23/07/2011

 

4 - BACTÉRIAS 

FUNDAMENTAIS PARA A VIDA



A magnified conceptual visualisation of multiple coccus bacteria on a cellular surface

CocosCocos: são células bacterianas, esféricas não-perfeitas, e que não estão associadas entre si. Porém, estes cocos quando se associam, recebem outros nomes de acordo com o tipo de arranjo estrutural que compõem.

 

Diplococos:São cocos bacterianos normalmente esféricos associados em duplas (como na figura abaixo). As espécies patogênicas que mais preocupam os cientistas (e também as mais conhecidas) são: Streptococcus pneumoniae, Neisseria gonorrhoeae, Moraxella catarrhalis e Neisseria meningitidis. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

Streptococcus penumoniae: essa espécie bacteriana apresenta coloração Gram-positiva e causa patogenicidade nos humanos. As principais doenças conhecidas são: pneumonia e meningite, além de bacteremia, otite, sinusite, entre outras. Causam hemólise do tipo alfa, destruindo parcialmente os eritrócitos. Sucumbem facilmente a detergentes fracos, fator que os distingue dos demais grupos bacterianos.
Moraxella catarrhalis: essa espécie também causa danos à saúde humana. Sendo responsável pela pneumonia, otite, sinusite, conjuntivite, bronquite crônica, etc. Mas a falta de estudos acerca desta espécie dificulta seu entendimento e diminui ou banaliza a sua real importância. Ascendentemente, essa espécie tem despertado a curiosidade no meio científico, mobilizando muitos pesquisadores, cientistas, médicos e outros profissionais da saúde, com o intuito de desmistificar ou confirmar informações sobre este organismo, e ainda desbravar a parte ainda desconhecida da história desta espécie.


Neisseria gonorrhoeae: esta espécie é também conhecida como gonococo e tem uma forma boleada levemente arredondada (lembra um rim) como podemos perceber na figura acima. Sua coloração difere das demais sendo Gram-negativa, não causa hemólise de células, não tem flagelos, é aeróbio, mas pode ser anaeróbio facultativo. Uma doença sexualmente transmissível muito conhecida e pela qual é responsável é a Gonorréia. E apesar de não ser a única, é a mais importante.
Neisseria meningitidis: esta espécie causa patogenicidade somente em humanos. Sua coloração é Gram-negativa, seus representantes são aeróbios e são causadores da famosa Meningite 


Meningocócica (meningococemia com meningite). Mas também outros tipos de doenças são causadas por esta espécie, são elas: Meningite sem bacteremia, Meningite com bacteremia (ocorre em cerca de 40% dos casos registrados oficialmente), Meningococemia sem meningite (inflamação das meninges), Pneumonia, Artrite e Uretrite. Este organismo inicia seu processo infeccioso acometendo a nasofaringe (assintomático nesta fase e de transmissão oral), depois cai na circulação quando normalmente ocorre a meningococcemia. Já existe vacinação para se proteger deste tipo de bactéria, é eficaz e profilático.


.

Sem comentários: