CÃO DA SERRA DE AIRES
ESTALÃO
ORIGEM: Portugal
DATA DE PUBLICAÇÃO DO ESTALÃO DE ORIGEM EM VIGOR: 04-11-2008
UTILIZAÇÃO: Cão de pastor para condução e vigilância de rebanhos.
CLASSIFICAÇÃO F.C.I.: Grupo 1 Cães de pastor e cães boieiros, (excepto boieiros suíços).
Secção 1 Cães de pastor.
Sem prova de trabalho.
BREVE RESUMO HISTÓRICO: Cão de gado originário do Alentejo, utilizado na condução e guarda de rebanhos de ovelhas e cabras, de varas, de manadas e piaras. Perfeitamente adaptado à grande amplitude térmica desta região, de grande resistência para percorrer as longas distancias na condução do gado pela planície Alentejana. Austero, rústico, habituado a uma parca refeição, que lhe é suficiente para desempenhar cabalmente as suas funções.
Distingue-se pela forma hábil como conduz e mantém o gado nas pastagens e como busca os animais tresmalhados. Vigilante permanente sinaliza com sucesso a proximidade de predadores.
De uma dedicação extrema ao pastor e ao trabalho que executa com alegria e prazer. Tem atitudes e aparências simiescas, pelo que no seu solar, o conhecem por “ cão macaco”.
ASPECTO GERAL: Cão de corpulência média, sublongilíneo, dotado de rusticidade e sobriedade apreciáveis, extremamente ágil e rápido, com movimentos amplos e suspensos, de pêlo longo e textura cáprea, sem sub-pêlo.
PROPORÇÕES IMPORTANTES: O comprimento do corpo é cerca de 10% superior à altura ao garrote; altura do peito é menor do que 50% da altura ao garrote; comprimento do chanfro é de 2/3 do comprimento do crânio; a largura do crânio é ligeiramente inferior ao seu comprimento.
COMPORTAMENTO/CARÁCTER:Excepcionalmente inteligente e muito vivo. De uma dedicação extrema ao pastor e aos gados que vigia, é esquivo para os estranhose vigilante de noite. É hoje também um excelente cão de companhia, de desportos caninos e guarda.
CABEÇA: Mesaticéfalo, forte, larga, não comprida, nem globosa.
REGIÃO CRANIANA:
Crânio: De forma tendente para o quadrangular, com largura ligeiramente inferior ao comprimento; os eixos longitudinais superiores craniofaciais são divergentes; abaulado nos dois eixos, mas mais no sentido lateral; arcadas supraciliares não salientes; sulco frontal acentuado e até meio da fronte; espaço inter-auricular quase plano com protuberância occipital aparente.
Chanfradura Nasal (Stop): Bem marcada.
REGIÃO FACIAL:
Trufa: Bem destacada, ligeiramente arrebitada e com narinas amplas, arredondada, cilíndrica e truncada quase verticalmente; cor negra de preferência, fígado nos cães amarelos e castanhos, mas sempre mais escura do que a da pelagem.
Chanfro: Curto, medindo dois terços do comprimento do crânio; quase cilíndrico; largura proporcional ao comprimento e à forma; perfil rectilíneo ou ligeiramente concavilíneo; a maxila inferior acompanha a superior em perfeita oposição.
Lábios: Unidos, não sobrepostos, rasgados quase a direito; delgados; firmes; pigmentados da cor da trufa.
Mandíbulas/dentes: De desenvolvimento normal, perfeita oposição das duas maxilas; dentição completa, composta por 42 dentes brancos e sólidos; articulados em tesoura, sendo aceite a articulação em pinça.
Olhos: Tamanho médio; arredondados; de preferência de cor escura, nos cães castanho e amarelos podem ser avelã ou âmbar; bem aflorados; expressão viva, inteligente mas dócil; pálpebras rasgadas horizontalmente pigmentadas de negro ou sempre mais escuras do que a cor da pelagem, acompanhando a cor da trufa.
Orelhas: Inserção alta; pendentes e não quebradas; triangulares, finas e lisas; tamanho médio, de comprimento igual à largura, com cerca de 10 cm.
PESCOÇO: Ligação harmoniosa com a cabeça e com o tronco; comprimento médio; direito e ligeiramente subido, grossura regular; musculatura forte; sem barbela.
TRONCO:
Linha superior: Horizontal ou pouco mergulhante.
Garrote: Forte e ligado harmoniosamente com o pescoço e o dorso.
Dorso: Direito ou ligeiramente mergulhante e comprido; musculatura forte; quase o dobro do comprimento do rim.
Lombo: Curto e arqueado; largo e abaulado; bem musculado e bem ligado ao dorso e à garupa.
Garupa: Ligeiramente proeminente e descaída; inclinação suave; comprimento e largura médios; musculatura forte.
Peito: Bem descido ao codilho, de largura média e profundo; costelas pouco arqueadas, sendo as arcadas costais ovais, oblíquas para trás; peitoral proeminente e descido para trás e para baixo; amplo.
Linha inferior e ventre: Subida, com ventre regularmente volumoso e flancos ligeiramente subidos.
CAUDA: Inserção alta; pontiaguda; tocando os curvilhões; afilando desde a base; pêlo abundante e comprido; em repouso cai entre as nádegas mais ou menos arqueada e voltada na ponta, em acção estende-se um pouco arqueada e abana ou ergue-se enrolada, sem cair sobre o dorso.
MEMBROS:
MEMBROS ANTERIORES: Fortes, bem aprumados de frente e dos lados e regularmente afastados; a distância do codilho ao garrote é ligeiramente inferior à do codilho ao solo.
Ombros: Comprimento médio; inclinação de 45%; bem musculados; ângulo escapuloumeral de 90º.
Braços: Fortes de comprimento médio; direcção com inclinação de 45º; bem musculados.
Codilhos: Paralelos, posicionados junto ao peito e com uma angulação umero-radial de 135º.
Antebraços: Compridos; verticais e bem musculados; ossatura média.
Carpos: Enxutos e não salientes.
Metacarpos: Comprimento médio; grossura regular; não muito inclinados para baixo e para a frente.
Mãos: Arredondadas, não espalmadas; dedos compridos e unidos, com curvatura pronunciada; unhas compridas, fortes e negras ou mais escuras do que a pelagem, palmas espessas e resistentes.
MEMBROS POSTERIORES: Regularmente afastados, bem aprumados de trás e dos lados; Fortes; dando uma perfeita imagem de potência e agilidade.
Coxas: Comprimento e largura médios; bem musculadas; ângulo da articulação coxofemural de cerca de 105º.
Joelhos: Direitos, sem desvios para fora ou para dentro. Articulação fémuro-tibial forte e com uma angulação de cerca de 130º.
Pernas: Compridas; pouco inclinadas; bem musculadas; ossatura forte.
Jarretes: Largura regular; mais baixos do que altos; fortes e enxutos; ângulo da articulação tíbio-tarsica de cerca de 120º.
Metatarsos: Comprimento médio; grossura regular, mas fortes; não muito inclinados para baixo e para a frente; pode apresentar presunhos simples e duplos.
Pés: Em tudo idênticos às mãos.
ANDAMENTOS: Ligeiros e suspensos, de grande amplitude, predominando o trote; o galope, quando o trabalho o exige, é enérgico.
PELE: Espessa; elástica; não é muito tensa; mucosas internas e externas, são de preferência, pigmentadas.
PELAGEM:
Pêlo: Liso ou pouco ondulado; comprido; textura ligeiramente áspera e preferencialmente cáprea; formando longas barbas, bigode e sobrancelhas, mas deixando ver os olhos; regularmente densos e repartidos por todo o corpo, incluindo os espaços interdigitais; pêlos de grossura média; ausência de subpêlo ou lã; pelagem muito comprida na cabeça, tronco e membros, incluindo os espaços interdigitais.
Cores: Amarelo, castanho, cinzento, fulvo e lobeiro, com as variedades claro, comum e escuro ou torrado e preta; mais ou menos afogueadas e interpoladas, mas nunca malhadas, a não ser uma pequena malhinha no peitoral.
ALTURA E PESO:
Altura ao garrote:
Machos: 45-55 cm
Fêmeas: 42-52 cm
Peso: 17-27 Kg
Nota: Os machos devem sempre apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos no escroto.
Sem comentários:
Enviar um comentário