...aguente-se às broncas,
cada vez há maisCOMPRE JORNAIS
FECHARAM PARA UMA BIRRA
Escolas com contrato
de associação reabrem hoje
As escolas com contrato de associação que fecharam portas, na semana passada, contra os cortes orçamentais reabrem hoje, segunda-feira. O Movimento SOS, formado pelas associações de pais, decidiu mudar de estratégia e virar-se para a Oposição parlamentar.
Descrédito quanto a um recuo do Governo em relação aos cortes orçamentais decididos para o ensino particular e cooperativo, o Movimento SOS Educação resolveu apostar numa solução "por via parlamentar" e suspender, para já, as acções de protesto. Este fim-de-semana, explicou ao JN Luís Marinho, porta-voz do Movimento, foram enviados pedidos de audiência a todos os grupos parlamentares.
Depois de na semana passada, os pais terem fechado 55 escolas (algumas mais do que um dia), as associações vão voltar a reunir-se, em plenários, para decidirem novas forma de luta. Para dia 8 já está convocada uma manifestação nacional.
Luís Marinho faz um balanço "muito positivo" dos três dias de encerramentos das escolas, entre 26 e 28 - o Movimento atingiu o objectivo de conseguir que as suas reivindicações "marcassem a agenda política nacional" (inclusivamente no debate quinzenal com o primeiro-ministro).
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
HÁ CRIANÇAS PARA ABRAÇAR
«Procuram-se Abraços»
Dados do Instituto de Segurança Social mostram que são cada vez menos as crianças cuja resposta passou pelo acolhimento familiar.
Só uma em cada dez crianças retiradas temporariamente aos pais é acolhida por uma família, sendo as restantes colocadas em instituições. Há cada vez menos portugueses dispostos a aceitar estes meninos e o Instituto de Segurança Social está à procura de novos lares.
Em Portugal, apenas 639 famílias tiveram provisoriamente à sua guarda uma criança até se resolverem os problemas familiares do menor, segundo dados do Instituto de Solidariedade Social (ISS) relativos a 2009. Nesse ano, o acolhimento familiar foi a opção escolhida para 948 menores. 'As restantes 9571 crianças foram parar a instituições', lamentou Manuel Araújo, presidente da Mundos de Vida, a única associação particular no país com uma bolsa de famílias de acolhimento. Em cinco anos, a Mundos de Vida conseguiu 'encontrar', 53 famílias e agora lançou a campanha «Procuram-se Abraços 2011», com o objetivo de 'encontrar mais 20 famílias'
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
DEPOIS DE NOVEMBRO VÃO-NOS MAIS AO BOLSO
Despesa com medicamentos
cresceu 8% até Novembro
As medidas de contenção da despesa com medicamentos só começaram a ter efeito em Outubro e Novembro.
O pacote de medidas aplicado pelo Governo ao sector dos medicamentos, em 2010, que incluiu alterações às comparticipações e descidas de preços, começou finalmente a ter resultados visíveis na redução da despesa do Estado.
Com a despesa com remédios vendidos nas farmácias sempre a crescer nos primeiros nove meses de 2010 - atingindo um valor recorde em Setembro (175 milhões de euros gastos em comparticipações) - Outubro e Novembro registaram finalmente uma quebra da despesa: menos 5% e 18% respectivamente face aos mesmos meses de 2009.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
OXALÁ...
Cristiano apresentado esta segunda-feira
Está em Lisboa desde sexta-feira, já fez exames médicos e assinou ontem contrato com os leões. A BOLA surpreendeu o médio numa unidade hoteleira perto do Estádio José Alvalade.
Cristiano é o primeiro reforço de Inverno do Sporting, garantido, no entanto, já a escassas horas do encerramento da janela de transferências de Janeiro, que termina hoje à meia noite.
O médio brasileiro, de 27 anos, será hoje apresentado pelos leões, numa cerimónia que ainda não tem hora marcada.
O jogador está em Lisboa desde sexta-feira e assinou ontem contrato com os verde-e-brancos ao que tudo indica, e tal como A BOLA escreveu na sua edição de domingo, por dois anos e meio.
No entanto, ninguém confirma ainda a duração do vínculo que deverá ser oficializado esta segunda-feira, com a natural comunicação à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Entretanto, durante o fim-de-semana, o jogador foi submetido à normal bateria de exames médicos, tendo passado sem problemas, mostrando que pode, desde logo, ser opção para Paulo Sérgio, assim o treinador o entenda.
Cristiano, recorde-se, rescindiu contrato com o PAOK, da Grécia, na sexta-feira, precisamente no dia em que viajou rumo à capital portuguesa.
"A BOLA"
AS FACES ...
Presidente do STJ recusa recurso
O presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha Nascimento, recusou liminarmente o recurso interposto por Paulo Penedos no âmbito do processo ‘Face Oculta’ a propósito das escutas envolvendo José Sócrates.
Segundo a TVI, o magistrado terá ainda considerado nulo o despacho do juiz Carlos Alexandre que mantinha em envelope fechado no Tribunal Central de Instrução Criminal as cópias das escutas que envolvem o primeiro-ministro e Armando Vara.
O CM sabe que Paulo Penedos estuda agora a hipótese de recurso, devendo o caso chegar até ao Tribunal Constitucional. Caso não lhe seja dada razão, Paulo Penedos, que era advogado de Manuel Godinho nas sucateiras de Ovar, vai recorrer ao Tribunal dos Direitos do Homem.
"CORREIO DA MANHÃ"
MAS JÁ TÊM OS DEDOS EM FERIDA
Empresas já estão a vender jóias.
É oportunidade ou necessidade?
Algumas das maiores operações dos últimos meses até podem ter sido feitas por oportunidade de negócio. Mas a tendência vai acentuar-se. A crise assim o vai obrigar.
Brisa, Teixeira Duarte, PT, BCP, Grupo Espírito Santo. Nos últimos meses, grandes grupos económicos portugueses desfizeram-se ou anunciaram a intenção de se desfazerem de algumas das importantes jóias que compunham a sua carteira de activos no estrangeiro. Numa altura em que os bancos estão a pressionar as empresas para fecharem linhas de crédito e a dificultar o financiamento de novos investimentos, há quem veja em algumas destas operações uma reacção à falta de circulação de dinheiro na economia.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
ENGANAM-NOS COM VENENO
Combustível low cost da Galp
viola lei com gases "altamente prejudiciais"
O ministério da Economia confirmou agora os resultados das análises. Empresa pode ser multada até 44,5 mil euros
As análises às amostras dos combustíveis vendidos pela Galp recolhidas pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) mostraram que a versão low cost da gasolina sem chumbo 98, que a petrolífera lançou no ano passado, apresenta valores ilegais e "altamente prejudiciais para o ambiente" ao nível da libertação de gases NOx - óxidos de nitrogénio.
Em causa está o teor de enxofre presente na amostra recolhida deste combustível, que a lei limita a 10 miligramas por quilo (mg/kg) e que na amostra do ACP chegava aos 14,8 mg/kg. Um valor que "excede assim, o valor limite estabelecido na especificação de 10 mg/kg e o limite de tolerância de 11,8 mg/kg", segundo a resposta do Ministério da Economia datada de 27 de Janeiro, três meses depois da entrada de um requerimento com "carácter de urgência" apresentado por deputados do Partido Socialista, sobre esta matéria - note-se que até 2009 o teor máximo permitido chegava aos 50 mg/kg.
"i"
O DINHEIRO É POUCO
Mais de 1200 alunos já cancelaram este ano
a inscrição só em três das universidades
Quase 750 estudantes cancelaram a sua inscrição nas universidades do Porto e de Coimbra desde o início do ano lectivo. Também na Universidade do Minho (UM) o número de abandonos ronda os 500. As associações académicas atribuem culpas às novas regras de atribuição de bolsas de estudo.
A maioria das desistências teve lugar na Universidade de Coimbra, onde 598 estudantes cancelaram a inscrição até sexta-feira passada. Este número é maior do que o registado durante todo o ano lectivo anterior, quando 515 alunos deixaram a instituição. Segundo a reitoria da mais antiga universidade portuguesa, não é expectável que as desistências aumentem muito nos próximos meses. Na Universidade do Porto, 145 alunos requereram o cancelamento da matrícula, mas este valor está ainda aquém do total de desistências do ano passado (217). As faculdades de Engenharia (69) e de Letras (21) são aquelas onde se regista um maior número de desistências.
"PÚBLICO"
BOM RESULTADO
Marisa Barros bate recorde pessoal
Na Meia-Maratona Manuela Machado
O queniano Evans Taiget, em masculinos, e a benfiquista Marisa Barros, em femininos, conquistaram este domingo a 13.ª edição da Meia-Maratona Manuela Machado, disputada em Viana do Castelo.
Taiget registou 1.03,21 horas, deixando o russo Oleg Kulkov (2.º), a 3 segundos, enquanto Sérgio Silva, melhor português, fechou o pódio, com 1.03,34 horas.
Já Marisa Barros gastou 1.10,30 horas, chegando à meta muito antes da russa Elsa Kireeva (2.ª), com 1.13,29, e de Doroteia Peixoto (3.ª), com 1.15,05.
A prova, organizada pelo Cyclones AC, clube presidido pela antiga campeã mundial da maratona Manuela Machado, teve 1.367 concorrentes masculinos e 108 femininos classificados.
"RECORD"
SE NÃO SE VACINOU AINDA VAI A TEMPO
Gripe deixou hospitais sem camas
Gripes, pneumonias e problemas respiratórios em idosos e crianças estão a complicar os internamentos em hospitais como o Amadora-Sintra ou o S. João, no Porto. Uma situação que ainda não é considerada dramática pelos responsáveis hospitalares, que estão a recorrer às camas de outros serviços para dar resposta ao aumento da procura.
No Hospital Amadora-Sintra, foi preciso requisitar camas de outros serviços para responder às necessidades de internamento provocadas pela gripe A e por complicações de doenças respiratórias, sobretudo em idosos e crianças. As urgências estão a receber por dia uma média de 418 pessoas, mais 130 do que seria normal. Mas houve dias em que na urgência geral foram atendidos quase 600 doentes.
"Estamos a ter grande afluência nas urgências e um aumento dos internamentos por causa da gripe e outras infecções respiratórias", confirma o assessor de imprensa da unidade, Paulo Barbosa. São casos de gripe A, gripe B e de pneumonias. "As 204 camas de medicina não chegavam e tivemos de deslocar 26 camas de otorrino e de oftalmologia para responder a todos os casos", refere o assessor, que garante que a unidade tem capacidade de resposta e ainda não foi necessário cancelar cirurgias programadas.
No Hospital de São João, no Porto, os doentes nas urgências e no internamento também dispararam. Há "um aumento na afluência às urgências com casos de gripe sazonal maior do que no ano passado, quando havia gripe A", admite fonte do hospital
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Sem comentários:
Enviar um comentário