... de greve geral
compre jornais
APOSTAR NA PILECA LUSITANA...
Resgate. Vai uma aposta?
Portugal e Espanha sob pressão
Os profetas da desgraça estão em alta: como os economistas previram, os mercados viraram as atenções para Portugal e Espanha, uma vez anunciado o resgate da Irlanda. Os juros das obrigações portuguesas estiveram ontem a subir 29 pontos base e voltaram a ultrapassar os 7%. A resposta dos mercados surgiu menos de 24 horas depois de o primeiro-ministro José Sócrates ter garantido que Portugal não precisa de ajuda externa para resolver os seus problemas, ou seja, de recorrer ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) e ao FMI.
Afinal, pelo menos no caso da zona euro, a história repete-se. Nos últimos dias têm surgido os mesmos sinais que antecederam o anúncio da ajuda à Grécia e à Irlanda. Além da escalada dos juros da dívida, algumas instituições começam a preparar o terreno para um futuro resgate. Ontem foi a vez da agência de rating Moody''s se mostrar "preocupada" com Portugal, devido à dependência excessiva da banca nacional em relação ao Banco Central Europeu (BCE) - a revista "The Economist" já tinha alertado para o facto. Mais tarde, foi a vez do número dois do Fundo Monetário Internacional (FMI), John Lipsky, assegurar que a instituição tem os meios necessários para ajudar Portugal, dizendo que está em contacto com o governo português. Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu, bem tentou acalmar os ânimos dos mercados, ao garantir que "Portugal não precisa de ajuda, porque está numa situação muito diferente da Irlanda". Não demorou muito até que Angela Merkel o desmentisse; a perspectiva de haver mais resgates a países da zona euro é "excepcionalmente séria", disse a chanceler alemã. Resultado: o euro caiu 2%.
"i"
O 8 E O 80
Sindicatos situam adesão entre 85 e 90%,
Governo reduz para 19,4%
De acordo com a FNSFP, os sectores da saúde, da educação e da segurança social estão a registar uma adesão à greve elevada, que ronda os 90 por cento.
Mas os números avançados pelo secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos, são outros. “Neste momento, temos um nível de adesão na casa dos 19,4 por cento no número de trabalhadores na adesão à greve, o que nos aponta para a casa dos 73.546” funcionários, dado o universo de 378 mil funcionários, afirmou o governante, ressalvando que estes são os números apurados cerca das 12h30, uma vez que as actualizações são em tempo real.
Em relação aos 7537 serviços descentralizados do Estado, que asseguram o atendimento e estão próximos das populações - incluem as quase 5200 escolas, 920 conservatórias, tribunais, entre outros -, “neste momento 1367 estão encerrados”, adiantou o secretário de Estado, ou seja, 18,1 por cento.
“Estes dados, no fundo, documentam que a maioria dos serviços, a maioria dos trabalhadores ou estão abertos ou não aderiram à greve até ao momento, pelo menos. Estes dados apresentam já um dado de consolidação bastante avançado”, acrescentou.
A Federação estima que, no Serviço Nacional de Saúde (SNS), grande parte dos principais hospitais do país estejam a funcionar apenas com os serviços mínimos. O Governo indica que neste sector a taxa de adesão terá sido de 38 por cento esta manhã.
"PÚBLICO"
QUE NOVIDADE...
Protestos terão consequências para
o Governo em 2011
Politólogos e deputados convergem sobre os efeitos desta greve na imagem do Governo e em mais protestos.
O protesto geral convocado para hoje pela CGTP e pela UGT deverá ter consequências políticas para o Governo de Sócrates essencialmente em 2011. Segundo analistas e deputados ouvidos pelo Diário Económico, esta greve geral é uma alavanca para outros protestos mais profundos, mas a prazo. Isto porque os efeitos draconianos do Orçamento do Estado só se farão sentir no próximo ano.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
TÊM DE GANHAR
Benfica joga cartada decisiva em Telavive
O Benfica está com o caminho aberto para o apuramento na Liga dos Campeões. No entanto, para isso acontecer tem de vencer todos os jogos. Em Israel, Jesus acredita nos três pontos.
Hapoel Telavive-Benfica (5,25 | 3,60 | 1,65)
Os encarnados jogam uma cartada decisiva em Israel. Os "oitavos" da Champions são uma das metas mínimas do Benfica de Jorge Jesus e só será alcançada se a águia triunfar frente ao Hapoel e adiar a decisão para Lisboa onde vai receber os alemães do Schalke 04.
"RECORD"
DEMOCRATA
Detido gerente do Intermarché
que atropelou sindicalistas
A PSP de Famalicão deteve, hoje, o gerente do hipermercado Intermarché da zona por alegado atropelamento a duas dirigentes sindicais que tiveram de receber assistência hospitalar, disse fonte sindical.
A detenção, entretanto confirmada à Lusa pela PSP de Braga, terá ocorrido após perseguição policial, na sequência da queixa apresentada pelos sindicalistas. A comissária Ana Margarida do Comando Distrital da PSP de Braga confirmou a detenção, por condução perigosa e posse de arma ilegal.
O alegado crime aconteceu, segundo a União de Sindicatos de Braga - que integra a CGTP -, às 09:15, quando o responsável pelo Intermarché situado em Calendário, Vila Nova de Famalicão, "lançou a sua viatura contra as dirigentes sindicais, Fátima Coelho e Lídia, e puxou de arma para os restantes dirigentes sindicais do piquete de greve".
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
CHEIRA A ESTURRO
Empresas podem adaptar norma dos cortes
O PS conseguiu aprovar uma alteração à norma dos cortes salariais nas empresas públicas com maioria de capital do Estado e entidades públicas empresariais, abrindo a porta a 'adaptações', desde que autorizadas e justificadas 'pela sua natureza empresarial',
Os 'trabalhadores das empresas públicas de capital exclusiva ou maioritariamente público, das entidades públicas empresariais e das entidades que integram o setor empresarial regional ou municipal', era o texto original da proposta de lei do Orçamento, ao qual o PS acrescentou ontem a expressão 'com as adaptações autorizadas e justificadas pela sua natureza empresarial', O texto não especifica que adaptações serão autorizadas, quem as autorizará nem o que constitui uma justificação de 'natureza empresarial', válida. A proposta de alteração que contempla esta nova possibilidade foi entregue da parte da tarde, já depois do debate na especialidade realizada pela manhã, pelo que foi votado sem intervenções quer do PS a explicar quer da oposição a questionar a alteração. No entanto, foi dado um período de 10 minutos para apreciação do novo texto, após o qual o Parlamento aprovou com voto favorável do PS, abstenção do PSD e voto contra dos restantes partidos.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
A PEDRADA É PROVOCAÇÃO GOVERNAMENTAL
Comboio da CP atingido por pedras,
maquinista ficou ferido
Um maquinista da CP ficou hoje, quarta-feira, ferido depois do comboio, em serviço mínimo de greve, ter sido atingido por várias pedras alegadamente lançadas à saída de um túnel no Marco de Canaveses.
Segundo Ilídio Pinto, do Sindicato dos Maquinistas, o comboio circulava na Linha do Douro, entre a Livração e Marco de Canaveses, no âmbito dos serviços mínimos determinados para a greve geral.
Questionado pela Agência Lusa sobre se o alegado apedrejamento poderá ter a ver com a greve, o dirigente do sindicato disse não ter elementos que apontem nesse sentido.
Lamentou, no entanto, que os comboios dos serviços mínimos, como o que foi atingido por pedras, estejam a circular sem qualquer protecção. O alegado apedrejamento ocorreu cerca das 9 horas.
Uma das pedras que atingiu a composição partiu o vidro frontal e os estilhaços provocaram ferimentos ligeiros no rosto do maquinista.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
O DESPORTO DO NOSSO CONTENTAMENTO
Danny eleito melhor jogador da Liga russa
O internacional português Danny, recém-sagrado campeão com o Zenit, foi eleito o melhor jogador da Liga russa por treinadores e imprensa desportiva do país.
O médio reuniu a preferência na votação dos 16 técnicos e profissionais da comunicação social, repetindo a distinção que arrecadara em 2006, então ao serviço do Dínamo Moscovo.
Danny, autor de dez golos e várias assistências na época que culminou com a conquista do título pelo Zenit, já havia sido eleito o melhor jogador estrangeiro a actuar no campeonato russo.
"A BOLA"
NA TROPA É QUE'STÁ A DAR
Cinco arguidos por fraude
de um milhão ao Estado
A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), remeteu ao Ministério Público, com proposta de acusação, um processo com cinco arguidos, pelos crimes de corrupção e de participação económica em negócio.
No decurso da investigação foi efectuada uma análise financeira de milhares de documentos que apontam para a existência de práticas fraudulentas no sector militar, entre os anos 1998 e 2001, nas quais o Estado em mais de um milhão de euros.
"CORREIO DA MANHÃ"
CONTRARIANDO A SUBIDA...
Porto de Leixões baixa taxas para
a exportação de mercadorias
No dia seguinte à tomada de posição da Associação Comercial do Porto e da sua Comunidade Portuária contra a intenção governamental de criar uma entidade única para gerir os portos portugueses, a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) anuncia que, no próximo ano, as exportações nacionais feitas a partir daqui serão mais económicas.
A APDL decidiu reduzir todas as taxas para embarque de mercadorias em Leixões num valor médio de 4% e manter os actuais valores das taxas de desembarque de mercadorias.
“Numa medida que pretende contrariar os efeitos da crise económica e reforçar a competitividade do Porto de Leixões e das empresas exportadoras a operar em Portugal, as taxas de carga e descarga de todas as categorias de mercadorias não vão sofrer o aumento da inflação, sofrendo antes uma descida significativa de preço em muitas delas”, enfatiza a APDL; em comunicado.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Sem comentários:
Enviar um comentário