécies marinhas também não podem ser alvo da voracidade humana. Valha-nos a distribuição solidária.


.

Sem comentários: