...cuidado com os arruadeiros
COMPRE JORNAIS
colapso no betão
Vendas de materiais de construção
caem quase 50 por cento
homólogos no primeiro trimestre
As vendas no sector dos materiais de construção
registaram uma queda de quase 50 por cento
no primeiro trimestre de 2011, relativamente
ao mesmo período de 2010, segundo a Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC).
De acordo com os dados fornecidos à agência Lusa pela APCMC, neste sector o volume de vendas em 2011 caiu 48,8 por cento relativamente ao primeiro trimestre de 2010.
O texto refere igualmente que 68,3 por cento do total das empresas indicam ter diminuído o seu volume de vendas face ao período homólogo do ano anterior, percentagem que se eleva para 72,2 por cento no caso do subsector retalhista.
Face ao trimestre anterior, ainda de acordo com a APCMC, as vendas no sector caíram 4,5 por cento, passando de um saldo negativo de 34,7 por cento para 39,2 por cento.
Os dados mostram que os “preços de venda” voltaram a subir pelo segundo trimestre consecutivo, desta vez 9,1 por cento, contra os 3,6 por cento do trimestre anterior.
A Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção tem actualmente 341 associados.
"LUSA/PÚBLICO"
top mais em alguma coisa
Jesus foi o mais multado
entre técnicos e dirigentes
Jorge Jesus fechou a época 2010/2011 como o mais penalizado, entre treinadores e dirigentes, com multas impostas pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga de Clubes.
O treinador, de 56 anos, pagou 7500 euros, valor da multa aplicada pelo organismo, após o incidente registado com Luís Alberto, jogador do Nacional, no final do encontro entre lisboetas e madeirenses, da 17.ª jornada da Liga.
Jorge Jesus acaba mesmo por pagar mais em multas, do que 11 dos 32 clubes das duas Ligas profissionais, entre os quais o Beira-Mar, que milita na Liga principal.
No segundo lugar do "ranking" surge o diretor desportivo dos encarnados, Rui Costa, que somou 1 750 euros, divididos pelas duas coimas, aplicadas após os jogos Marítimo-Benfica e Benfica-Beira-Mar.
O último lugar do pódio foi ocupado pelo treinador do campeão nacional, André Villas-Boas, que acumulou um total de 1590 euros, em consequência dos empates que os dragões concederam até à 14.ª ronda.
"RECORD"
tirarem a tanga está p'ra breve
Federação descontente com apenas
sete praias de nudistas
A prática do nudismo necessita de uma "maior abertura" porque pode ser uma fonte de receita turística para Portugal, defende o presidente da Federação Naturista, lembrando que há apenas "sete praias ditas legais", todas a sul do Tejo.
O turismo naturista é o "nicho que mais tem crescido em todo o mundo", com cerca de 100 milhões de praticantes, e Portugal "está completamente fechado" a este mercado, criticou o presidente Federação Portuguesa de Naturismo, Rui Martins.
As praias "ditas legais para a prática do naturismo nunca são suficientes", sendo que neste momento, "existem apenas sete praias oficiais", a última das quais - praia da ilha Deserta - foi aprovada em Fevereiro pela Câmara de Faro.
As praias para esta prática na zona de Lisboa são as do Meco e a da Bela Vista, na costa alentejana a das Adegas, Alteirinhos e Salto, e no Algarve a do Barril e Ilha Deserta, além de outras 19 reconhecidas como praias mistas, referenciadas em roteiros internacionais, mas "todas são aberta a toda a gente", referenciou.
Em relação à lei, Rui Martins, defende que "não seria preciso legislação", porque é uma "filosofia de vida", traduzida na "prática da nudez coletiva, no propósito de favorecer o respeito pelo meio ambiente", ou como Rui Martins lhe chama "nudo-naturismo".
"LUSA/DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
isco para o peixe graúdo
Galp oferece combustível
nos próximos dois meses
A Galp Energia vai sortear um prémio de 500 euros em combustível por hora, todos os dias durante dois meses, entre os clientes que procedam a compras superiores a 30 euros.
"Estas ofertas serão o centro de uma nova campanha que irá decorrer entre os dias 1 de Junho e 31 de Julho, para benefício directo de perto de mil clientes, tanto em Portugal Continental como nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira", avança a petrolífera em comunicado.
A mecânica do sorteio é semelhante à de promoções anteriores em que, por cada 30 euros de combustível ou serviços adquiridos nos postos da Galp Energia, o cliente recebe na caixa um código de participação que poderá inserir gratuitamente no site da empresa, em www.galpenergia.com ou enviar através de SMS. "Em poucos minutos receberá uma mensagem de volta e ficará a saber se é ou não um dos mil premiados", lê-se no mesmo comunicado.
Embora sejam entregues cupões a qualquer hora do dia ou da noite, o horário do jogo apenas abrange o período entre as 8h00 e as 24h00, pelo que apenas serão consideradas as mensagens recebidas dentro deste horário.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
mão-de-obra ou escravatura???
Falta mão-de-obra
na indústria do calçado e têxtil
O secretário de Estado do Emprego afirmou que as previsões do Eurostat apontam para a estabilização da taxa de desemprego em Portugal, mas ressalvou que há setores a crescer e com falta de mão-de-obra.
Valter Lemos admitiu que as taxas 'se mantêm elevadas', mas acrescentou que 'há setores em Portugal onde a situação do emprego está a melhorar de forma muito significativa', nomeadamente as indústrias do calçado, têxtil, automóvel e metalomecânica e a agricultura.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
ardendo em várias frentes
Mais de 600 fogos registados em 15 dias
Nos primeiros 15 dias da Fase Bravo de combate a incêndios florestais foram registadas 604 ocorrências, que mobilizaram 4700 operacionais.
De acordo com dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), desde o início da Frase Bravo, a 15 de Maio, foram feitas sete missões de meios aéreos.
Durante todo o mês de Maio aconteceram 845 incêndios florestais, que foram combatidos por 6287 operacionais.
A Fase Bravo prolonga-se até 30 de Junho.
Este ano e nesta Fase estão envolvidos 6438 homens, 1476 veículos e 24 meios aéreos, o que representa uma diminuição relativamente a 2010.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
será inimputável???
Blatter reeleito entre protestos
O suíço Joseph Blatter, candidato único à presidência da FIFA, foi reeleito presidente do organismo que rege o futebol mundial, num ambiente crescente de contestação entre várias federações internacionais.
Com Mohammed Bin Hammam fora da corrida – o presidente da confederação asiática retirou-se após ter sido suspenso pela FIFA na sequência de um inquérito por suspeita de fraude no processo eleitoral – Blatter tinha continuidade assegurada na presidência da FIFA.
Além da contestação da confederação asiática, Blatter está ainda a ser contestado pelas federações de Austrália, Inglaterra e Escócia, que perderam as organizações dos Mundiais de 2018, para a Rússia, e 2022, para o Catar.
O organismo inglês chegou mesmo a pedir o adiamento das eleições de modo a que se encontrasse um candidato mais consensual, proposta recusa através de votação.
Entretanto, a federação alemã também sugeriu que se fizesse uma revisão do processo de atribuição do Mundial de 2022 ao Catar, devido às suspeitas de corrupção.
"A BOLA"
exemplares a cumprir....
Contas entregues à última hora
Os principais partidos políticos com assento na Assembleia da República entregaram as contas anuais de 2010, no Tribunal Constitucional, no limite do prazo fixado pela lei.
E o PS, que tem a sede nacional mais próxima do Tribunal Constitucional, conseguiu mesmo o feito de entregar ontem os documentos em cima da hora do fecho da secretaria-geral daquela instituição: às 16h00. A lei nº 19/2003, de 20 de Junho, determina, no artigo 26º, que os partidos políticos devem apresentar até 31 de Maio as contas anuais relativas ao ano anterior.
Só que, apesar de contarem com cinco meses para elaborar e entregar a respectiva contabilidade, alguns dos principais partidos acabaram por fazer chegar os documentos ao Tribunal Constitucional no último dia do prazo.
Dos cinco partidos com representação na Assembleia da República, o PCP entregou a contabilidade relativa a 2010 na segunda-feira, mas PS, PSD e CDS entregaram-na apenas ontem. O BE entregou as suas contas do ano passado na Entidade das Contas e Financiamentos Políticos.
"CORREIO DA MANHÃ"
ainda que pouco produtivos
O maior projecto hídrico da Europa
Portugal é um dos países da União Europeia que mais energia compra ao exterior, embora tenha um elevado potencial de produção própria, sobretudo no domínio das energias limpas e renováveis.
No que diz respeito à energia hídrica, o País apenas aproveita 46% do seu potencial, um dos mais baixos índices da Europa. Foi neste contexto, associado à pressão da União Europeia para aumentar a produção de energia a partir de fontes renováveis, dos actuais 6,5% para 20% até 2020, que o governo aprovou, em 2007, o Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico.
O PNBEPH prevê a construção, até ao final da próxima década, de sete novas barragens - quatro adjudicadas aos grupos espanhóis Iberdrola e Endesa, e três à EDP - o que deverá elevar o aproveitamento hidrológico para 70% das capacidades do País e aumentar a capacidade hídrica em 57% no mercado ibérico. Concluído o Plano, a capacidade hidroeléctrica do país deverá rondar os 9.000 MW, o suficiente para abastecer 2,2 milhões de pessoas com electricidade produzida a partir de energias renováveis.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
ouro portugês
Portugal tem 286 praias com qualidade de ouro
A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza - identificou este ano 286 praias com qualidade de ouro em Portugal, mais 17 que em 2010, a maioria no concelho de Albufeira, no Algarve.
“Albufeira é o concelho com maior número de praias com qualidade da água de ouro (com 18 zonas balneares), seguido de Almada e Vila Nova de Gaia (15), Torres Vedras e Vila do Bispo(10)”, lê-se num comunicado divulgado por ocasião da abertura da época balnear, que se assinala a 01 de junho.
O concelho com maior número de praias interiores com qualidade de ouro é Proença-a-Nova, com duas praias.
A associação revela ainda que fez uma avaliação das zonas balneares com base nos dados dos últimos cinco anos.
“O objetivo da Quercus é realçar as garantias de praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente boa qualidade, e que portanto, em nosso entender, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à boa qualidade da água”, lê-se na nota.
"i"
Sem comentários:
Enviar um comentário