27/02/2011

TENHA UM BOM FIM DE SEMANA


... que o fmi vem aí


COMPRE JORNAIS E REVISTAS

e sobem mais
Petróleo. Combustíveis 
podem subir até 2,5 cêntimos por litro
O preço dos combustíveis pode subir até 2,5 cêntimos por litro na sequência da escalada do petróleo que se verificou esta semana, provocada pela violência na Líbia. Estas contas têm por base a variação média das cotações dos produtos refinados - medidas pelos índices Platts - contabilizada até quinta-feira, face aos preços médios internacionais da gasolina e do gasóleo da semana anterior. Sexta-feira, o Brent de Londres chegou aos 114 dólares por barril, apesar do reforço da oferta por parte da Arábia Saudita, tendo fechado acima dos 112 dólares.
A gasolina é o combustível que mais deve subir na próxima semana, até 2,6 cêntimos por litro, incluindo já o efeito do IVA, que amplia o agravamento do custo antes de impostos à porta da refinaria. No gasóleo, a variação das cotações internacionais dá um aumento da ordem de 1,5 cêntimos por litro, segundo contas feitas por fontes da indústria petrolífera. Porém, os aumentos poderão ser maiores se o petróleo se mantiver acima dos 110 dólares por barril.
O impacto destas variações no preço final vai depender da política comercial das petrolíferas, que podem diluir estas subidas. Os combustíveis já começaram a subir esta semana, 1 cêntimo na gasolina e 0,8 cêntimos por litro no gasóleo, segundo os dados da Direcção-Geral de Energia para quinta-feira.
"i"

idiotice, Portugal é mais pequeno 
  que algumas regiões espanholas
Sócrates adia regionalização
A moção de estratégia que José Sócrates leva ao congresso adia a regionalização, uma das principais 'bandeiras' do partido nos últimos anos, por considerar que não estão reunidas condições para a realização de um referendo nesta legislatura.
"O facto é que, neste momento, as circunstâncias económicas e políticas - em boa parte dada a recusa do PSD em avançar efetivamente para a regionalização - não favorecem, de todo, este movimento. Ignorá-lo seria um sinal de falta de lucidez, que poderia conduzir à definitiva derrota da ideia da regionalização", lê-se na moção de estratégia que o secretário-geral do PS, José Sócrates, levará ao congresso do partido.
"CORREIO DA MANHÃ"


uns tristes...
Dias Ferreira já tem treinador
Candidato à presidência do Sporting, Dias Ferreira revelou este sábado que já tem acordo com um treinador estrangeiro para assumir o comando técnico da equipa, caso vença as eleições agendadas para 26 de Março.
O advogado, que falava à margem da conferência «Pensar Sporting», não quis revelar o nome do treinador, mas sempre foi dizendo que nunca trabalhou em Portugal e que fala três línguas
Da lista de Dias Ferreira, recorde-se, faz parte Paulo Futre, que, caso vença as eleições, será o vice-presidente para todo o futebol.
"A BOLA"

de rabicho entre as pernas
BE: "Sua majestade" Angela Merkel 
"convocou o primeiro-ministro a despacho"
Esquerda criticou, na sexta-feira à noite, o encontro de José Sócrates com a chanceler alemã, Angela Merkel, na próxima quarta-feira, em Berlim, ironizando que "sua majestade convocou o primeiro-ministro a despacho".
Francisco Louçã falava na sessão pública "Eles roubam, tu pagas - Nós censuramos", que o BE convocou para tentar explicar por que decidiu apresentar uma moção de censura ao governo chefiado por José Sócrates.
Para o dirigente bloquista, o primeiro-ministro vai ao encontro de Merkel "com o coração nas mãos e sem saber o que vai acontecer numa União Europeia em que a senhora Merkel recusa a acção contra a especulação, pelo contrário, protege o sistema financeiro e os seus ataques sistemáticos contra as economias mais vulneráveis".
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

é uma falha grave
Há hospitais públicos que tratam 
obesidade sem condições
A Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal (ADEXO) afirmou hoje que há hospitais públicos que tratam obesidade sem condições para o fazerem e acusa a tutela de falta de fiscalização.
"Nós sabemos que existem vários hospitais públicos que não têm nem as instalações adequadas, nem os equipamentos adequados e que continuam a tratar a obesidade. O que está a fazer a Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS), uma vez que há uma lei que não está a ser cumprida?", alertou hoje o presidente da ADEXO numa conferência de imprensa em Lisboa. Carlos Oliveira contou que "há pessoas que se queixam que não estão a utilizar os equipamentos correctos, por questões meramente económicas". "Os hospitais que se candidataram [a serem centros de tratamento da obesidade] garantem ter uma série de condições constantes numa circular normativa - que é uma lei de saúde em Portugal. Estes centros foram acreditados como tendo as condições, porque dizem que têm. Mas depois tem que ser verificado", disse.
Carlos Oliveira referiu que "a circular normativa 18/2008 define um conjunto de acções e de equipamentos que os hospitais obrigatoriamente têm que ter para tratar a obesidade". Na conferência de imprensa, o presidente da ADEXO acusou ainda as administrações dos hospitais públicos de não cumprirem o número de cirurgias de obesidade contratualizadas com a tutela para 2010. "Não sabemos o número exacto de operações que se fizeram, porque não há números oficiais, mas sabemos que está entre as 1.500 e as 1.600. ou seja, estaremos à volta dos 70 por cento do cumprimento", afirmou. Em Dezembro de 2009, o Ministério da Saúde lançou o Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade, que previa que em 2010 os hospitais públicos portugueses realizassem 2.500 cirurgias de tratamento da obesidade, para as quais os doentes teriam que esperar um máximo de nove meses.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"


o couceiro levou o belenenses à divisão secundária e no porto foi um flop
Candidatos já esperavam saída de Paulo Sérgio
E concordam com José Couceiro
Os três candidatos à presidência do Sporting consideraram hoje normal e esperada a saída de Paulo Sérgio do comando técnico da equipa de futebol, e classificam como "natural" a escolha de José Couceiro até final da época.
"Não era nada que não fosse esperado. Talvez não esperasse este 'timing'. Esperava mais na quarta-feira", afirmou Dias Ferreira, ex-presidente da Assembleia-Geral do clube e candidato às eleições de dia 26.
Dias Ferreira considerou que a escolha de Couceiro, diretor geral da SAD, foi "a melhor e mais correta para não vincular" uma futura direção a um treinador definitivo.
O ex-presidente da Assembleia-Geral do Sporting anunciou já ter contratado um treinador e explicou que será ele a decidir se Couceiro ficará até final da temporada.
Para Bruno de Carvalho, a saída de Paulo Sérgio, que chegou ao Sporting no início da época, "era esperada", porque a "situação não era boa".
Bruno de Carvalho afirmou que José Couceiro foi "a escolha mais óbvia" e considerou ser essencial transmitir ao grupo, "que ainda luta pela Taça da Liga e pelo terceiro lugar no campeonato", uma "mensagem de confiança"
"RECORD" 

está certo...o governo está em coma
Ambulância em serviço de urgência 
mandada retirar 
para carro de ministro passar
Uma ambulância do INEM em serviço de urgência a uma idosa com suspeitas de estar a sofrer um enfarte foi obrigada a abandonar a rua onde se encontrava para deixar passar o carro do ministro da Justiça, revelou ontem a TVI. A viatura ia buscar Alberto Martins a casa.
O caso, confirmado pelo INEM, aconteceu na passada quinta-feira, por volta das 12h30, e indignou os vizinhos que relataram o episódio à TVI. Os homens do instituto de emergência assistiam uma idosa com suspeitas de estar a sofrer um enfarte no interior sua casa, na Rua da Quintinha, enquanto a ambulância aguardava para a transportar ao hospital. Como é norma o veículo fica ligado a assinalar a urgência enquanto os técnicos do INEM socorrem a vítima.
Enquanto a idosa era assistida, um elemento da PSP, que faz a segurança do ministro Alberto Martins, ordenou que a ambulância fosse retirada do local para o carro do ministro, que mora perto, passar. A viatura ao serviço de Alberto Martins ia buscar o ministro a casa.
Ambulância acabou por regressar à residência da idosa algum tempo depois, segundo os vizinhos, e acabou por transportar a doente ao hospital.
O INEM revelou à TVI que o incidente não afectou o socorro da vítima que já está em casa após internamento hospitalar. O responsável pela comunicação do INEM afirmou que por norma ninguém pode mudar uma ambulância de local.
"PÚBLICO"

 demasiado sério p'ró lugar
Superjuiz pondera abandonar Ticão
O juiz de instrução, Carlos Alexandre, poderá renunciar ao lugar no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), conhecido nos meios judiciais como Ticão. A decisão, segundo apurou a SÁBADO de fonte próxima do magistrado, deverá ser tomada até 31 de Maio próximo, precisamente quando termina o prazo para o juiz entrar no actual concurso para os tribunais da Relação.
Carlos Alexandre tem vindo a adiar, nos últimos dois anos, a entrada no referido concurso, mas o descontentamento acumulado dos últimos meses está a levá-lo em definitivo para a porta de saída do tribunal que 'gere' os mais mediáticos casos da justiça portuguesa.
“Ele acha que o querem colocar fora do Ticão”, refere à SÁBADO uma fonte próxima do magistrado especificando que a gota de água ocorreu recentemente quando leu parte do relatório elaborado por um grupo de reflexão composto por membros de organismos dependentes do Ministério da Justiça.
"SÁBADO"

haver há...mas é mau
Professores: "Não há ministério da Educação" 
-- Mário Nogueira
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (FENPROF) Mário Nogueira disse hoje "que não há ministério da Educação" e apelou à participação dos docentes nas manifestações previstas para março e abril.
As acusações de Mário Nogueira foram feitas no discurso do dirigente no sétimo congresso do Sindicato de Professores do Norte (SPN), em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor.
Para Mário Nogueira, a educação "carece" de um ministério atuante: "Neste momento não há ministério da Educação. Há um ministério das Finanças que decide e depois um ministério que aplica o que aquele decidiu".
"VISÃO"

até que enfim...
Saúde: Versão portuguesa de portal 
sobre doenças raras disponível na quinta-feira
A versão portuguesa do portal internacional sobre doenças raras vai estar disponível a partir de quinta-feira, com informação sobre consultas especializadas, ensaios clínicos ou associações de doentes, revelou hoje à Lusa Jorge Sequeiros, coordenador nacional do projeto.
"É um instrumento que reúne informação credível e que será um recurso importante para doentes, médicos, cientistas e associações", explicou o responsável.
O portal Orphanet (www.orpha.net) reúne informação sobre as 6.500 doenças raras que afetam entre 25 a 30 milhões de europeus, mas também sobre "consultas especializadas, laboratórios ou ensaios clínicos", acrescentou Jorge Sequeiros.
"EXPRESSO"

alçada por baixo
Professores dão aulas sem receber ordenado
A maioria dos professores da escola Pedro Teixeira, em Cantanhede, Coimbra, vai dar aulas, sem receber ordenado, aos 217 alunos do estabelecimento de ensino particular que encerra na terça-feira, informou fonte da comissão de pais.
«As crianças vão à escola, normalmente, para continuarem a ter aulas. E os professores vão dar aulas sem receberem ordenado», disse Bruno Lopes, da comissão de pais da escola Pedro Teixeira.
Segundo a mesma fonte, a direcção do estabelecimento de ensino particular, com contrato de associação com o Estado, decidiu encerrar definitivamente a escola a partir de terça-feira, por não poder fazer face às despesas de funcionamento devido à redução dos montantes atribuídos pelo Estado.
Cerca de 200 pais e encarregados de educação dos alunos reuniram-se na sexta-feira à noite e decidiram «manter o estabelecimento de ensino aberto», frisou.
«Não abdicamos das aulas para os nossos filhos. Está assente o despedimento colectivo da totalidade do pessoal docente e não docente, mas a escola não vai fechar, apesar de ficar sem pessoal», disse Bruno Lopes.
Na reunião, onde marcou presença o vereador com o pelouro da Educação da autarquia de Cantanhede, foi dado conhecimento aos pais de que «a maioria dos professores quer continuar» a leccionar.
«Vão ficar sem receber ordenado por tempo indeterminado», esclareceu a mesma fonte.
"SOL"

Sem comentários: