06/06/2011

ALMORRÍDA ESCHERICHIA COLI


E.coli: Testes a rebentos vegetais negativos

Os primeiros testes conduzidos a rebentos vegetais de uma quinta orgânica no norte da Alemanha, que se suspeitava estarem na origem de um surto da bactéria E.coli, tiveram resultados negativos, anunciaram esta segunda-feira autoridades regionais alemãs.

"Por enquanto, a origem ainda não pôde ser determinada", declarou o ministério da Agricultura do estado da Baixa Saxónia (noroeste da Alemanha).

No domingo, as autoridades de saúde alemãs tinham apontado rebentos da planta de soja e de outros legumes cultivados perto de Bienebuttel como a causa provável do surto de uma estirpe da bactéria E.coli, que já provocou até agora 22 mortes, das quais 21 na Alemanha e uma na Suécia.

O comunicado do ministério acrescentava que serão feitas mais análises, mas advertia que não se pode esperar por "um desfecho rápido na investigação da origem", e que "a curto prazo" não será encontrada uma "explicação para a contaminação".

Só na Alemanha, 2231 pessoas já foram infetadas pela bactéria desde 2 de Maio.

Entretanto, as autoridades sanitárias polacas confirmaram o primeiro caso de infecção por esta estirpe de E.coli, uma mulher de 29 anos que tinha estado recentemente na Alemanha.

IN "CORREIO DA MANHÃ"
06/06/11

Sem comentários: