03/11/2010

ALMORRÓIDA PREVENIDA BEBE COM CONTA E MEDIDA


Calculadora online para saber taxa de alcoolemia

Os condutores portugueses dispôem a partir de hoje, quarta-feira, de uma calculadora online para verificar a sua taxa de alcoolemia e saber se estão em condições de conduzir.

A calculadora online, criada pela Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas(ANEBE), está disponível no site www.bebacomcabeca.pt e vai permitir a qualquer pessoa saber automaticamente o valor aproximado da sua taxa de alcoolemia, precisando apenas de preencher os campos sexo, peso, tipo de consumo antes, durante e após o jantar e o horário que prevê regressar a casa.

O secretário-geral da ANEBE, Mário Barreto, explicou à Agência Lusa que a calculadora destina-se a todos aqueles que são "incapazes de separar a condução do consumo de álcool", podendo ajudá-los a tomar a decisão "se pegam ou não no carro", depois de beberem.

"Sentimos que não bastava apelar a um consumo moderado. Aquilo que achamos é que a forma mais segura de ir para a estrada é sem álcool, mas infelizmente há muita gente que não consegue separar as duas coisas", apontou.

O responsável destacou que, com a criação desta calculadora online, Portugal torna-se o segundo país da Europa a dispor de uma ferramenta para este fim, juntando-se à França.

"O nosso objectivo será sempre alertar os jovens para os riscos de um comportamento irresponsável e contribuir para o esclarecimento de que não existe bom ou mau álcool, mas sim comportamentos responsáveis ou menos responsáveis", apontou.

A calculadora online vem juntar-se a um simulador que já existia no site, desde o ano passado, que permite calcular se um determinado consumo é responsável ou moderado, que recebeu num ano 430 mil visitantes.

A ANABE, criada em 2000, reúne as principais empresas de bebidas espirituosas em Portugal, tendo como objectivo o combate aos problemas de caráter social relacionados com o consumo de álcool. É promotora desde 2003 da campanha de prevenção rodoviária "100 por cento cool".

IN"JORNAL DE NOTÍCIAS"
03/11/10

Sem comentários: