... vai sobrar mais mês que ordenado
COMPRE JORNAIS
crise de confiança
15 pessoas por dia fazem testes de paternidade
O Instituto de Medicina Legal realiza, por ano, cerca de 5500 testes de ADN para aferir a paternidade. Cada teste custa 561 euros.
O INML fez, em 2010, 1379 averiguações de paternidade, mais 273 que em 2009 (mais 25%), o que envolveu 5595 exames de ADN a mães, respectivos filhos, aos pais e aos pretensos pais.
Ou seja, por dia, mais de 15 pessoas foram sujeitas a testes de ADN em processos de filiação.
O número de pedidos tem vindo a aumentar: de 2007 a 2009, o INML realizou mais de 13 mil testes, sendo que o número de pedidos de particulares já perfaz 10% do total.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
depende dos árbitros
Contribuintes já podem ir a tribunal arbitral
contra o Fisco
A arbitragem fiscal está disponível desde sexta-feira passada Objectivo é resolver processos mais rapidamente
Desde a passada sexta-feira que os contribuintes que estejam em desacordo com o Fisco já podem recorrer aos tribunais arbitrais fiscais para resolver os seus problemas de forma mais célere. Isto porque aquelas instâncias têm seis meses para resolver os processos.
A medida foi desenhada pelo anterior Executivo, com Sérgio Vasques na pasta dos Assuntos Fiscais, e estava prevista no memorando de entendimento assinado entre a ‘troika' e Governo português. Ontem, no primeiro debate da legislatura, o primeiro-ministro, Passos Coelho, referiu a urgência de adoptar a arbitragem para aliviar os tribunais.
O objectivo dos tribunais arbitrais fiscais é desafogar os tribunais que têm milhares de processos parados. De acordo com as estatísticas do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, havia, no ano passado, 44.010 processos fiscais pendentes, tendo o número de processos iniciados subido 4,3% para 16.744.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
atenção pais
Alergologia Pediátrica
Uma em cada três criançasatingidas
Uma em cada três crianças portuguesas sofre ou já sofreu de doença alérgica, patologia que é mais prevalente na idade pediátrica e que geralmente se torna uma companhia ao longo da vida. O panorama é da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica, estrutura, ontem, formalmente criada, com o objetivo de fazer parcerias com outras entidades.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
alguém que "visualise"
Professor suspeito de abusar de alunas
continua a dar aulas às vítimas
Confessou ao JN "interesse" por aluna. Director era da Protecção de Menores e manteve-o em funções
Um professor, de 54 anos, que lecciona Educação Visual em Seia, é suspeito de abusar sexualmente de três alunas menores. O docente está a ser investigado pela PJ da Guarda mas continua a dar aulas, sem que a escola levante qualquer procedimento disciplinar.
A denúncia chegou à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco( CPCJ) de Seia há cerca de um ano, através da mãe de uma das alunas assediadas. Resumidamente, a instituição ficou a saber que no ano lectivo de 2009/2010, um professor, titular há 32 anos da disciplina deEducação Visual (EVT) no agrupamento Guilherme Correia de Carvalho, usou a Internet, e particularmente os meios de conversação online, para enviar links, vídeos pornográficos e mensagens escritas sobre sexo a menores de 12 e 13 anos devidamente identificadas.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
exemplo a seguir
Paga viagem do seu bolso
Mário Saldanha custeia sua viagem à Hungria e à Finlândia. A Federação portuguesa de basquetebol (FPB) tem menos 400 mil euros.
Confrontada com um corte orçamental de 400 mil euros, durante a última legislatura do Governo de José Sócrates, e sem receber subsídios do Estado desde Março, a Federação Portuguesa de Basquetebol vive preocupante situação de estrangulamento financeiro, que obriga à tomada de uma série de medidas.
Neste contexto de crise, Mário Saldanha foi o primeiro a dar o exemplo, tendo decidido pagar as suas deslocações de avião à Hungria e Finlândia, adversários de Portugal na fase adicional de qualificação para o Eurobasket2011, que se realiza na Lituânia.
"A BOLA"
malbaratar esta riqueza humana
Brasil quer trabalhadores de estaleiros
de Viana do Castelo
O futuro dos trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo pode estar do outro lado do Atlântico, no Brasil.
O embaixador do Brasil em Lisboa, Mário Vilalva, avançou na TVI que o reforço da cooperação com Portugal pode passar por uma intervenção nos estaleiros de Viana do Castelo.
O diplomata coloca mesmo a hipótese de deslocar os trabalhadores para o Brasil.
Recorde-se que foi adiado para Setembro o plano de reestruturação dos estaleiros que prevê o despedimento de 380 trabalhadores.
O primeiro-ministro, Passos Coelho, referiu no Parlamento que "os contribuintes portugueses não podem estar a pagar mais por uma empresa pública".
"CORREIO DA MANHÃ"
iguaizinhos
Passos e Sócrates tiram um salário
à Função Pública em 2011
Cortes salariais e imposto extraordinário levam mais de 7% do salário anual. Pensionistas sofrem o mesmo efeito para o ano.
No espaço de apenas um ano, e pela mão de dois governos diferentes, uma boa parte dos funcionários públicos vai perder o equivalente a um mês de salário. Em 2012 será a vez dos pensionistas sofrerem uma perda da mesma magnitude.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
cortar nos "tachinhos", manter os "tachos"
Governo vai cortar entre mil e 1500 freguesias
O governo pretende cortar entre mil e 1500 freguesias no país na reestruturação da administração local que vai levar a cabo, apurou o i. Porém, o PSD deve evitar mexer no número de municípios, um ponto mais sensível e que ficou em cima da mesa depois da passagem da troika por Portugal. O Memorando de entendimento entre Portugal, Bruxelas e o FMI prevê a redução significativa do número de câmara municipais e juntas de freguesia até Julho de 2012. No seu programa, o PSD é muito mais moderado.
Além disto, o governo prepara-se ainda para reduzir o número de eleitos locais, reorganizar o sector empresarial local e passar algumas competências municipais para um nível supramunicipal, sabe o i. O executivo quer ter os objectivos da reforma autárquica definidos até ao final do ano e para isso já convocou para as próximas semanas as primeiras reuniões com a Associação Nacional de Municípios e com a Associação Nacional de Freguesias.
Contudo, o governo não mostra vontade de avançar com um dos pontos que mais desconforto causam aos autarcas, a redução do número de câmaras. O programa do executivo não vai tão longe como o Memorando de entendimento com a troika, que diz especificamente que "existem actualmente 308 municípios e 4259 freguesias. Até Julho de 2012, o governo desenvolverá um plano de consolidação para reorganizar e reduzir significativamente o número destas entidades". No seu programa, o governo fala apenas na promoção de "um acordo político alargado que viabilize uma reorganização do mapa administrativo visando a optimização e racionalização do número de órgãos autárquicos"
"i"
para um voo cego a nada...
Mercado dos produtos para emagrecer vale mais
de 20 milhões de euros em Portugal
A venda nas farmácias de produtos para emagrecer atingiu os 20,7 milhões de euros entre Maio de 2010 e o mesmo mês de 2011. De acordo com os dados da hmR, empresa da Associação Nacional de Farmácias, o ramo farmacêutico teve uma quebra de 5,8 por cento face ao período homólogo, mas os substitutos de refeições, adelgaçantes ou produtos que prometem reduzir o apetite aumentaram as vendas em mais de dois dígitos.
A maior subida verificou-se nos adelgaçantes: as vendas aumentaram 48,7 por cento, para cerca de 153 mil euros. Contudo, a maior fatia vai para os drenantes. Os portugueses gastaram num ano 2,8 milhões de euros neste tipo de ofertas.
O consumo aumenta à medida que sobe a temperatura. E desce nos meses mais frios do Inverno (ver gráfico). Em Dezembro do ano passado venderam-se apenas 924.847 euros. Em Maio deste ano atingiu-se um pico de 2,6 milhões de euros. Os dados da hmR, recolhidos diariamente num painel de 2200 farmácias, são calculados com base no preço médio de venda ao público e referem-se às vendas ao consumidor.
"A tendência global é de crescimento. No nosso caso, temos registado cada vez mais vendas. As pessoas cada vez mais se preocupam com a saúde e com o aspecto físico. Nos meses mais quentes, a partir da Primavera, temos notado essa tendência de crescimento do mercado", aponta João Carlos Serra, responsável pela divisão de health care nutrition da Nestlé. Referindo-se em concreto a um dos produtos vendidos pela multinacional, que intervém na terapêutica de nutrição, revela que o consumo tem um pico entre Fevereiro e Março. "É proporcional à quantidade de roupa que usamos. Quanto menos roupa as pessoas usam, mais se apercebem que ganharam alguns quilos durante o Inverno e, por questões de saúde, querem perdê-los", acrescenta.
"PÚBLICO"
valente
Marco Fortes supera 20 metros de novo
Marco Fortes ganhou a prova de lançamento do peso do Meeting de Saltos e Lançamentos de Grevenmacher, no Luxemburgo, ao conseguir 20,21 metros.
Este foi o seu quarto concurso acima dos 20 metros, no presente ano.
Marco Fortes detém o recorde nacional, com 20,69, marca alcançada em 2010, e há uma semana, em Lisboa, ficou a 12 centímetros desse registo.
"RECORD"
Sem comentários:
Enviar um comentário