...o compadrio político
anda aos berros
anda aos berros
COMPRE JORNAIS
gabarito
Cascais recebe vela de alto nível,
português recebe bandeira azul
português recebe bandeira azul
Circuito Audi MedCup vai colorir Cascais de quarta-feira a domingo. Duas equipas portuguesas competem na nova classe soto 40. Afonso Domingos será o primeiro velejador nacional a ostentar a prestigiante bandeira azul.
Aí está o troféu de vela mais aguardado em Cascais, cidade que, desta quarta-feira a domingo, recebe a primeira etapa do Circuito Audi MedCup, regata de elevado prestígio que goza já de seis anos de história.
Depois do litoral português, a prova ruma a Marselha, Cagliari, Cartagena e Barcelona, dando-se assim início em Portugal a uma competição que junta velejadores de alto nível e vasto currículo.
Oito equipas estarão a velejar na classe TP52 e cinco competirão com os novos soto 40, classe que se estreia na Europa e na qual também duas equipas portuguesas tentarão o seu melhor.
Trata-se, pois, da reunião dalguns dos melhores velejadores nacionais que, a competir em casa, poderão fazer das águas atlânticas e dos ventos portugueses os seus maiores aliados frente a atletas oriundos da Alemanha, América, Itália, Rússia, Inglaterra, Espanha, Argentina e Suécia.
"A BOLA"
a PSP não é quatro polícias
PSP pede droga para concerto
Vigiados há meses, os quatro polícias, detidos na sexta-feira de madrugada numa operação da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Lisboa, foram apanhados a combinar esquemas de corrupção através de várias escutas telefónicas.
Por exemplo, numa delas ouve-se um polícia a pedir a um dos dois agentes várias quantidades de droga para levar para um concerto. O chefe Teixeira, o subcomissário Canilho e os agentes Magui e Costinha foram detidos por suspeita de corrupção, tráfico de droga e extorsão.
Nas buscas domiciliárias, foram encontrados vários contratos de segurança a particulares.
Os arguidos foram ouvidos pelo juiz Carlos Alexandre durante todo o fim-de-semana. Ontem à noite, por volta das 00h00, chegou o veredicto: dois agentes vão aguardar julgamento em prisão preventiva. Os restantes arguidos (subcomissário Canilho, da divisão de Cascais, e chefe Teixeira, comandante da esquadra do Estoril e um funcionário) foram mandados em liberdade, com termo de identidade e residência.
Estão proibidos de entrar em esquadras, de ter contactos entre si e com testemunhas e ainda proibidos de exercer a profissão.
"CORREIO DA MANHÃ"
negócios dificultosos
Custo de financiamento dos clubes aumentou 50%
Clubes emitiram obrigações com juros em redor dos 5% entre 2003 e 2006. Agora o Futebol Clube do Porto vai pagar 8%.
Os clubes não escapam ao agravamento do custo do crédito. A SAD do Futebol Clube do Porto (FCP) está a comercializar uma emissão de obrigações em que paga um juro de 8% ao ano. É mais 50% do que os principais emblemas do futebol português desembolsaram, em média, por este tipo de emissões entre 2003 e 2006.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
reclamem menos, informem-se mais
Tarifa social. Meio milhão de famílias estão
a pagar mais pela electricidade do que podiam
a pagar mais pela electricidade do que podiam
Menos de 15% dos consumidores com direito a preços mais baixos aderiram à tarifa social. Governo quer facilitar acesso
Mais de meio milhão de famílias poderiam estar a pagar menos pela factura de electricidade desde o início do ano.
A tarifa social, em vigor desde Janeiro, visa proteger os consumidores mais vulneráveis e com menores rendimentos dos aumentos do preço da electricidade. Nas estimativas da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), este mecanismo deveria beneficiar cerca de 670 mil famílias, abrangendo 2 milhões de pessoas, ou 12% dos consumidores domésticos. Este universo beneficiou, em teoria, de uma subida da tarifa eléctrica limitada a 1% este ano, enquanto os restantes consumidores domésticos tiveram de suportar aumentos de 3,8% na factura em 2011. Só que até Maio, o número de beneficiários da tarifa social não ultrapassa os 100 mil - 80 mil, segundo fontes do sector eléctrico e 100 mil, segundo o Ministério da Economia.
Este número representa uma percentagem inferior a 15% do universo total que deveria ser favorecido pela tarifa social. O acesso é concedido mediante apresentação junto da EDP de documentos da Segurança Social que comprovem que o consumidor recebe prestações sociais que indicam baixos rendimentos - complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, subsídio de desemprego, primeiro escalão do abono de família e pensão social de invalidez.
"i"
custos sociais e má gestão
Prejuízos nos transportes subiram
81 por cento para 475 milhões
81 por cento para 475 milhões
O prejuízo de cinco das oito principais empresas de transporte e de infra-estruturas que pesam nas contas do Estado quase duplicou em 2010.
No total, o prejuízo cresceu 81,2 por cento face ao ano anterior, para um resultado líquido negativo de 474,8 milhões de euros. A melhoria das receitas, de quase 11 por cento, não chegou para impedir a derrapagem, nomeadamente dos capitais próprios e do passivo.
Em causa estão a CP, Refer, STCP, TAP e Carris, cujos resultados do ano passado são já conhecidos. Quanto ao Metro de Lisboa, Metro do Porto e grupo Transtejo, as contas só deverão ser publicadas no segundo semestre.
Neste momento, os prejuízos das cinco empresas que divulgaram os seus relatórios já equivalem a 84,5 por cento do total dos prejuízos registados pelas oito companhias em 2009.
A situação da companhia aérea foi a que mais se agravou em termos de ritmo de crescimento: o prejuízo disparou de 3,5 para 52,9 milhões de euros, devido aos impactos de duas operações deficitárias: a empresa de handling Groundforce e o negócio de manutenção de aviões no Brasil. De acordo com o relatório e contas da Parpública, estas duas actividades foram responsáveis, respectivamente, por perdas de 43,5 e 71,8 milhões em 2010, o que anulou os bons resultados da área de aviação (lucros de 62,3 milhões de euros).
"PÚBLICO"
o alcool é a grande droga
Maratonista Sammy Wanjiru suicidou-se
O maratonista queniano, Sammy Wanjiru, de 24 anos, suicidou-se no domingo ao saltar da varanda da sua casa, em Nyahururu, pouco depois de uma disputa doméstica com a sua esposa e outra mulher, disse a polícia local.
"Wanjiru cometeu suicídio", disse o porta-voz da polícia do Quénia, Eric Kiraithe.
Outro agente da polícia citado pela agência Associated Press indicou que Wanjiru suicidou-se na noite de domingo pouco depois de ter bebido álcool e discutido com a sua esposa, que o descobriu com outra mulher.
Wanjiru foi o primeiro queniano a vencer uma medalha de ouro da maratona, com um recorde olímpico de duas horas, 6 minutos e 32 segundos, nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
"RECORD"
há justificativos em muitos casos
Filhos adultos processam pais
para serem sustentados
para serem sustentados
O direito a pensão de alimentos termina aos 18 anos, mas há muitos que metem os pais em tribunal para continuarem a receber o apoio. No ano passado, houve 104 casos destes. Muitos são instigados pela mães.
O número de casos do género tem vindo a crescer. Em 2009, o Ministério da Justiça contabilizou 99 casos, outros 71 em 2008.
Num país onde quase metade dos jovens vivem em casa dos pais até aos 34 anos e o número de famílias monoparentais tem disparado, muitos dos casos litigiosos são instigados por quem tem os filhos a cargo.
O DN ouviu várias famílias que passaram por esta situação e que explicam as suas razões.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
promoveram o consumismo...
Principais bancos têm prejuízo de 419 milhões
com crédito malparado
Imparidades registadas no primeiro trimestre
já são superiores aos lucros
A crise económica está a contribuir para um aumento das imparidades relacionadas com o crédito malparado. No primeiro trimestre do ano, estas perdas foram mesmo superiores aos resultados líquidos dos cinco principais bancos nacionais, ascendendo a 419 milhões de euros. Um valor que é 25% superior aos 335,7 milhões de euros de lucro da Caixa, BCP, BES, BPI e Santander Totta.
"Estes números não têm relação directa, embora as imparidades penalizem os lucros. Mas demonstram uma tendência crescente e que se deverá manter durante o resto do ano, devido à actual conjuntura económica", afirmou um analista ouvido pelo Diário Económico.
A atestar a tendência no sentido do aumento das imparidades, surge a comparação com os valores dos primeiros três meses do ano passado, quando os lucros dos cinco ‘grandes' da banca nacional foram superiores às imparidades em 132,6 milhões de euros. Também os rácios de incumprimento no crédito
"DIÁRIO ECONÓMICO"
técnica e bem real
Recessão técnica
Portugal está em recessão técnica e será o único país europeu nesta situação em 2012, apontam o INE e a Comissão Europeia.
A economia portuguesa contraiu 0,7 por cento no primeiro trimestre do ano, tanto em termos homólogos como face aos últimos três meses de 2010, segundo a estimativa rápida do INE divulgada sexta-feira, que coloca Portugal em recessão técnica.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a redução do PIB nos primeiros três meses do ano ficou a dever-se a uma queda da procura interna, especialmente a uma retração do consumo das famílias e das Administrações Públicas.
Em contrapartida, acrescentou, 'o contributo das exportações de bens e serviços para a variação homóloga do PIB manteve-se elevado no primeiro trimestre',
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
prevenir é preciso
Quase metade da população
portuguesa tem hipertensão
Quase metade da população portuguesa tem hipertensão arterial, mas a doença só está controlada em 11% dos casos, sendo "preocupante" a percentagem "cada vez maior" de jovens e crianças hipertensas, foi revelado este domingo.
"O último estudo apontava para 42% da população com mais de 18 anos com hipertensão arterial, mas, destes, perto de metade não sabe que é hipertensa", adiantou à agência Lusa o presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), José Nazaré.
Do global de hipertensos em Portugal, tratados ou não tratados, frisou, "só cerca de 11% têm a doença controlada com as medidas adequadas, quer com a modificação do estilo de vida, quer através de medicamentos".
Por isso, salientou, "há muito a fazer" para uma maior consciencialização dos portugueses sobre a hipertensão, o maior fator de risco para as doenças cardiovasculares.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Sem comentários:
Enviar um comentário