26/01/2011

ALMORRÓIDA TRAFICADEIRA


Pequenos aviões traficam 
     dinheiro, diamantes, droga, 
                              armas e pessoas

por Augusto Freitas de Sousa

O alarme é dado pela Europol. 
Antes era droga, agora é todo o tipo de contrabando: pessoas e valores

Diamantes, drogas, armas e até pessoas. Tudo tem sido traficado em pequenos aviões. Um dos locais referenciados pela Europol são os países do Sul que recebem, em pequenos aeródromos, aviões provenientes de África e dos Estados Unidos.

Esta polícia europeia refere que há muito que a criminalidade organizada utilizava este meio de transporte para traficar grandes quantidades de droga, mas, recentemente, os aviões ligeiros estão a ser utilizados para facilitar a imigração ilegal, contrabando de vítimas de tráfico humano, tráfico de armas, diamantes e de grandes quantias de dinheiro.

A Europol refere que grupos criminosos do Norte da África fazem viagens regulares - por exemplo, com cargas de 50 kg - com destino aos pequenos aeroportos em partes remotas do Sudeste da Europa. Estes grupos especializam-se em voos baixos e lentos, sempre em silêncio de rádio para evitar a detecção. São utilizadas duas formas de entrega de mercadorias: não chegam a pousar e deixam cair a carga em locais predefinidos, ou aterram em pistas escondidas, a maioria em campos agrícolas e áreas de propriedade privada.

Ao que tudo indica, todos os tipos de aviões são usados, desde aeronaves de pequeno porte até jactos executivos. Além das rotas extra-comunitárias, este tipo de transporte também está a ser usado entre países europeus e inclui ainda o uso de helicópteros. Segundo as investigações, a maioria das aeronaves estão registados na União Europeia, nos Estados Unidos e em países africanos.

Foi ainda detectado que inúmeros pilotos de nacionalidade europeia adquirem licenças de voo em países fora da comunidade. Um factor fundamental para este aumento de aviões ligeiros para o tráfico é, segundo a Europol, a falta de acompanhamento das centenas de pequenas pistas em toda a Europa. A Europol pede aos Estados Membros que revejam a legislação na área da aeronáutica.

IN"i"
26/01/11

Sem comentários: