05/12/2010

A GALÉCIA




A Galécia (em latim Gallaecia ou Callaecia) foi uma província romana a noroeste da Península Ibérica, que corresponde ao território onde se encontra a actual Astúrias, Galiza, e o norte de Portugal. A cidade mais importante e capital histórica era Bracara Augusta, a actual cidade de Braga.
Fazia parte da Hispânia Tarraconense, e tinha divisa ao sul com a Lusitânia.
A Galécia nasceu política e administrativamente com a invasão romana, embora ao nível cultural já existisse uma unidade regional, desde a Lusitânia em território dos populi castrorum (as "gentes dos castros") ou gallaeci (latinização do etnónimo grego kallaikói), nome por que eram conhecidas essas tribos do Noroeste da Península Ibérica na antiguidade clássica.
Os galaicos estavam distribuídos em três tribos principais à que corresponde a etimologia celta, latinizada nos documentos clássicos:
Já aparecem documentados os galaicos nas guerras de Lusitânia, lutando no exercito do líder tribal lusitano Viriato, contra o Império Romano.
Décimo Bruto, depois de conquistar a Galécia, rebaptizar-se-á a si mesmo com o agnomen Callaicus, significando "galaico".
Dividia-se administrativamente em três conventi:

WIKIPÉDIA

Sem comentários: