30/04/2010

TENHA UM BOM DIA


O autor da biografia autorizada e de outras publicações relacionadas com José Mourinho, Luís Lourenço, também seu amigo pessoal, lançou ontem um novo livro, que não poderia chegar em melhor altura, com a qualificação do Inter para a final da Liga dos Campeões.
Chama-se "Mourinho - A Descoberta Guiada" e visa novamente o tema da liderança. O autor explica que é um pouco diferente do anterior, intitulado "As Lições de Mourinho". "É uma consequência do outro, mas enquanto o anterior era mais académico, de consulta, este é completamente diferente. Os princípios são os mesmos mas foi colocado maior pragmatismo", revelou Luís Lourenço.
"RECORD"

O Barómetro da Marktest para Abril para a “TSF” e “Diário Económico” mostra que se as eleições legislativas tivessem lugar este mês, o novo líder do PSD levava a melhor com 39,8 por cento das intenções de voto, a primeira vez que o PSD vai à frente em sondagens desde a eleição de José Sócrates. PS só conseguiria 34 por cento.
Já o CDS-PP fica-se pelos 4,5 por cento, menos 5,4 pontos que em Março. O Bloco de Esquerda desce de 11 para oito por cento, mas mantém-se como a terceira força política. O PCP subiu para 7,2 por cento, mantendo-se também na quarta posição.
"A BOLA"

A reavaliação de projectos para aliviar os encargos financeiros do Estado ontem assinalada por Teixeira dos Santos ficou reduzida à suspensão parcial da Auto-Estrada (AE) do Centro. TGV Lisboa/Madrid, aeroporto e todas as outras rodovias são para continuar.
O Governo vai manter todos os investimentos já assumidos, concretamente os contratos de obras já adjudicados, e também os que são considerados fundamentais "para o desenvolvimento económico do País", precisou ontem o ministro das Obras Públicas, António Mendonça. E o único projecto (ainda em fase de concurso) que vai ser reavaliado é o da AE Centro, mantendo-se apenas a ligação Coimbra/ Viseu, por ser "a prioridade" desta obra.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

A Marcha Global da Marijuana, uma iniciativa internacional que reivindica a sua legalização, vai realizar-se sábado em mais de 200 cidades, incluindo o Porto, com concentração marcada para as 15h00, na Praça do Marquês.
A marcha, que se realiza desde 1999, no primeiro sábado de Maio, tem invocado questões terapêuticas, alegando que a planta tem "dezenas de aplicações no tratamento e prevenção de doenças", questões sociais, legais e de Saúde Pública.
"CORREIO DA MANHÃ"

A nova lei sobre a tributação das mais-valias é, afinal, mais abrangente do que se supunha. Não atinge apenas os investidores particulares residentes em Portugal. Os comerciantes e empresários que vendam quotas da empresa, e que até aqui eram taxados a 10%, passam a ser alvo de um imposto de 20%.
A lei aplica-se a todas as quotas alienadas a partir de 1 de Janeiro de 2010, tal como na venda de valores mobiliários. O diploma é omisso quanto ao horizonte de aplicação, o que esvazia o debate sobre a constitucionalidade.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Nas estradas portuguesas ainda há quem guie ilegalmente, supondo o contrário, por desconhecimento de uma lei já de 2005 que passou a exigir renovação das cartas de condução aos 50 anos. Anteriormente, a primeira renovação era exigida aos 65 anos de idade.
"PÚBLICO"

Em Portugal calcula-se que haja entre 500 e 600 mil pessoas a viver com cinco ou mais doenças crónicas, refere Luís Campos, médico internista e presidente do Fórum Internacional sobre o Doente Crónico, que decorre hoje e amanhã. Em análise vai estar o impacte destas doenças e a melhor forma de articular as estruturas na área da saúde para benefício dos doentes afectados. Metade da população tem pelo menos uma doença.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Sem comentários: