30/05/2011

TENHA UM BOM DIA............


...PS, PSD e CDS 
            não explicam 
                   as imposições 
                          da "troika"!!!


COMPRE JORNAIS


o garante da contrafacção
Estado emitiu mais de 
3 mil cartas de condução falsas
Pelo menos 3700 formulários foram produzidos com irregularidades em delegações regionais do Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT), permitindo a emissão de cartas de condução falsas.
Os casos foram denunciados há três anos ao IMTT - entidade que herdou a competência de emitir cartas de condução da extinta Direcção-Geral de Viação (DGV).
Ao que o DN apurou, a única medida tomada pelo IMTT na sequência das denúncias foi rescindir litigiosamente o contrato que tinha com a empresa responsável pelo processamento das cartas, pela sua digitalização e pela segurança. O processo está em tribunal.
As recentes detenções pela Polícia Judiciária (PJ) de quatro funcionários da delegação regional de Lisboa do IMTT são apenas a ponta do icebergue. O DN teve acesso a uma extensa e exaustiva documentação que mostra que todas as delegações regionais aprovaram formulários com irregularidades para produzir cartas falsificadas.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Portugal a seguir
Risco de falência da Grécia 
ameaça nova crise do euro
Em Bruxelas já estarão a ser estudados quais 
os impactos na zona euro de uma renegociação 
parcial da dívida grega.
A zona euro arrisca-se a viver esta semana uma nova vaga de contágio do risco de incumprimento dos países ditos periféricos, face aos indícios cada vez mais fortes de que a Grécia não está a cumprir o seu programa do resgate e não será capaz de honrar por completo a sua dívida. Enquanto que em Bruxelas é estudado o impacto na zona euro de uma renegociação parcial da dívida grega, a ‘troika', que continua em Atenas, vai nos próximos dias dar o seu veredicto sobre os esforços orçamentais dos gregos. Se o parecer for negativo, o relatório vai bloquear a próxima ajuda de 12 mil milhões de euros e, segundo o governo grego, atirará o país para a falência técnica.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

há no mínimo 10 000 casas 
            que nunca se vendem
Setor imobiliário sofre muito com crise
O presidente da CB Richard Ellis (CBRE), Pedro Seabra, assumiu, ontem, que o setor imobiliário em Portugal atravessa uma má fase, devido à grave crise, mas realçou que está confiante na recuperação da atividade. 'O setor sofre muito com esta crise. Falta confiança, vontade de investir e a saúde do setor financeiro não é a melhor, o que tem muita influência', afirmou o responsável, à margem da décima edição do torneio de ténis da consultora imobiliária. Seabra reforçou que o imobiliário atravessa uma 'fase má', e que 'só os mais fortes sobreviverão', mas disse acreditar que 'melhores dias virão',
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

pode ser uma luta inglória
90% dos comboios parados 
ao início da manhã devido a greve
A circulação de comboios está a ser muito afectada esta segunda-feira de manhã devido à greve de 24 horas dos revisores e operadores de bilheteira com 90% de supressões registadas, adiantou a porta-voz da CP.
"A situação está muito complicada. Até às 6 horas tínhamos 90% de supressões e tal como tínhamos previsto esta situação vai manter-se durante o dia", adiantou à Lusa a porta-voz da CP-Comboios de Portugal, Ana Portela.
De acordo com Ana Portela, prevê-se, esta segunda-feira, a supressão de quase todos os comboios, sendo que até às 6 horas não houve nenhum a circular no Porto e em Lisboa realizaram-se quatro.
"Realizaram-se apenas dois comboios na Linha do Sul e outros tantos na Linha de Cascais. No que diz respeito aos regionais realizou-se apenas um", contou.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

com naturalidade...
Globos de Ouro: 
Naide Gomes, CR7 e Mourinho premiados
Já foram entregues na gala dos Globos de Ouro os prémio relacionados com desporto, com Naide Gomes, Cristiano Ronaldo e José Mourinho a serem premiados.
A melhor atleta feminina do ano foi Naide Gomes, do Sporting, e no sector masculino foi Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.
O prémio para o melhor treinador foi para José Mourinho, do Real Madrid.
"A BOLA"

afinal não é só o FCP
Escutas tramam dirigentes da Luz
São diversas escutas telefónicas 
feitas ao longo de meses
A maioria são conversas que envolvem homens fortes do futebol português e dirigentes do Benfica. Foram obtidas noutro processo, que está em investigação no Ministério Público, e chegaram à Polícia Judiciária em forma de certidão. Deram origem à investigação que desde o final do ano passado atinge os encarnados e dizem respeito a diversas transacções de jogadores.
Há suspeitas de comissões nas transferências e também indícios de que a valorização dos atletas foi feita de forma pouco ortodoxa. As suas inclusões no fundo criado para gerir os principais activos do clube também estão em investigação, já que a valorização dos mesmos pode esconder o crime de burla.
Uma das intercepções em causa é precisamente a que o CM já noticiou e que envolve o empresário Jorge Mendes e a sua colaboradora Bárbara Vara. O CM sabe que Mendes terá falado na compra de Roberto pelo Benfica e terá admitido que iria ajudar o clube no negócio. No entanto, a sua interferência não terá sido directa, o que fará com que não deva ser constituído arguido. Para já também ainda não há suspeitos formais no processo, já que a investigação não entrou nessa fase. A PJ suspeita de que, no caso de Roberto, o atleta não custava os 8,5 milhões que foram anunciados como sendo o custo do seu passe, mas um valor muito inferior. Ao valor real terá acrescido uma série de comissões e até o prémio ‘acordado’ com o treinador Jorge Jesus pela vitória do campeonato na época anterior.
"CORREIO DA MANHÃ"

ou mais casas devolutas
Reavaliação das casas pressiona 
subida de rendas antigas
Proprietários vão pagar mais impostos e deverão fazer reflectir isso nas rendas. Inquilinos temem liberalização desregrada e reclamam apoios.
Com todos os imóveis reavaliados no espaço de pouco mais de um ano, para efeitos de IMI, os proprietários de casas com rendas anteriores a 1990 vão passar a pagar mais imposto. A partir daí cai por terra aquele que era o principal factor de bloqueio para a utilização, por parte dos senhorios, do mecanismo de actualização de rendas: o receio de pagarem mais impostos. Se têm a parte má, os proprietários vão querer também a parte boa. Porém, os proprietários exigem uma actualização de rendas mais célere e "livre" do que a que está prevista na actual lei e o memorando de entendimento da troika vai nesse sentido.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

legal ou ilegal é veneno
Preço do maço de tabaco vai fazer aumentar 
a contrafacção e os riscos de saúde pública
O contínuo aumento do preço do tabaco vai fazer crescer o mercado ilegal, o contrabando e a contrafação, o que pode suscitar problemas de saúde pública, alertam empresários do setor.
A crise económica e o aumento do preço do tabaco estão a mudar o paradigma do negócio do tabaco em Portugal.
A primeira reação dos consumidores foi procurar tabaco mais barato, o que resultou no aumento exponencial da venda de tabaco de enrolar.
Só que, diz o presidente da Associação de Grossistas do Sul, João José Louro Passos, chegará o momento em que o custo de um maço será tão elevado que aumentará exponencialmente o negócio ilegal.
Helena Baptista, da Associação Portuguesa dos Armazenistas de Tabaco (APAT), diz mesmo que o negócio ilegal já aí está. "Tem duas consequências: a fiscal - o Estado deixa de amealhar em impostos - e a saúde pública, já que, no tabaco contrafeito, ninguém sabe o que está lá dentro".
Nas vésperas do Dia Mundial do Não Fumador, que se assinala na terça-feira, os empresários do setor afirmam que o negócio do tabaco, legal, em que os consumidores conhecem os malefícios do que comsomem, vai dar lugar a um negócio clandestino, "como a droga", em que as pessoas vão comprar às escondidas e nem sabem que substâncias fumam.
"i"

ou saír do euro
Ministro avisa que a Irlanda pode 
precisar de nova ajuda externa
Mais problemas para o clube do euro. A uma Grécia que ainda não sabe se vai receber a nova tranche de ajuda do Fundo Monetário Internacional - o que poderá representar a entrada em incumprimento - junta-se uma Irlanda que pode vir a precisar de mais dinheiro dos parceiros da eurolândia.
Ontem, sem cerimónias, um ministro do Governo de Dublin afirmou publicamente o que se temia nos corredores do poder da Europa. Que o país pode ter que pedir novos empréstimos à União Europeia e ao FMI porque as condições de regresso aos mercados de dívida continuam a ser desencorajadoras.
"Eu penso que só muito dificilmente nós conseguiremos regressar ao mercado no próximo ano [como está previsto nos acordos com os credores]. Demorará mais tempo. 2013 é uma hipótese, mas quem sabe...", afirmou o ministro dos Transportes, Leo Varadkar. "Uma extensão do actual programa de apoio ou novos empréstimos - é o que está na cabeça das pessoas", defendeu Varadkar numa entrevista ao jornal britânico Sunday Times.
"PÚBLICO"

afi(n)fa-lhe
Blatter terá feito donativo 
de 1 milhão à CONCACAF
Horas após ser suspenso pelo Comité de Ética da FIFA, Jack Warner (na foto), presidente da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF), denunciou que Joseph Blatter deu um donativo de um milhão de dólares ao organismo americano.
Warner, que também é vice-presidente da FIFA, referiu em comunicado estar "surpreendido" e "chocado" com a sua suspensão, que considerou um "abuso", e lançou uma acusação ao presidente da federação internacional.
"Nas alegações, indiquei ao Comité de tica que em Miami, no congresso da CONCACAF, a 3 de maio, Blatter deu um donativo de um milhão de dólares à CONCACAF", escreveu Warner.
O dirigente suspenso disse que Michel Platini, presidente da UEFA, estava presente, assim como o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, que lhe disse que Blatter "não tinha permissão do comité de finanças para este donativo".
No entanto, Warner esclareceu que Valcke lhe disse que o dinheiro acabaria por aparecer.
A FIFA confirmou hoje a alegação de que Mohammed Bin Hammam, presidente da confederação asiática, também suspenso, e Warner ofereceram 36.000 euros de presentes às federações nacionais em troca de votos para a eleição do presidente do organismo que superintende o futebol mundial, a 1 de junho.
Bin Hammam, que se retirou da corrida à presidência da FIFA na noite de sábado, tem sido acusado pela imprensa britânica de ter comprado votos para que o Qatar organizasse o Campeonato do Mundo em 2022.
Hammam também denunciou no seu blog na Internet "a influência" de Jérôme Valcke.
"Tenho a impressão de que o Comité de Ética é absolutamente independente, mas na conferência de imprensa [que se seguiu à reunião] vimos que o secretário-geral Valcke tem mesmo influência sobre o Comité de tica", escreveu.
Blatter, presidente em exercício, que compareceu nas audições de domingo do Comité de Ética, é agora o único candidato à presidência da FIFA.
No blog escreve-se que "durante a conferência de imprensa, Jérôme Valcke comentou as decisões do Comité de Ética e apresentou uma nova prova contra Bin Hammam que não fazia parte do processo", concluindo-se que Valcke "não hesitou em pedir a culpabilidade" de Hammam.
"É o contrário das regras da justiça numa comissão independente", sublinha-se.
"RECORD"

Sem comentários: