23/12/2010

TENHA UM BOM DIA............


...e seja solidário com quem sofre

COMPRE JORNAIS

OS "CUSTOS POLÍTICOS" SÃO OS JOBS E OS BOYS
Eléctricas poderão discriminar custos 
políticos nas facturas mensais
Os custos não-energéticos, em 2011, custarão 
2,5 mil milhões de euros aos consumidores.

A Entidade Reguladora para o Sector Energético (ERSE) quer discriminar os custos políticos nas facturas de electricidade. O presidente da entidade, Vítor Santos, afirmou ontem - na audição parlamentar sobre o aumento dos preços de electricidade para 2011 - que essa será uma das questões a debater no primeiro semestre de 2011, no âmbito da revisão dos regulamentos da ERSE no sector.
"Uma das propostas que vamos sugerir para a revisão de regulamentos será sobre a forma de divulgar na factura a informação relativa aos CIEG [custos de interesse económico geral, que resultam de decisões políticas] de forma clara e pedagógica", avançou o presidente do regulador energético aos deputados, sempre com uma "perspectiva de clarificar e não na perspectiva de confundir".
A transparência da factura energética foi uma das ideias mais debatidas na audição de Vítor Santos. É que esta parcela de custos políticos vai pesar 44% na factura mensal de electricidade - ou seja, um total de 2,5 mil milhões de euros pagos pelos consumidores em 2011.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

MISÉRIA
Diplomatas não têm dinheiro 
para representar Portugal
Custos de habitação e despesas de saúde em Nova Iorque mudaram muito nos últimos dez anos. Remunerações foram congeladas na década de 90.
Todos representam Portugal no mundo, mas nem todos podem fazê-lo com os mesmos meios. Há diplomatas portugueses destacados no estrangeiro que não têm dinheiro para cumprir devidamente as suas funções, alerta a Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP).
As remunerações do corpo diplomático não são actualizadas desde a década de 90 e estão mal adaptadas à realidade e ao custo de vida onde Portugal tem missões. O congelamento das tabelas salariais e de abonos levou a situações extremas. Um diplomata em Oslo, Londres, Nova Iorque ou Tóquio, que tenha de pagar o aluguer de um apartamento normal para viver com a família, precisa de despender à volta de cerca de dois mil euros do próprio bolso. Isto porque o subsídio de habitação que o Estado português paga é, em muitos casos, insuficiente para cobrir essa despesa.
Os salários parecem elevados, mas os diplomatas distinguem caso a caso. Assim, enquanto um chefe de missão em Madrid - uma cidade com o custo de vida semelhante ao de Lisboa - aufere 13 743 euros, o que vive na capital mais cara do mundo, Oslo, fica-se pelos nove mil euros. E há muitos mais. O chefe de missão em Atenas ganha 10 675 euros, quase tanto como o que está em Londres (cerca de onze mil e oitocentos euros) , embora existam diferenças acentuadas no nível de vida.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

ARPOADA NO NOSSO BOLSO, OH CHEFE!!! TECNOLOGIA PARA 30 ANOS???
«Arpão»já foi recebido mas só chega em 2011
A Marinha portuguesa recebeu, a título provisório, o «Arpão», mas falta saber se o Governo português vai mesmo concluir o negócio…

Na receção provisória do submersível que teve lugar em Kiel, na Alemanha, esteve o chefe do Estado-Maior da Armada, Saldanha Lopes.
A chegada do «Arpão» a Portugal está marcada para o primeiro trimestre de 2011, depois de serem realizados todos os testes de mar e de cais.
Na cerimónia de ontem, o chefe do Estado-Maior da Armada afirmou que os dois submarinos vão permitir explorar áreas com 'interesse estratégico', sublinhando que estes equipamentos asseguram as necessidades operacionais para os próximos 30 anos.
No discurso que fez na cerimónia de receção provisória do «Arpão», em Kiel, o almirante Saldanha Lopes assinalou que Portugal tem 'grandes interesses no mar que devem ser salvaguardados e que são cruciais para o desenvolvimento', do país.
'Ao explorarmos a nossa dimensão subaquática, estamos a melhorar decisivamente a nossa capacidade de aumentar a vigilância do nosso espaço, mantendo as nossas águas seguras', sublinhou. Segundo o CEMA, o «Arpão» representa 'um marco', para a Armada Portuguesa.
'Com este submarino, equipado com tecnológica moderna, a nossa esquadra aproxima-se do seu nível de ambição', referiu, acrescentando que com este equipamento, a Armada 'será mais forte no futuro próximo e estará melhor preparada para enfrentar os desafios do século XXI',
O CEMA acrescentou que os novos submarinos correspondem aos requisitos operacionais do seu ramo para os próximos 30 anos e que os novos sistemas tecnológicos representam 'um enorme desafio para as tripulações e equipas de manutenção',
'O que vemos aqui é o resultado de um trabalho árduo', afirmou, elogiando em seguida todos os intervenientes no processo de aquisição dos dois submarinos.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

UMA FORTUNA
460 mil ganham até ao valor do salário mínimo
Há 460 mil trabalhadores que recebem até 475 euro, valor do salário mínimo que vai ser aumentado em 10 euro. O custo anual deste aumento é de 329 euro por trabalhador, incluindo-se aqui os acréscimos no salário e nos descontos do patrão e empregado para a Segurança Social.
O salário mínimo nacional (SMN) sobe 10 euros em Janeiro, totalizando 485 euros, mas atingirá os 500 euros até Outubro. A garantia foi dada, ontem, pela ministra do Trabalho depois da reunião de concertação social. "Os 500 euros serão uma realidade durante o ano de 2011", disse Helena André.
Helena André explicou que a atribuição do SMN será feita de forma faseada. Haverá dois momentos de avaliação para decidir novos aumentos, em Maio e Setembro, que se repercutirão em Junho e Outubro, respectivamente. Ou seja, os trabalhadores que ganham o SMN poderão contar com 500 euros em Outubro.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), são 460 mil portugueses que ganham até 475 euros e nem o último estudo do Governo, que apenas refere dados dos Quadros de Pessoal de 2008, consegue dizer com exactidão o número de trabalhadores a receber o SMN.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

POR FAVOR, PRIMA DONA NÃO!!!
Vanessa à beira da exclusão
Vanessa Fernandes esteve à beira de ser banida do estágio que a Selecção Nacional de triatlo hoje conclui em Vilamoura, no Algarve.
Tal como A BOLA dera conta ontem, a atleta do Benfica recusou efectuar, na terça-feira, o controlo de treino de corrida, alegando não estar na melhor forma.
Após ter chegado várias horas atrasada à concentração de sábado, Vanessa também não compareceu ao segundo treino, na manhã de domingo.
Face ao terceiro incidente, na terça-feira, direcção técnica e Federação de Triatlo de Portugal viram-se forçadas a reunir, depois do almoço, com a atleta do Benfica, chegando a estar em cima da mesa a eventual exclusão de Vanessa do estágio.
Que acabou por não se verificar, depois da vice-campeã olímpica em Pequim-2008 ter reconsiderado a recusa em fazer o controlo de treino de corrida, vindo a realizá-lo ontem, às 11 horas da manhã.
"A BOLA"

INVESTIGAÇÃO EM PORTUGAL
Disfunção com novo tratamento
Um investigador da Universidade do Porto descobriu uma forma de tratar a disfunção eréctil nos diabéticos ao identificar uma nova via de relaxamento das artérias do pénis.
"Esta nova via de relaxamento pode complementar as terapêuticas já existentes, nomeadamente no grupo dos doentes diabéticos e cardiovasculares, pois são os que apresentam maiores dificuldades no relaxamento das artérias do pénis", refere o investigador La Fuente de Carvalho, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
A descoberta deste urologista, cujo estudo foi distinguido pela Sociedade Europeia de Medicina Sexual, envolve o recurso a sulfídrico de hidrogénio no relaxamento das artérias do pénis. Esta molécula dilata as artérias penianas e, desta forma, melhora a erecção. Em Portugal, quase 13% da população masculina é afectada pela disfunção eréctil, estimando-se que a prevalência nos doentes diabéticos atinja os 60%.
"CORREIO DA MANHÃ"

DÊEM LUGAR A OUTROS, BASTA DE TACHOS
Federação de Futebol penhorada em 5 milhões
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está a ser executada em 4,9 milhões de euros. Três dos patrocinadores da Selecção Nacional já foram notificados para uma penhora dos seus patrocínios.
Em causa está o pagamento de uma indemnização em dívida a um antigo fornecedor dos equipamentos desportivos Olympic, que ganhou nos tribunais um processo contra a entidade presidida por Gilberto Madaíl.
O Negócios consultou o processo, que está entregue na Secretaria-geral de Execução de Lisboa. A Ricoexport, a empresa em causa, assinou um contrato com a FPF para o fornecimento dos equipamentos das selecções nacionais entre 1995 e 1998.
Mas em 1996, ano do Europeu de Futebol, a Federação rescindiu unilateralmente o contrato, tendo a Selecção passado para equipamentos Nike. E começou o litígio: a Ricoexport processou a FPF pelos prejuízos sofridos com a rescisão do contrato que só terminaria dois anos depois, pedindo uma indemnização. O caso chegou até ao Supremo, tendo a sentença que condenou a FPF transitado em julgado em 2005.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

 E CONTINUAM COM APOIO SOCIAL???
Contraceptivos. 1650 mulheres 
continuaram sem usar após o aborto
A 96% das mulheres foi aplicado 
um contraceptivo após o aborto. Mas 4% 
respondeu ter optado por "nenhum"

A maioria das mulheres (96%) saiu da consulta de planeamento obrigatória após uma interrupção da gravidez com um método contraceptivo escolhido. Mas em 4% dos casos de abortos legais feitos entre Julho de 2007 e Agosto de 2010, as mulheres não optaram por qualquer contraceptivo para prevenir uma futura gravidez.
Os dados da Direcção Geral de Saúde sobre a prática do aborto legal em Portugal desde que a prática foi despenalizada mostram que o método contraceptivo aplicado em 1650 mulheres (num universo de 43 207) após a interrupção da gravidez foi "nenhum".
Miguel Oliveira e Silva, presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, não entende como há uma percentagem de mulheres que responde ter escolhido "nenhum" método contraceptivo quando sai do estabelecimento de saúde onde fez um aborto. Além disso, a lei estabelece que esses hospitais e clínicas devem garantir "obrigatoriamente às mulheres grávidas que solicitem aquela interrupção o encaminhamento para uma consulta de planeamento familiar".
Mas, para o especialista, mais grave do que o número de mulheres sem método contraceptivo é a percentagem de faltosas: "50% das mulheres que fazem um aborto não comparecem à consulta de planeamento familiar marcada para 15 dias depois", denuncia.
"i"

QUEM NOS ACODE
Alguns bens essenciais sobem mais 
que o salário mínimo em Janeiro
Em Janeiro, o salário mínimo nacional (SMN) vai aumentar de 475 para 485 euros, uma actualização de 2,1 por cento que ficará abaixo da taxa de inflação de 2,2 por cento estimada pelo Governo e abaixo dos 5,3 por cento previstos no acordo assinado em 2006. A decisão foi tomada ontem pela ministra do Trabalho, Helena André, que garantiu que o objectivo de chegar ao 500 euros no final do ano é para manter. A diferença é que, em vez de isso acontecer logo no início do ano, como é habitual, o aumento será feito ao longo de 2011.
Esta é a primeira vez, desde que, em 2006, foi assinado o acordo para o aumento do SMN, que esta remuneração tem um aumento abaixo da inflação, o que irá condicionar o orçamento de centenas de trabalhadores que verão alguns bens essenciais, como a electricidade ou o pão, aumentarem acima da inflação. "Aquilo que saiu da reunião de concertação é que os 500 euros serão uma realidade durante o ano de 2011 e que haverá dois momentos, em Maio e Setembro, para avaliar como é que vamos repercutir os 15 euros que não são aumentados no dia 1 de Janeiro.
"PÚBLICO"

BOA SORTE
Atlético Madrid confirma transferência de Simão
O Atlético Madrid confirmou, no seu site oficial, que chegou a acordo com o Besiktas para a transferência de Simão Sabrosa.
O jogador despede-se do clube espanhol e dos seus adeptos esta quinta-feira, pelas 12 e 30 (hora local), numa conferência de imprensa, onde estará acompanhado pelo presidente do clube, Enrique Cerezo.
Em nome do Atlético Madrid, Cerezo agradeceu a Simão tudo o que ele fez pelo clube:
"O clube manifesta a sua profunda gratidão a Simão pela dedicação e profissionalismo exibido enquanto envergou esta camisola e deseja sorte na nova aventura profissional e pessoal que vai realizar."
"RECORD"

Sem comentários: