06/03/2011

TENHA UM BOM FIM DE SEMANA


... que o folclore político continua


 COMPRE  JORNAIS

 para saber quem somos
Censos 2011: Inquéritos da maior operação estatística do país começam a ser distribuídos na segunda-feira
A maior operação estatística do país começa na segunda-feira junto da população do território português, com a distribuição dos questionários destinados a recolher dados para os Censos 2011, que são de resposta obrigatória.
Tutelado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o processo conta com o apoio das autarquias e das escolas na sua divulgação.
Às associações de pais existentes nas escolas e às câmaras municipais e juntas de freguesia foram já enviadas nas últimas semanas informações sobre a iniciativa para esclarecimento da população.
"EXPRESSO"

psd=ps e vice versa
Marco António diz que PSD vai manter 
portagens nas SCUT se for Governo
O vice-presidente do PSD Marco António Costa afirmou hoje, no Porto, que todas as autoestradas portuguesas vão ter portagens caso o partido vá para o governo.
"Vai-se manter a situação que existe hoje acordada com o Partido Socialista", afirmou Marco António, em conferência de imprensa, em resposta a uma pergunta sobre se todas as autoestradas vão ter portagens se o PSD for para o governo.
O dirigente social-democrata convocou a conferência de imprensa para voltar a acusar o primeiro-ministro, José Sócrates, de "sacudir a água do capote" ao imputar ao PSD a cobrança de portagens das SCUT do interior.
"VISÃO"

a saúde pendurada
Coimbra: Transplantes suspensos
O Hospital Pediátrico de Coimbra suspendeu o Programa dos Transplantes Hepáticos Pediátricos porque o único cirurgião do País que os realiza, Emanuel Furtado, trabalha agora no IPO. Fonte ligada à unidade afirmou ao CM que "só são realizados transplantes urgentes". Uma família com uma criança de sete anos que precisa de um transplante de fígado não consegue marcar consulta e receia que a criança venha a morrer, noticiou a TVI.
"SÁBADO"

o governo quer lá saber
Falta de terapeutas da fala atrasa 
recuperação de doentes com AVC
A falta de terapeutas da fala nos hospitais públicos atrasa o início dos tratamentos de muitas vítimas de AVC, que só começam as sessões quando terminam o internamento hospitalar e recorrem ao privado, falhando assim um «tempo primordial para o sucesso terapêutico».
O alerta foi lançado pela presidente da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF), Catarina Olim, que lamenta que a maioria dos hospitais não tenha o número de profissionais necessários para responder às necessidades de quem mais precisa.
«Temos muito poucos terapeutas da fala a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Há vários hospitais que não têm nenhum e outros que têm um terapeuta apenas numa unidade», explicou a responsável, dando como exemplo mais comum a presença destes especialistas apenas na unidade de medicina física e reabilitação, ficando a descoberto a pediatria, a neurologia e a otorrinolaringologia.
A intervenção atempada dos terapeutas da fala faz a diferença nos resultados dos tratamentos de vítimas de AVC. De acordo com Catarina Olim, «um doente que sofra um AVC deve começar a intervenção de imediato», sendo que «o primeiro mês é essencial».
"SOL"

chegam novos barões
Metade dos presidentes fora da corrida às câmaras
Presidentes de Câmara impedidos de concorrer em2013 poderão sair mais cedo. Mapa político vai mudar
São mais de metade os presidentes de Câmara que, por força da limitação de mandatos, não podem candidatar-se em 2013. Nos bastidores, prevê-se que a saída precoce comece a repetir-se entre os 158 autarcas em causa. É uma alteração significativa no mapa político.
Dos 308 presidentes de Câmara, 160 candidataram-se pelo menos três vezes consecutivas. Ficaram, assim, impedidos de concorrer nas próximas eleições, por força da lei de limitação de mandatos.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

e o fio dental???
Cachecol vai ser proibido no futebol
O International Football Association Board (IFAB) proibiu, este sábado, a utilização do cachecol durante a realização de partidas de futebol.
Começou por ser utilizado pelos jogadores para se protegerem do frio, no entanto, foi-se traduzindo numa moda entre os jogadores mais mediáticos como o caso do avançado argentino do Manchester City Carlos Tévez.
De acordo com a BBC, a FIFA acredita porém, que a sua utilização contem um risco por poder dar origem a estrangulamentos acidentais durante o jogo.
A decisão foi comunicada este sábado em Newport, no País de Gales, e passará a vigorar a partir do mês de Julho.
"A BOLA"

a luta continua...
Cirurgia tenta destruir metástases
O objectivo é destruir metástases (novos focos de tumor maligno). A cirurgia que extrai o tumor, chamada ressecção, é agora feita no fígado, vias biliares e pâncreas. Para melhorar as percentagens de sobrevivência, é utilizada uma esponja hemostática para controlar a hemorragia, que nestes casos costuma ser fatal. O Hospital de São João, no Porto, foi a primeira unidade do País a recorrer a esta técnica.
A cirurgia começou por ser feita em doentes com cancro do cólon e do recto. Os resultados mostraram que a taxa de sobrevivência era parecida com a de outras operações em que não havia metástases naqueles órgãos. E que, por isso, era preferível operar as novas lesões tumorais.
Hoje já são aceites doentes com metástases no rim, estômago, pâncreas, vias biliares (que ligam o fígado e a vesícula biliar ao duodeno) e fígado.
A técnica consiste em tirar a metástase, tratar outros nódulos cancerosos por radiofrequência e estancar as hemorragias, colocando esponjas no órgão.
"CORREIO DA MANHÃ"

 demagogia, atão e os plenários???
Rui Rio: "Justiça em Portugal 
está pior que nos tempos da ditadura"
Rui Rio é de opinião que o regime em que vivemos "dá sinais evidentes de decadência e se não houver reformas profundas vai à falência de uma forma que a esmagadora maioria das pessoas não consegue imaginar". Para contribuir para a discussão do estado do país, o presidente da Câmara do Porto apresentou ontem a iniciativa Grandes Debates do Regime, que vai contar com várias personalidades nacionais que, diz Rio, "darão o seu contributo à reflexão colectiva".
Para o autarca é urgente fazer esta reflexão, porque "foi muita a irresponsabilidade e muitos os erros cometidos ao longo dos tempos". Rui Rio sublinha que é "notória a forte degradação que o regime nascido em 1974 tem vindo a sofrer e são penosos os sacrifícios que os portugueses estão a ter de suportar".
Rui Rio está particularmente céptico quanto ao futuro do país: "Este regime está a falhar naquilo em que não é suposto falhar", e sublinha: "Há gente a sofrer, e não falo só dos pobres. A classe média tem problemas gigantescos, mas ainda vai tendo alguma vergonha de os expor publicamente, o desemprego atinge números inimagináveis e o endividamento do país atinge valores muito para além daquilo que os portugueses sonham sequer."
"i"

a falácia do PM está a mais
Maior unidade de radioterapia 
do país abre no IPO-Porto
Com uma média actual de 80 mil sessões de radioterapia/ano, este novo serviço irá permitir aumentar o acesso aos tratamentos a todos os doentes da região norte do país.
Com cerca de seis mil metros quadrados, o novo serviço está apetrechado com equipamentos de vanguarda que irão permitir a introdução de técnicas moderna, mais precisas, que tornam os tratamentos mais eficazes, com maior qualidade e com menos efeitos secundários.
Pegando neste exemplo, o primeiro-ministro lançou-se num exercício de elogios sistemáticos ao SNS, "o único - disse - que pode proporcionar igualdade, equidade e dignidade da vida humana". "Quero chamar a atenção dos portugueses para que este serviço [SNS], que tão bons serviços presta (...), não pode estar sempre a ser vítima do mito de má gestão, porque isso não é verdade. Se pensam que há uma bala mágica que vai resolver tudo, colocando o Serviço Nacional de Saúde na mão de privados, pura e simplesmente ignoram que o único país [Estados Unidos] que não tem Serviço Nacional de Saúde é aquele que gasta mais em saúde e, pior do que isso, é que o Presidente quer criar lá um Serviço Nacional de Saúde", disse o primeiro-ministro.
"PÚBLICO"

pequena mas  bela vitória
Machado marca ponto da vitória sobre Eslováquia
Rui Machado venceu Lukas Lacko e marcou, este domingo, o ponto decisivo da vitória de Portugal sobre a Eslováquia, por 3-1, na primeira eliminatória da zona Euro/Africana da Taça Davis em ténis.
O português, que havia vencido sexta-feira Martin Klizan (6-4, 6-4, 1-6, 2-6 e 6-4), precisou de quatro "sets" para bater Lacko, pelos parciais de 6-4, 3-6, 6-4 e 6-0.
No primeiro jogo de singulares, também na sexta-feira, Frederico Gil venceu Lacko, por 6-2, 6-2 e 6-1, enquanto na variante de pares, no sábado, Gil e Leonardo Tavares perderam com Filip Polasek e Michal Mertinak, por 6-3, 6-4, 1-6 e 6-1.
"RECORD"

vão mendigar para os pagar
12 mil universitários recorreram a empréstimos
Desde 2007, 12 mil alunos universitários recorreram a empréstimos bancários dos nove bancos que oferecem este serviço. Em três anos, dois dos maiores bancos emprestaram 128,5 milhões de euros.
Os cortes nas bolsas de acção social são um dos motivos que levam os estudantes universitários a recorrer a empréstimos bancários, para não terem de desistir dos cursos.
O DN apurou que a Caixa Geral de Depósitos já ajudou 8200 alunos e o Santander financiou os estudos de 3400 universitários, representando 83% do mercado nacional destes empréstimos, num total de 128,5 milhões de euros emprestados.
Este sistema de empréstimos, criado em 2007, é uma parceria de vários bancos com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Sem comentários: