... tenha cuidado
com os palavrosos
que dizem baboseiras
COMPRE JORNAIS
os partidos baralham e marcam o trunfo
Inquilinos pressionam partidos a explicar
mudanças na Lei das rendas
Em véspera de eleições, tardam as explicações e as dúvidas avolumam-se. Arrendatários temem perda de direitos e exigem aplicação do NRAU.
De que forma vão ser liberalizadas as rendas anteriores a 1990? E o que acontecerá aos inquilinos a partir do momento em que, fazendo obras de fundo, os proprietários passem a poder pôr termo ao contrato com um aviso prévio de apenas seis meses? Passando a ser limitadas as possibilidades de transmissões de contratos, o que acontece à mulher se o marido morre, ou vice-versa? As dúvidas são muitas e os inquilinos continuam a ver sem resposta a maior parte das suas questões.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
seja solidário
Banco Alimentar rende-se às novas tecnologias
e doações podem ser feitas pela Internet
O Banco Alimentar contra a Fome (BA) rendeu-se às novas tecnologias e na tentativa de solidarizar quem navega no mundo virtual para aqueles que têm fome no mundo real traz a possibilidade de doar alimentos através da internet.
A novidade surge com a nova campanha de angariação de alimentos do Banco Alimentar, que decorre este fim-de-semana, e, tal como explicou a responsável pela instituição, Isabel Jonet, depois de 20 anos com campanhas presenciais e depois de em 2005 ter surgido a “Ajuda Vale”, chegou o tempo de usar as ferramentas informáticas.
“Agora achámos que era chegado o momento de ter uma campanha em que a doação é feita on-line através de um vale de alimentos que representa sempre um produto, porque a lógica é sempre de que as pessoas doem produtos e não dinheiro”, explicou Jonet.
A doação de bens poderá ser feita através do site http://www.alimentestaideia.net, onde, adiantou Isabel Jonet, estarão disponíveis seis produtos de entre os quais as pessoas poderão fazer a sua escolha.
Os produtos em causa (leite, açúcar, atum, salsichas, azeite e óleo) estarão disponíveis a um preço mais baixo do que o praticado nas superfícies comerciais, fruto de negociação do BA.
"i"
comecemos pelos abortos dos políticos
Passos Coelho quer rever lei do aborto
e admite novo referendo
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, quer rever a lei do aborto e admite um novo referendo sobre a matéria. Em declarações ontem à Rádio Renascença, Passos Coelho lembra que sempre defendeu a legalização do aborto mas frisa que é preciso, passados quatro anos, ver o o que correu bem e o que correu mal.
“Eu acho que precisamos fazer, tal como, de resto, estava previsto, uma avaliação dessa situação. Eu estive, há muitos anos, do lado daqueles que achavam que era preciso legalizar o aborto – não era liberalizar o aborto, era legalizar a interrupção voluntária da gravidez. Porque há condições excepcionais que devem ser tidas em conta e não devemos empurrar as pessoas que são vítimas dessas circunstâncias para o aborto clandestino. Mas não fui favorável a esta última alteração, na medida em que me pareceu que o Estado tinha obrigações que não cumpriu”.
"PÚBLICO"
pior para o País
Nelson Évora adia regresso às competições
O triplo saltador português Nelson Évora, que tinha previsto abrir a época esta quinta-feira no Meeting de Atletismo de Roma (Itália), não irá estar presente, por ter tido, há dias, uma pequena dor num adutor.
O atleta do Benfica, campeão olímpico em Pequim'2008, adia assim o seu regresso à competição, três meses depois de uma outra lesão, no calcanhar, num meeting de pista coberta em Estocolmo (Suécia), o ter obrigado a prescindir da presença nos Campeonatos da Europa, realizados em Paris no início de março.
O problema agora sentido por Nelson não o impede, no entanto, de já ter recomeçado os treinos e continua a perspetivar a participação nos Campeonatos do Mundo de Daegu, Coreia do Sul, em agosto/setembro, ele que foi vice-campeão há dois anos.
"RECORD"
resta a ignorância
Escolas obrigadas a cortar até 30% nos orçamentos
Visitas de estudo e compra de material pedagógico serão as principais 'vítimas' da redução na verba para funcionamento.
As escolas vão ter até menos 30% de verbas para funcionar no próximo ano lectivo. Como não podem poupar muito mais nos gastos com água e luz, os directores assumem que vão cortar na compra de livros e materiais pedagógicos, assim como nas actividades e visitas de estudo.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
os números em vez da qualidade
Todos os médicos serão avaliados
pelo número de consultas e cirurgias
SIADAP dos médicos arranca em 2012. Actos médicos vão contar entre 30% a 42,5% da nota final.
Os médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão começar a ser avaliados já a partir de 2012. São cerca de 23 mil médicos que vão passar a estar sujeitos a avaliação de desempenho, tal como já acontece, por exemplo, com os professores. E para a nota final do ano vai contar o número de consultas e cirurgias realizadas.
Até agora, os médicos do SNS não tinham um regime comum de avaliação do desempenho. Ou seja, cada instituição de saúde aplicava as suas regras. Uma lacuna que a portaria ontem publicada em Diário da República veio preencher, aplicando as regras do sistema de avaliação de desempenho da administração pública (SIADAP) também aos médicos, quer trabalhem no sector público administrativo ou em hospitais-empresa (EPE).
Assim, e à semelhança dos restantes funcionários públicos, são fixados objectivos individuais anuais que os médicos terão de cumprir para progredir na carreira, ainda que, as melhores notas estejam limitadas por quotas.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
a vírgula é para enganar
OCDE prevê recessão de 2,1 por cento
A economia portuguesa deve contrair 2,1 por cento este ano e 1,5 por cento no próximo, estima a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
A organização, que divulgou ontem as mais recentes previsões macroeconómicas para os países membros, apresenta previsões menos pessimistas que as recentemente divulgadas pela Comissão Europeia, que apontavam para uma queda do PIB na ordem dos 2,2 por cento em 2011 e 1,8 por cento em 2012.
Também nas expetativas para o crescimento da taxa de desemprego a OCDE apresenta uma visão menos pessimista, apontando para uma taxa na ordem dos 11,7 por cento este ano e 12,7 por cento no próximo, quando a Comissão Europeia espera que a taxa atinja uns históricos 13 por cento já este ano.
A OCDE assume ainda que os objetivos do défice estipulados pela «troika» no acordo entre Portugal e Bruxelas e o FMI serão atingidos (défice orçamental de 5,9 por cento este ano e 4,5 por cento no próximo). A instituição espera ainda que a inflação acelere para 3,3 por cento ainda este ano, estabilizando no próximo nos 1,3 por cento.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
mas gastou mais de 60 000 euros
em relógios
PSP não tem dinheiro nem para papel higiénico
Carros parados por falta de dinheiro.
PSP promete resolver dificuldades
A PSP está a viver com uma lógica de "desenrasque" que já começou a afectar o trabalho da Polícia. A denúncia é da principal associação sindical, que diz haver falta de viaturas e também de papel higiénico e tinteiros nas fotocopiadoras das esquadras.
Em todo o país, estão largas dezenas de viaturas das diversas unidades da Polícia imobilizadas por não haver verbas para reparações ou substituições de pneus. Mas a falta de dinheiro já chegou a coisas mais básicas, como o papel higiénico, e os agentes já são obrigados a levá-lo de casa. A falta de tinteiros que estará a atrasar o andamento dos processos também faz parte das queixas da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), que garante que a falta de verbas já começou a afectar o bom funcionamento do policiamento.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
no "estatuto" o estado cobra impostos
Tabaco: Jovens fumam pelo estatuto social
Um trabalho de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) revelou que os adolescentes fumam com o intuito de melhorarem o seu estatuto social junto dos colegas.
Um estudo prévio, em que 2036 adolescentes de 13 anos foram avaliados quantitativamente no âmbito do Projecto EPITeen, da FMUP, mostrou que 19,9 por cento dos adolescentes já tinha experimentado fumar, 1,8 por cento fumava ocasionalmente e 1,3 por cento fumava pelo menos um cigarro por dia.
Estes resultados foram complementados com um estudo qualitativo, em que 30 desses adolescentes (15 rapazes e 15 raparigas) foram entrevistados com o objectivo de avaliar as representações sociais subjacentes ao comportamento de fumar.
A pressão do grupo foi apontada como uma das principais causas para começarem a fumar e os jovens relacionam o acto com um desejo de emancipação, sendo que alguns adolescentes referem também a vontade de experimentar.
"CORREIO DA MANHÃ"
pede-se seriedade
Vítor Pereira faz balanço final da época
na segunda-feira
O presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, Vítor Pereira, vai efectuar na próxima segunda-feira, o balanço final às arbitragens da época.
A conferência de Imprensa está marcada para as 12.30 horas na sede da Liga de Clubes, no Porto, no dia seguinte ao fecho dos campeonatos profissionais, com a disputa da última jornada da Liga de Honra.
"A BOLA"
Sem comentários:
Enviar um comentário