... está feito com
o "statuos quo" pulhítico
COMPRE JORNAIS
e mantém lugares vagos
Estado perde mais 12.551
funcionários públicos até Julho
Nos primeiros sete meses do ano, o número
de reformas da CGA aumentou 18,5%
Nos primeiros sete meses do ano estarão reformados 12.551 trabalhadores da administração pública, um aumento de 18,5% face ao mesmo período do ano passado, revelam as listas de aposentados da Caixa Geral de Aposentações (CGA) publicadas mensalmente em Diário da República. Isto significa mais quase dois mil reformados de Janeiro a Julho face ao período homólogo.
Segundo a contagem feita pelo Diário Económico, na lista de Julho, publicada ontem, contabilizam-se 1.665 novos aposentados, um número praticamente igual ao do mesmo mês do ano passado. Já em termos mensais, ou seja, de Junho para Julho, a subida foi superior a 6%.
O aumento do número de aposentados não surpreende o dirigente da Frente Sindical da Administração Pública (Fesap). Para Nobre dos Santos, "era até esperado um aumento mais expressivo, tendo em conta a desmotivação dos trabalhadores".
"DIÁRIO ECONÓMICO"
aumentaram as "peixaradas"
Preço do peixe baixa 13 cêntimos em 2010
O quilo de peixe descarregado em Portugal em 2010 custou, em média, menos 13 cêntimos do que no ano anterior, refletindo um aumento das capturas, segundo as estatísticas da pesca divulgadas pelo INE em maio. O preço médio anual da descarga desceu 7,6 por cento em relação a 2009, baixando de 1,70 para 1,57 cêntimos por quilo. A sardinha e os atuns foram algumas das espécies cujas capturas mais aumentaram e que registaram maior quebra de preços (-8,8 e -35 por cento, respetivamente). Só na Madeira houve um aumento do preço médio do pescado descarregado em 2010 (mais 5,3 por cento), devido à subida do preço do peixe-espada preto. O volume total de pescado descarregado em 2010 cresceu 10,6 por cento face a 2009, tendo sido descarregadas 208 422 toneladas, entre portos nacionais e não nacionais.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
justo
Ordem do Mérito para bombeiro centenário
Henrique Amaro é o bombeiro mais velho do país e vai ser condecorado, no dia 10 de Junho, como oficial da Ordem do Mérito. Aos 100 anos, recorda como era ser bombeiro voluntário noutro tempos, quando dividia as horas entre o serviço na corporação de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém e o emprego como mecânico da CP, em Lisboa. Uma paixão que nasceu aos 23 anos e que nunca mais o largou.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
tirada a ferros
Portugal vence Eslovénia e mantém-se
na corrida para o Europeu
A Selecção Nacional de andebol venceu a congénere da Eslovénia, por 31-29, em jogo do Grupo 3 de qualificação para o Euro-2012, realizado esta quarta-feira em Espinho.
Ao intervalo, a equipa das quinas, orientada por Mats Olssen, já vencia por 14-13, conseguindo segurar a liderança até ao final do jogo. Carlos Carneiro, com oito golos, foi o melhor marcador de Portugal e do encontro.
Com este resultado, Portugal mantém vivo o sonho de chegar à fase final do Europeu, tendo para isso que vencer obrigatoriamente a Polónia, que hoje venceu a Ucrânia, por 32-26.
"A BOLA"
e não bufam...
Funcionários públicos pagam
maior fatia da consolidação, diz FMI
Relatório do Fundo mostra que a Função Pública é o grupo que vai arcar com a maior parte da factura do ataque ao défice. Corte de vencimentos em 2011 e congelamento de salários e progressões nos dois anos seguintes representam cerca de 13% do total das medidas que foram ou vão ser postas no terreno.
É sobre os funcionários públicos que vai incidir com mais violência o ónus da consolidação orçamental. Segundo a avaliação da economia portuguesa publicada ontem pelo "staff" técnico do Fundo Monetário Internacional (FMI), este grupo vai suportar as medidas com mais impacto orçamental nas contas do Estado português.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
estes "tróikaram" as voltas
Estado paga 276 reformas douradas este ano,
mais 64% do que no ano passado
A Caixa Geral de Aposentações (CGA) vai pagar, a partir de Julho, mais 30 reformas acima de 4 mil euros, oito das quais superam os 5 mil euros. Assim, e segundo os cálculos feitos pelo i com base nas listas mensais da CGA, desde Janeiro já foram atribuídas 276 reformas milionárias (173 acima de 4 mil euros e 79 superiores a 5 mil euros).
A atribuição de 276 reformas acima de 4 mil euros este ano representa um crescimento de 64% face ao mesmo período de 2010, altura em que o total de reformas douradas atribuídas se fixou em 168 (131 acima dos 4 mil euros e 28 com mais de 5 mil euros). Os números ontem divulgados pela CGA empurram o total de pensões milionárias em Portugal para quase 6 mil. A maioria das reformas mais elevadas são pagas a magistrados, mas também há chefes de serviço de hospitais e professores universitários.
"i"
ainda raptáveis
Recém-nascidos mais seguros, mas algumas
medidas de segurança ainda são pouco aplicadas
A acção foi desenvolvida pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e visou averiguar o cumprimento dos requisitos de um despacho de 2008 sobre segurança dos recém-nascidos, que foi publicado após o rapto nesse ano de uma criança no Hospital Padre Américo, em Penafiel.
Segundo o relatório desta acção, a que a Lusa teve acesso, “globalmente, os índices de observância de medidas de segurança instituídas em prol da segurança do recém-nascido obedecem a níveis de cumprimento satisfatórios”.
Em análise estiveram 63 instituições: 63,5% do setor público, 28,6% do privado e 7,9% do social.
Um dos parâmetros avaliados foi a videovigilância, tendo a ERS apurado que 55 prestadores (87,3%) afirmaram dispor deste sistema.
O regulador apurou uma taxa de cobertura das áreas consideradas vulneráveis “especialmente baixa” nas zonas exteriores: 25 instituições não incluem os acessos ao estabelecimento e apenas 35 vigiam os parques de estacionamento.
Os resultados também foram “pouco animadores” em relação às características dos dispositivos utilizados.
Dos inquiridos, 52 prestadores (82,5%) afirmam possuir sistemas de videovigilância com monitorização, mas somente 20 instituições monitorizam com recurso a gravação de imagem em alta definição.
A inexistência de gravação de imagem em alta definição “condiciona significativamente a utilidade dos sistemas de videovigilância adoptados, designadamente em caso de necessidade de visualização, para efeitos de reconhecimento de potenciais situação de risco, ou mesmo de reconstituição de situações de quebra de segurança”.
"PÚBLICO"
heróis quase anónimos
Jorge Paula e Sónia Tavares
em bom plano em Salamanca
melhores marcas nacionais do ano
Jorge Paula, com 50,30 segundos nos 400 metros barreiras, e Sónia Tavares, com 11,47 nos 100 metros, venceram as suas provas e obtiveram melhores marcas nacionais do ano na reunião de atletismo de Salamanca.
O atleta do Benfica bateu o seu recorde pessoal por 19 centésimos e é agora o sétimo português de sempre. A velocista do Sporting, que também ganhou os 200 metros, com 24,08, ficou a oito centésimos do seu melhor no hectómetro.
Registou-se ainda uma outra vitória portuguesa neste meeting espanhol, através de Mónica Lopes, que ganhou os 100 metros barreiras com 14,08.
Os atletas portugueses conseguiram ainda quatro segundos lugares, através de Yazaldes Nascimento nos 100 metros (10,49), Arnaldo Abrantes nos 200 metros (21,13), Vera Barbosa nos 400 metros barreiras 6(58,12) e Sandra Teixeira nos 800 metros (2.07,93).
"RECORD"
a intelectual burrice
Professores 'obrigados' a passar alunos com negativa
Escolas valorizam mais atitudes dos estudantes
para cumprir metas do ministério
Os professores do básico queixam-se de que não podem dar negativas aos alunos que chumbam nos testes. Tudo porque os critérios de avaliação definidos pelas escolas, com o objectivo de diminuir as retenções como impõem as metas do Ministério da Educação (ME), dão quase o mesmo peso aos testes e ao comportamento dos estudantes. E acusam a a tutela de estar "a trabalhar para as estatísticas".
"Se um aluno for pontual, respeitar os colegas e tiver bom comportamento nas aulas consegue tirar um 3 no final do período mesmo tendo 34% nos testes, porque a média dá positiva", aponta a professora de História do 3.º ciclo em Amarante, Anabela Magalhães.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Sem comentários:
Enviar um comentário