...que os assaltos continuam
COMPRE JORNAIS
PRESTÍGIO OU SUBSERVIÊNCIA AOS EUA???
ONU: Portugal à frente de comissões
sobre Coreia do Norte
e tribunais internacionais
De acordo com uma fonte da missão diplomática portuguesa, das consultas entre os membros do Conselho saiu também um acordo informal para que Portugal assuma em 2012, no seu segundo ano como membro não permanente, a presidência do grupo sobre os métodos de trabalho do organismo, que era o principal objectivo da diplomacia portuguesa.
O Conselho de Segurança reúne-se esta terça-feira pela primeira vez com os novos membros, uma vez que o primeiro dia de trabalho do ano, hoje, é feriado oficial da ONU.
A fonte ouvida pela Lusa assume que as duas áreas a que Portugal, um dos cinco novos membros não permanentes do Conselho de Segurança nos próximos dois anos, irá presidir serão “especialmente difíceis”, mas garante que existem “competências e conhecimento” na missão e na diplomacia portuguesa para assumir “calmamente” as pastas.
Anteriormente presidido pela Turquia, o comité sobre a Coreia do Norte é responsável pela aplicação de sanções, implementação das decisões e avaliação de resultados das mesmas.
A atribuição de pastas no Conselho foi negociada durante mais de um mês e concluída no final de Dezembro.
"PÚBLICO"
PORQUÊ???
Salvio era a peça que faltava
A imagem está estafada mas não deixa de ser a que melhor define a situação de Salvio. O camisola 8 é o primeiro reforço do Benfica, em 2011, e fecha o círculo de jogadores do meio-campo para a frente que comunicam em castelhano.
Emprestado pelo Atlético Madrid, Salvio demorou perto de 4 meses a dar um ar da sua graça na Luz. A 18 de dezembro, por ocasião da receção ao Rio Ave, contribuiu com um bis para a goleada que encerrou a campanha dos encarnados em 2010.
"RECORD"
BARAFUNDA A QUEM SERVE???
INE altera recolha de dados sobre o desemprego
Os números do primeiro trimestre deste ano não serão comparáveis com a série anterior.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai passar a recolher os dados sobre o desemprego por telefone, em vez de o fazer presencialmente. Os dados com base na nova metodologia serão publicados pela primeira vez a 18 de Maio e referem-se ao primeiro trimestre deste ano. O instituto estatístico refere que com esta nova séria será impossível comparar os novos dados do desemprego com os anteriores.
Numa nota informativa sobre esta alteração, o instituto presidido por Alda Carvalho refere que esta mudança na recolha dos dados foi decidida em Abril de 2008 e teve como objectivo contornar as dificuldades da recolha de dados presencialmente. Apesar de reconhecer que em Portugal a recolha de informação via telefone para a produção de estatísticas oficiais é "ainda algo incipiente", o INE justifica que o "elevado peso da população residente em áreas urbanas e suburbanas" e a "alteração do modo de vida pessoal e familiar em termos de ocupação do tempo e sentimento de insegurança que lhe está normalmente associado" têm "criado algumas dificuldades na obtenção da colaboração das famílias na resposta aos inquéritos realizados pelo INE através do contacto presencial nos respectivos domicílios".
"DIÁRIO ECONÓMICO"
JUSTIÇA TESA, JUSTIÇA PRESA
Tribunais sem dinheiro para base de dados de ADN
Cada exame custa 500 euros. Juízes dizem que crimes têm pesos diferentes.
Os juízes não estão a cumprir a lei e a alimentar a base de dados de perfis de ADN criada pelo Governo em 2008, e que conta com menos de cem perfis de condenados. Segundo a lei, deveriam fazê-lo sempre que condenam alguém com pena de prisão igual ou superior a três anos. Mas os tribunais não têm orçamento para pagar os perfis.
Quem o afirma é Bravo Serra, vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura (CSM). "O problema é de dinheiro. O Instituto Nacional de Medicina Legal (INML) cobra cerca de 500 euros por cada exame. Os tribunais não têm esse dinheiro no orçamento. Não há verbas inscritas no Ministério da Justiça para esse tipo de procedimentos", diz Bravo Serra. "Cada ano são condenadas mais de mil pessoas. Os tribunais não têm verbas para tanto. O problema e a solução está nas mãos do Ministério da Justiça", remata Bravo Serra.
Simas Santos, presidente do Conselho de Fiscalização da Base de Dados de Perfis de ADN que funciona em Coimbra, está alerta para o problema. "Essa pode ser uma das faces do problema. Será que esse preço poderia baixar? Não sei. Mas é uma preocupação que vou ter de reportar à Assembleia." "Há que dizer que uma pessoa como voluntária pode pedir exames de ADN. Será que continua a ser voluntária a pagar esse preço?", questiona o responsável.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
NOTÁVEL
Boaventura de Sousa Santos
México atribui prémio inédito
O sociólogo Boaventura de Sousa Santos venceu o Prémio México de Ciência e Tecnologia 2010 pelo seu contributo para o conhecimento científico universal. Segundo uma nota de imprensa do Centro de Estudos Sociais, do qual Boaventura Sousa Santos é diretor, o prémio, no valor de 37 mil euros, distinguiu pela primeira vez um cientista social.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
CHAMA-SE JUSTIÇA SOCIAL...
Venda de carros de luxo disparou em 2010
A Porsche aumentou vendas em 88,4%
Mais de 28 mil portugueses aproveitaram para comprar carro em Dezembro último e fugir à subida de impostos que o novo ano trouxe. A venda de automóveis ligeiros de passageiros subiu 61,9%, sendo que a procura de carros de luxo cresceu cerca de 50% em 2010.
Em Dezembro do ano passado, o mercado nacional de automóveis ligeiros de passageiros registou a venda de 28 142 veículos, o que correspondeu a um crescimento de 61,9% em relação a igual mês de 2009.
A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) explica que esta antecipação da procura no final de 2010 se deveu a factores, que de forma conjugada, proporcionaram um aumento da carga fiscal em 2011, como é o caso da extinção do programa de incentivos ao abate de veículos em fim de vida para carros não exclusivamente eléctricos e dos aumentos do IVA, do Imposto Sobre Veículos e do Imposto Único de Circulação.
Em termos acumulados, de Janeiro a Dezembro do ano anterior, foram vendidos 269 162 veículos ligeiros em Portugal, o que significa um acréscimo de 34,6% em relação a 2009, que foi um dos piores anos da história do sector, no que a vendas diz respeito.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
PELAS PIORES RAZÕES
Pedro Lopes suspenso por 15 anos
Pedro Lopes, que na última temporada representou o Loulé-Louletano, foi suspenso por 15 anos em virtude de ter falhado vários controlos fora de competição.
A pesada pena aplicada pelo Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Ciclismo, deve-se ao facto de o corredor algarvio ser reincidente em casos de doping ao longo da carreira, tendo em 2004 perdido o título de campeão nacional por ter dado positivo no controlo efectuado após a corrida, com o mesmo a ser atribuído a Bruno Castanheira, que tinha sido o segundo classificado.
Natural de Tavira, onde nasceu a 29 de Junho de 1975 (35 anos), Pedro Lopes ascendeu a profissional em 1996 ao serviço da Recer-Boavista, passando ao longo da carreira pelo Progecer-Tavira (1997), LA-Pecol (1988 a 2004), LA-Liberty Seguros (2005 e 2006), Benfica (2007 e 2008) e Loulé-Louletano (2009 e 2010). Com vários triunfos nos 14 anos como profissional, venceu uma etapa na Volta a Portugal em 1998, representou Portugal nos Jogos Olímpicos em 1996 e nos Campeonatos do Mundo de 2002 e 2003. A pena aplicada vigora entre 29 de Dezembro de 2010 e 29 de Dezembro de 2025.
"A BOLA"
POBRETES
Carência social enche Urgências
O aumento dos utentes, sobretudo idosos, verificado ontem na Urgência do Hospital Garcia de Orta, em Almada, reflecte uma "diminuição de recursos dos centros de saúde e uma maior carência social", afirmou a directora clínica da unidade, Ana França.
Há uma semana aquela Urgência registou um acréscimo de mais cem utentes, doentes que não precisavam de cuidados urgentes. Ontem, foram outros os motivos que levaram os doentes à Urgência. Conforme explicou ao CM Ana França, o maior problema é que desde 23 de Dezembro estão a ser internados 37 a 39 doentes por dia, o que corresponde a um aumento de 20% dos internamentos pela Urgência. "Numa semana já internámos 330 doentes e temos 585 camas", especificou.
"CORREIO DA MANHÃ"
"BAD BANK" OU "BAD PEOPLE"???
Limpeza retira buraco e apoio da CGD do banco
Os empréstimos da Caixa Geral de Depósitos ao Banco Português de Negócios (BPN), que ascendem a 4,6 mil milhões de euros, vão ser transferidos para os veículos que vão absorver os activos problemáticos da instituição nacionalizada em Novembro de 2008.
Assim, além das insuficiências de capital de mais de dois mil milhões de euros, a "limpeza" do BPN vai também passar pela assistência de liquidez que tem sido assegurada pela CGD.
Com a transferência dos activos problemáticos (imobiliário, malparado e participações financeiras), do "buraco" e dos empréstimos para o chamado "bad bank", que vai ser acompanhada de um aumento de capital de 500 milhões de euros no BPN, o banco passa a ter uma situação financeira equilibrada.
O rácio de solvabilidade da instituição superará o mínimo de 8% exigido pelo Banco de Portugal, o que lhe permitirá passar a funcionar como qualquer outro banco, designadamente, concedendo crédito novo.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
E OS CARTÕES DE CRÉDITO, E OS TELEFONES E ETC.???
"Há pelo país todo carros do Estado
a ir buscar assessores a casa"
No caso das escutas, o candidato a Belém é peremptório: "Se estivesse a ser escutado, demitia o governo"
Fernando Nobre tem sido criticado por falar do seu passado profissional, mas garante que não é demagogia perguntar a um opositor se já viu corpos esmagados à sua frente: um chefe de Estado deve ter "sensibilidade particular para os grupos mais desfavorecidos". O fundador da AMI não exclui, se perder esta eleição, voltar a candidatar-se à Presidência da República daqui a cinco anos. Rejeita fazer qualquer ataque ao adversário Cavaco Silva por causa do caso BPN, apesar de criticar o Presidente no caso das escutas a Belém, e elogia o primeiro-ministro, que, confessa, não conhece, por ser "lutador, empenhado e determinado". Mas insurge-se contra o Orçamento do Estado e garante que havia alternativa aos cortes feitos nos ordenados dos funcionários públicos. Para o provar dá o exemplo dos carros do Estado que vão todos os dias de Lisboa ao Cartaxo para transportar cinco assessores para os ministérios.
"i"
Sem comentários:
Enviar um comentário