13/11/2010

TIVESSE UM BOM SÁBADO............

 ...que para a semana 
                        vão haver aumentos

compre jornais

QUER O TACHO
Presidenciais:Manuel Alegre não quer Presidente com visão de "superstição" ou "submissa"
O candidato presidencial Manuel Alegre afirmou hoje que Portugal precisa de um Presidente da República que não tenha uma visão de "superstição" perante o estrangeiro, nem uma posição quase "envergonhada" e "submissa" quando falam "grosso" de fora.
Manuel Alegre almoçou hoje com apoiantes da sua candidatura em Vila Real, focando o seu discurso na importância da palavra, que considerou ser a grande "arma de um Presidente da República".
Por isso considerou que, numa altura em que se está a assistir a um "ataque especulativo aos países periféricos" e que as taxas de juro da dívida soberana estão a subir por causa de "fatores artificiais", o Presidente da República tem "obrigação de falar".
"VISÃO"

ALERTA PAIS
Diabetes tipo 1 afecta cada vez mais crianças
O número de crianças com diabetes tipo 1 está a aumentar para idades cada vez mais jovens, surgindo anualmente cerca de 40 crianças com menos de quatro anos com a doença, alertou o coordenador nacional da diabetes.
As previsões apontam para que em 2020, em relação a 2005, a incidência de diabetes tipo 1 duplique nas crianças com menos de cinco anos, disse à agência Lusa a endocrinologista Alice Mirante, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, a propósito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala no domingo.
«Era um número nunca antes imaginado ser possível e que coloca um desafio muito grande aos médicos pediatras» e «exige uma estrutura de cuidados extremamente cuidadosa», defende, por seu turno, o coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes, José Manuel Boavida.
Alice Mirante acrescentou que o número de crianças com diabetes tipo 1 está a aumentar em todas as idades, nomeadamente nas crianças mais jovens, mas «é uma tendência que se verifica em Portugal e no resto do mundo».
No entanto, salienta, «as crianças com diabetes tipo 1, especialmente as crianças com menos de cinco anos, são um grupo que nos merece a maior atenção».
Segundo a médica, os factores relacionados com esta doença são «múltiplos e englobam a susceptibilidade genética ligada às doenças auto-imunes, bem como múltiplos factores ambientais que levam à destruição auto-imune das células beta do pâncreas produtoras de insulina».
"SOL"

O PAÍS PRECISA DE OUTROS POLÍTICOS, JÁ
Luís Amado: o país precisa já de uma coligação
Numa entrevista exclusiva ao Expresso, o ministro de Estado e dos Negócios estrangeiros diz que a razão tem que se sobrepor à paixão num momento especialmente grave. Amado diz que está disposto a abandonar o lugar se isso facilitar um entendimento que permita um governo estável.
"EXPRESSO"

 OBAMA OH QUE LINDO OBAMA, OBAMA DO CAPITAL...
Obama almoça com Cavaco e Sócrates no dia 19
A visita de trabalho que o Presidente norte-americano irá efectuar a Portugal no dia 19, a convite do chefe de Estado português, irá incluir um almoço com Cavaco Silva e um encontro com o primeiro-ministro. .
De acordo com uma nota da Presidência da República, o programa da visita "inclui um encontro entre os dois chefes de Estado, seguido de um almoço de trabalho oferecido pelo Presidente Cavaco Silva e de um encontro do Presidente Obama com o primeiro-ministro, José Sócrates". Barack Obama desloca-se a Portugal por participar na Cimeira da NATO, que decorre em Lisboa nos dias 19 e 20 de Novembro.
"SÁBADO" 

???????
Portagens: Venda “anormal” 
de dispositivos electrónicos
Perto de 120 mil dispositivos electrónicos de cobrança de portagens foram vendidos ou alugados no último mês e meio em Portugal, um número "perfeitamente anormal" só justificado pelo fim de três SCUT, foi este sábado divulgado.
Segundo dados facultados à Lusa, a fatia de leão cabe à Via Verde, com cerca de cem mil identificadores vendidos.
Em relação aos chamados ‘chip’ de matrícula, os CTT tinham vendido 17.270, para veículos de matrícula portuguesa, e alugado mais 925, para viaturas estrangeiras.
As portagens nas antigas SCUT do Norte Litoral, Grande Porto e Costa da Prata entraram em vigor a 15 de Outubro.
Este primeiro mês ficou marcado, sobretudo, pela contestação dos automobilistas espanhóis, que se viram confrontados com a obrigatoriedade de alugar o ‘chip’ de matrícula, por 27 euros, e a carregá-lo com 50 ou 100 euros, consoante se trate de um ligeiro ou de um pesado.
A contestação subia de tom quando os informavam que estes carregamentos apenas eram válido para três meses, perdendo os automobilistas os eventuais saldos que tivessem quando aquele período expirasse.
"CORREIO DA MANHÃ"

Verbas para cheques-dentista crescem 50% em 2011
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou hoje que o orçamento do Ministério da Saúde para 2011 prevê 31 milhões de euros para cheques-dentista.
Esta verba representa um aumento superior a 50% quando comparada com os 14 milhões destinados a esta medida em 2010 e, para Manuel Pizarro, o aumento em causa é um aspecto positivo em ano de cortes orçamentais, representando uma evolução significativa em termos de acesso à medicina oral.
“Esta é uma batalha que parece estar ganha”, declarou o Manuel Pizarro. Para o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, a parceria entre Estado, profissionais e empresas no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral revelou-se “feliz e inteligente” e, embora motivando uma “transformação que ainda está em curso”, beneficiou já 90 mil grávidas e idosos, assim como meio milhão de jovens e crianças.
“Todos acreditam que, por mais críticas e insuficiências que se possam apontar [ao sistema], este programa vai fazer a diferença”, defendeu Manuel Pizarro.
O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, declarou à Lusa que, “num contexto de corte no Serviço Nacional de Saúde, é importante manterem-se os valores [para atribuição de cheques-dentista] e esses até serem aumentados”.
De lembrar que o Ministério da Saúde alargou recentemente este programa a 3.000 doentes infectados com VIH/Sida.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

UMA LAMPARINA AO FUNDO DO TÚNEL
Portugal cresce 1,5% e distancia-se 
dos outros países periféricos
No mesmo dia em que foi noticiado que a Irlanda estaria já a negociar um pedido de ajuda a Bruxelas, entretanto desmentido, Portugal recebeu boas notícias. A economia portuguesa cresceu 1,5% no terceiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2009 (0,4% em cadeia), o melhor registo entre os estados-membros periféricos. Portugal consegue assim afastar-se dos outros países que enfrentam a pressão dos mercados sobre a sua dívida soberana.
O crescimento do PIB português superou o de Grécia (-4,5%), Espanha (0,2%) e Itália (1%). E, apesar de ainda não existirem dados da Irlanda, o seu crescimento também deverá continuar em terreno negativo no terceiro trimestre, depois de dois trimestres de contracção.
"É bom para Portugal crescer mais do que os outros países periféricos. Uma comparação positiva com os pares ajuda sempre", explica ao i Cristina Casalinho, economista-chefe do BPI. "As notícias que surgiram sobre o pedido de ajuda da Irlanda podem acentuar ainda mais essa diferença." A opinião é partilhada por Faria de Oliveira. "Hoje [ontem] tivemos boas notícias. A economia portuguesa teve um comportamento porventura superior àquilo que seriam as expectativas. Penso que isso vai ser útil em termos de análise por parte dos mercados", afirmou o presidente da Caixa Geral de Depósitos.
Crescer 1,5% não é impressionante, mas num trimestre que muitos economistas apontavam como o pior de 2010, acaba por ser um resultado positivo. "Foi surpreendente. É preciso não esquecer que Portugal foi obrigado a fazer ajustamentos importantes e tem muitas limitações estruturais de crescimento", lembra Cristina Casalinho. "Serve também para descansar um pouco os mercados em relação ao potencial de crescimento de Portugal. Dificilmente cresceremos menos de 1,5% este ano." A confirmar-se, significaria um crescimento acima das estimativas do governo (1,3%), algo que o ministro da Economia, José Vieira da Silva, também considerou ontem "muito possível".
"i"

 CAMPEÃO A SÉRIO, GOVERNO TRAMPOLINEIRO
André Lico: «Ser campeão não é para toda a gente»
renova título mundial de duplo mini trampolim
André Lico é já um nome a reter no panorama desportivo nacional. O jovem de 22 anos voltou ontem a fazer história na ginástica portuguesa, ao sagrar-se bicampeão mundial de duplo mini-trampolim, no pavilhão “Les Arènes” em Metz (França), somando 73.400 pontos. Terminou à frente do norte-americano Austin White (73.000) e do russo Evgeny Chernoivanov (72.700). Assim, encerrou da melhor maneira um dia bastante positivo para a comitiva nacional [ver peça do lado].
“Estou em estado de choque. Ser campeão do Mundo por duas vezes e ainda para mais seguidas deixa qualquer um assim. Os objetivos voltaram a ser totalmente cumpridos”, confessou ao nosso jornal o ginasta do Lisboa Ginásio Clube, que começou a carreira bem cedo, aos 4 anos, no Sporting.
O título agora renovado chega depois do cetro conquistado o ano passado em São Petersburgo, na Rússia. “Teve o mesmo sabor. A verdade é que ser campeão do Mundo não é para toda a gente”, frisou ainda André Lico, que regressa amanhã a Portugal com mais uma medalha de ouro ao peito. Em 2009, o ginasta também conquistou a medalha mais desejada na prova por equipas, então ao lado de André Fernandes, Bruno Costa e André Pocinho.
"RECORD"

HÁ ESQUERDA NO PS???
Esquerda do PS e figuras do soarismo procuram alternativa a Sócrates para "Governo patriótico"
Os socialistas estão preocupados. Com a descredibilização do Governo de José Sócrates e com a possibilidade de o Orçamento do Estado, em preparação para 2011, não ter condições de ser executado. E essa preocupação assola sectores da esquerda do PS, bem como figuras do soarismo, soube o PÚBLICO.
Este clima motivou já conversas entre dirigentes e figuras históricas do PS sobre a viabilidade de encontrar uma solução de sucessão interna do primeiro-ministro, num congresso a curto prazo, que substituísse Sócrates. A ideia seria formar um "Governo patriótico" que receberia o acordo parlamentar do PSD para executar as medidas necessárias à recuperação da economia e à credibilização da autoridade democrática junto da população e da União Europeia.
"PÚBLICO"

MAS NÃO ANDAM A PÉ...
Combustíveis ficam mais caros 
na próxima semana
Abastecer o depósito vai ficar mais caro a partir de segunda-feira.
O comportamento dos mercados antecipa uma subida dos preços da gasolina e do gasóleo em Portugal na próxima semana.
Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, ambos aumentaram esta semana 5,30% e 5,50%, respectivamente, antecipa-se uma subida dos preços dos combustíveis já a partir de segunda-feira.
Nas duas últimas semanas, as subidas foram ainda mais expressivas. O gasóleo disparou 9,27% e a gasolina valorizou 8,77%.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

HÁ SEMPRE VAMPIROS À ESPREITA
Portugueses venderam de 200 milhões 
em ouro em 3 anos
Desde que Salazar amealhou várias toneladas de ouro para o património nacional que não se recolhia tanto metal como aconteceu nos últimos mil dias em Portugal. Só que, em vez de ir para os cofres do Banco de Portugal, os portugueses desfazem-se de todo o seu ouro para sobreviver à crise, por medo de assaltos e por ter atingido um alto valor. A sangria dourada verifica-se desde 2008 e a Alemanha é o destino das barras em que as jóias de ouro dos portugueses estão a ser fundidas
A crise, o medo de ser assaltado e uma extrema valorização são as principais razões que, desde 2008, têm levado os portugueses a desfazer-se vertiginosamente da maior parte dos objectos de ouro quem têm em sua posse.
A febre de venda de ouro que atingiu os portugueses subiu a um grau tão alto que Albino Moutinho, o proprietário da fundição que em Gondomar transforma as jóias, libras e outras moedas e todo o tipo de objectos deste metal em lingotes de ouro para vender à Alemanha, acredita que em dois anos os portugueses esgotarão este tipo de bens que lhes têm vindo a assegurar um complemento aos salários e a pagar crédito malparado.
Se a crise é sentida por quase todos os portugueses e a estatística dos assaltos a particulares é na ordem das dezenas por semana, então é na valorização extrema do ouro que quem quer investir ou transformá-lo em dinheiro se refugia. Afinal, o grama deste metal é o mais seguro dos investimentos, visto que em 1999 valia 6,19 euros (ao câmbio actual) enquanto ontem a cotação era de 32,52 euros.
Se os motivos referidos já seriam por si só suficientes para aliciar os portugueses a vender um tipo de bem valioso, amealhado por várias gerações na família, a forma fácil como se processa a sua actual venda acabou com os pruridos a quem ainda os tinha. A vontade de realizar dinheiro é facilitada - pode até dizer-se quase forçada - por uma rede de centenas de lojas espalhadas pelo País que, munida de uma forte campanha publicitária, seduz até os mais desconfiados com este modo de realizar dinheiro, pois o pagamento da transacção é realizado em segredo e de imediato.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

O SOL DO DESEMPREGO...
Desemprego no Algarve pode superar 
os 33 mil e atingir taxa de 15%
"Se em 2009, com 16 mil desempregados no Verão, chegámos aos 30 mil no Inverno seguinte, e se neste Verão tivemos para cima de 20 mil, significa que seguramente teremos mais de 30 mil desempregados no próximo Inverno. Podemos estar a falar de 33 mil ou 34 mil desempregados no Algarve", afirmou o dirigente sindical António Goulart.
O sindicalista sublinhou que, "há dois anos atrás, valores da ordem dos 20 mil desempregados correspondiam a um sinal de crise gravíssima no Algarve, mas no Inverno", o que "demonstra a gravidade da crise que se vive na região neste momento, porque esses valores foram atingidos em Julho e Agosto (deste ano) e até ultrapassados".
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

AINDA SÃO LOBINHOS
Lobos derrotados pelos EUA (17-22)
A selecção nacional de râguebi perdeu este sábado com os Estados Unidos por 17-22, na estreia do seleccionador Errol Brain, em jogo integrado na Taça Superbock. O objectivo de fazer esquecer o resultado de 61-5 do primeiro encontro entre as duas formações, em 1998, foi amplamente alcançado.
"A BOLA"

Sem comentários: