14/07/2011

ALMORRÓIDA BEBEDOLA


Cerveja: Portugueses consomem 
menos 20 milhões de litros

Os portugueses consumiram em 2010 menos 20 milhões de litros de cerveja nacional, do que em 2009, mas em contrapartida os estrangeiros, especialmente angolanos, beberam mais 60 milhões de litros.


As cervejeiras nacionais, que são sete ao todo, mas cujo mercado é dominado pela Centralcer e Unicer, produziram no ano passado 831 milhões de litros de cerveja dos quais 590 milhões foram consumidos em Portugal e 248 milhões de litros exportados especialmente para Angola, Cabo Verde, Guiné e, na Europa, para França, Suíça e Luxemburgo.

Quanto ao consumo interno, António Pires de Lima, presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja (APCV), em representação da Unicer, justifica a redução de 610 milhões de litros em 2009 para 590 milhões no ano passado com a redução dos rendimentos das famílias.

"Houve também uma estagnação do consumo em casa e uma queda do consumo fora de casa. As pessoas até saem de casa mas consomem menos", afirmou Pires de Lima.

O consumo de cerveja fora de casa, em restaurantes ou bares, que em 2009 representava 70 por cento do consumo interno, diminuiu para 69 por cento no ano passado, enquanto o consumo no 'take-home' aumentou de 30 por cento para 31 por cento naquele período.

"É preciso encontrar um registo de parceria para dinamizar a exportação de marcas de cerveja portuguesas", afirmou António Pires de Lima.

Este responsável salientou ainda o peso das exportações na economia portuguesa. "Estamos a exportar mais 30 por cento da nossa produção total de cerveja, que tem mais de 80 por cento de incorporação de matéria nacional", afirmou, destacando a necessidade de as autoridades nacionais "perceberem o forte contributo" do sector para o desenvolvimento económico do país.

IN "CORREIO DA MANHÃ"
14/07/11

Sem comentários: