10/04/2011

TENHA UM BOM FIM DE SEMANA

.

... Portugal 
       não precisa destes políticos


COMPRE JORNAIS E REVISTAS

insubstituíveis no cemitério...
Jaime Gama: 
"Todos devemos ser substituíveis"
Na hora da despedida da vida política activa (e quando, em surdina, o PS começa a pensar também na sucessão de Sócrates, em caso de derrota nas legislativas), Jaime Gama disse que "a grande lição" que leva é a de que no partido, desde o primeiro minuto, todos consideram "que a intervenção política é um serviço público, que todos somos e devemos ser substituíveis porque não há nenhum de nós que seja insubstituível no nosso coração. O único que não será insubstituível é o Partido Socialista".
Outro aviso forte foi deixado por Gama relativamente à responsabilidade que se colocará ao governo PS, que mesmo em gestão, terá de liderar a negociação dos termos do empréstimo europeu.
Lembrando que “o PS enfrenta a complexidade desse momento eleitoral com a responsabilidade de ter de dirigir esta fase complexa de negociação imperativa com a UE”, dramatizou que essa é uma “negociação
da qual depende o futuro da capacidade imediata de pagamentos pelo Estado e de financiamento das empresas”.
É uma questão absolutamente central da conjuntura presente que recai sobre um governo de gestão. Recai também sobre uma oposição que tem de ser inexoravelmente comprometida. Não com uma agenda de debate abstracto mas de compromisso objectivo e imediato”, assinalou.
"JORNAL DE NEGÓCIOS/SÁBADO"

à rasca
Famílias com apoio da Cáritas são mais 40%
Cerca de 25 mil famílias estão a receber ajuda social 
e económica da Cáritas Portuguesa, o que significa 
um aumento de 40% desde Novembro

Em declarações à margem do Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, que reúne até domingo na Figueira da Foz representantes das 20 Cáritas diocesanas do país, Eugénio Fonseca, presidente da instituição, disse que a "velocidade" com que têm surgido os novos casos de pedidos de ajuda leva à existência de "listas de espera" no atendimento.
"Já estamos com pessoas em lista de espera para Maio para poderem ter o primeiro atendimento, a primeira resposta. Isto não pode ser, isto não está no espírito da Cáritas, mas já estão esgotados, estão na exaustão os recursos humanos de que a Cáritas dispõe", afirmou.
Os números revelados relativos ao número crescente de agregados familiares que recorre à ajuda da instituição da Conferência Episcopal que visa promover e dinamizar a acção social da Igreja, dizem respeito apenas a oito das 20 dioceses que compõem a Cáritas, dados que Eugénio Fonseca assume "muito aquém" da realidade.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

o que melhor sabe fazer
Socrates fez bluff
O primeiro-ministro já tinha preparado o pedido de ajuda à UE e ao BCE quando se comprometeu em Bruxelas a avançar com novas medidas de austeridade.
Quando José Sócrates assinou em Bruxelas, no passado dia 11 de Março, o acordo com as medidas do PEC 4 ficou também estabelecido que a esse acordo se seguiria um pedido de ajuda externa a Portugal no valor de 80 mil milhões de euros, apurou o SOL junto de elementos da Comissão Europeia (CE) envolvidos nas negociações.
O compromisso assumido pelo primeiro-ministro português com o Banco Central Europeu (BCE), a CE e o grupo Euro começou a ser negociado no final de Fevereiro e passou pelo encontro, a 2 de Março, em Berlim, de Sócrates e Teixeira dos Santos com a chanceler alemã Angela Merkel.
As crescentes dificuldades de financiamento do Estado português e, em particular, da banca colocaram como inevitável a antecipação das medidas do PEC 4 e a definição de um pacote de ajuda externa a curto prazo.
"SOL" 

um cancro a beneficiar tachos
59.695.200.000
CUSTO COM PPP NÃO PARA DE AUMENTAR
As parcerias público-privadas (PPP) em curso vão custar ¤59.695 milhões até 2050. Os números fazem parte de um documento que serve de trabalho ao conselho de reavaliação das PPP, a que o Expresso teve acesso. Esta verba astronómica, que representa cerca de um terço do produto interno bruto, inclui todas as concessões rodoviárias, que são a grande fatia, mas também a ligação de Alta Velocidade Lisboa-Caia, os hospitais e o sistema de vigilância da costa. O anterior valor conhecido era de 50 mil milhões. É uma fatura que vai pesar todos os anos nas contas do Estado e que será suportada pelas gerações mais novas — inclusivamente por muitos portugueses que ainda não nasceram.
Os anos entre 2016 e 2020 sãode maior pressão nos gastos públicos, quando a fatura anual com as PPP rondar os 2,5 mil milhões. Estes projetos tiveram um rápido crescimento nos últimos anos, como uma forma alternativa de o Estado financiar as suas infraestruturas.
"EXPRESSO"

heróis sem preconceito
Portugal termina Mundial de invisuais 
com seis medalhas
A representação portuguesa terminou os Campeonatos do Mundo da federação do desporto para invisuais (ISBA), em Antalya (Turquia), com seis medalhas, logrando o quarto posto final no «medalheiro».
Com oito atletas, Portugal conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Nuno Alves destacou-se ao obter duas de ouro (1.500 e 5.000 metros na categoria de T11 (cegos totais), enquanto Luís Gonçalves logrou uma de ouro (400 metros T12) e uma de prata (200 metros T12). José Rodolfo Alves, Firmino Baptista, Luís Gonçalves e Gabriel Potra garantiram outra prata na estafeta 4x100 T11/T12, enquanto Firmino Baptista deu a Portugal a única medalha de bronze (200 metros T11).
"A BOLA"

afogar mal as mágoas
Álcool é causa de cancro na Europa
Beber álcool a mais é a apontado como a causa para quase dez por cento de todos os cancros nos homens e três por cento nas mulheres na Europa ocidental, segundo uma equipa de investigadores liderada por Madlen Schutze do Instituto Alemão dos Direitos Humanos Nutrição.
Os cientistas alemães analisaram dados de França, Itália, Espanha, Inglaterra, Holanda, Grécia, Alemanha e Dinamarca e encontraram 50 400 de um total de 79 100 casos de certos tipos de cancro – nos tumores do intestino e da garganta – em 2008 foram causados por pessoas que beberam mais do que os limites recomendáveis.
"Muitos casos de cancro poderiam ter sido evitados se o consumo de álcool fosse limitado a duas bebidas alcoólicas por dia nos homens e a uma bebida alcoólica por dia nas mulheres ", afirmou à agência Reuters Madlen Schutze.
"CORREIO DA MANHÃ"

ninguém pensa nos comboios
SCUT: Portagens avançam 
com pedido de ajuda externa
As portagens nas SCUT do interior e do Algarve vão avançar com o pedido de ajuda externa. O governo decidiu a semana passada não avançar com a legislação para introduzir as portagens nas SCUT que faltam mas esta vai ser uma das medidas que vai fazer parte do pacote imposto por Bruxelas.
De acordo com fonte socialista, a introdução das portagens é um dado adquirido e o partido irá apresentar-se em campanha a afirmar que irão avançar.
A decisão do governo de adiar a introdução das portagens foi fundamentada num parecer do Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (CEJUR), segundo o qual a introdução de portagens por um governo em gestão seria inconstitucional.
A Constituição diz que um executivo nestas circunstâncias só pode praticar os actos estritamente necessários à gestão dos negócios públicos.
Acontece que a implementação de portagens nas Scut do Algarve, Beiras Litoral e Alta e Interior e Interior Norte obriga a uma inovação político-legislativa fundamental. Em causa está a revisão dos termos das concessões para introduzir portagens e o respectivo regime de isenções e descontos. A medida fazia parte do PEC (Programa de Estabilidade e Crescimento) aprovado no ano passado em acordo com o PSD. Caso o governo não introduza as portagens até ao final do ano isso significa um impacto de 100 milhões de euros nas contas da Estradas de Portugal.
"i"

exploração dos frágeis
Segurança Social já fechou este ano 
quase tantos lares de idosos como em 2010
Os dados facultados ao PÚBLICO pelo Instituto da Segurança Social (ISS) revelam que os encerramentos no primeiro trimestre de 2011 são quase metade do verificado em 2009, ano em que foram fechados 49 lares, mas ainda estão longe dos 75 de 2008.
Fonte do ISS revelou ao PÚBLICO que os dados deste ano não indiciam uma acção especial de fiscalização de lares ilegais, mas reflectem apenas o aumento do número de denúncias. "Se se tratar de uma situação que, apesar da ilegalidade em que se encontra, apresenta potencial para prestar uma resposta de qualidade, convidamos o proprietário a regularizar o estabelecimento em causa. No entanto, por se encontrar numa situação de ilegalidade, é sempre aplicada uma contra-ordenação", explicou a mesma fonte.
Nos primeiros três meses, a Segurança Social instaurou 439 processos de contra-ordenação a estabelecimentos de apoio social, um número ainda abaixo dos 623 instaurados em 2010, mas já bem acima dos 337 que se verificaram em 2009 ou dos 254 de 2008. A grande maioria das sanções foram a responsáveis de lares de idosos.
Nos casos em que o ISS verifica que o lar não reúne as condições necessárias, mas não apresenta risco para os seus utentes, é decretado o encerramento administrativo, sendo concedido um prazo ao responsável do lar para que "as famílias possam procurar outras soluções de acolhimento para os seus idosos". "Se se tratar de uma situação que configura risco iminente para os idosos que aí se encontram, é decretado o encerramento urgente, procedendo-se à retirada imediata de todos os utentes", afirmou a mesma fonte, salientando que nestes casos "a família é chamada ao local de forma a que, em conjunto, se encontrem alternativas de acolhimento".
"PÚBLICO"

mesmo com luz fundida e canos rotos
Vieira: «'Marca Benfica' 
acima dos 250 milhões de euros»
Luís Filipe Vieira recordou este sábado, durante a Conferência Internacional de Empreendedorismo, o processo de recuperação do clube desde que chegou à Luz e sublinhou que os encarnados são hoje uma enorme fonte de receitas.
"A frieza dos números diz-nos que, tendo partido rigorosamente do zero, conseguimos em dez anos transformar o Benfica no 11.º maior clube do mundo a nível de bilheteira e no 17.º maior a nível de receita comercial. Tudo isto com o mesmo nível de receitas televisivas que tínhamos em 2001", disse em Angra do Heroísmo, acrescentando: "de uma marca descredibilizada, a marca Benfica passou a valer, nos dias de hoje, acima dos 250 milhões de euros."
"RECORD"

ainda mais tramados...
FMI chega na terça-feira
A equipa do FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu chega terça-feira a Lisboa para começar a negociar o resgate a Portugal. As negociações começam no Ministério das Finanças, provavelmente com o Banco de Portugal, confirmou ontem o DN.
Os factos são estes, mas subsiste uma dúvida: se o Governo vai envolver PSD e CDS nessas negociações, passo a passo. Ou se deixa essa tarefa para a Comissão, como chegou a dizer Teixeira dos Santos na sexta-feira.
A pressão para que José Sócrates o faça é grande, até mesmo entre os seus conselheiros mais prestigiados em matéria europeia. António Vitorino é uma dessas vozes: o governo tem que "dar mais do que informação", afirma ao DN o ex-comissário europeu, acrescentando que governo não pode repetir-se o que aconteceu no PEC4".
A saber, o executivo não dar conta do que negoceia com Bruxelas sem prestar contas à oposição - e a oposição chumbar o programa, deitando por terra o apoio externo.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

contra a especulação
Islândia: População diz "não" 
em referendo ao pagamento a credores externos
Os islandeses votaram no sábado em referendo que o Estado não deve pagar a dívida de cerca de quatro mil milhões de euros à Holanda e ao Reino Unido, de acordo com os resultados prelimiares divulgados hoje.
Segundo a rádio pública islandesa, 7.685 eleitores votaram "não" e 5.286 votaram "sim" ao pagamento de quase quatro mil milhões de euros a credores externos.
O dinheiro serviu para indemnizar milhares de depositantes lesados pela falência do banco islandês IceSave.
"VISÃO"

Sem comentários: