15/08/2011


HOJE NO
" CORREIO DA MANHÃ"


Agrava-se crise na construção
A crise da construção está a agravar-se no Algarve. A região regista um decréscimo no licenciamento de novos fogos que é o dobro da média do País, diz a AECOPS – Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços, e, em relação a obras públicas, o cenário ainda é pior.
Os dados mais recentes na análise regional de conjuntura da AECOPS mostram que o número de novos fogos licenciados caiu 62,3% no Algarve, entre Janeiro e Maio deste ano, em comparação com igual período de 2010. A nível nacional, a redução foi de 30,9%.
A avaliação bancária de casas sofreu uma queda de 3,8% por metro quadrado, redução superior em 1% à media do País.

Em relação às obras públicas, o número de concursos públicos adjudicados desceu 63%, entre Janeiro e Julho, enquanto, a nível nacional, houve um aumento de 38,7%. No valor de adjudicações, a queda foi de 41,7%, cifrando-se nos 17,9 milhões de euros. No resto do País, houve uma subida de 71,5%.

A crise está a levar muitas empresas ao desaparecimento. Os dados da AECOPS revelam que, de Janeiro a Agosto, se verificou uma redução de 7,4% no número de empresas com alvará na região (no País, a quebra foi de 1,9%).


* A verdade é que nos últimos 30 anos se construiu irracionalmente no país, casas de baixa qualidade ou em sítios que ninguém compra, auto-estradas paralelas em detrimento da via férrea e nunca os empresários do sector se queixaram do desvario enquanto lhes entrou dinheiro nas algibeiras. Agora não são eles os únicos à rasca, é Portugal.


.

Sem comentários: