15/11/2010

ALMORRÓIDA CONSUMISTA


Celebram-se 115 mil contratos de crédito por mês

Entre Janeiro e Junho o Banco de Portugal recebeu informação relativa a 918 mil novos contratos de crédito aos consumidores.

O número consta no último relatório de supervisão comportamental do banco central, hoje divulgado, e traduz-se numa média mensal de 115 mil contratos celebrados, no valor de 450 milhões de euros, por cerca de 60 instituições. Há no entanto um ligeiro abrandamento, tanto no número de contratos como nos valores, face ao semestre anterior.

"A diminuição do número de contratos celebrados foi transversal a todos os tipos de crédito, apesar de ser explicada maioritariamente pelo decréscimo de 13,9% do número de contratos de crédito pessoal e pela redução de 3,6% do número de contratos de cartões de crédito, categorias com um peso elevado no total de contratos de crédito", explica o Banco de Portugal.

Para a redução do montante de crédito concedido "contribuíram essencialmente o crédito pessoal (- 6%) e as linhas de crédito ( - 50%)". No entanto, estas reduções foram quase totalmente compensadas "pela evolução do crédito automóvel (+3,5%) e dos cartões de crédito (+7,2%), que apresentaram crescimentos no montante de crédito concedido de 3,5% e 7,2%, respectivamente", nota o BdP.


IN "DIÁRIO ECONÓMICO"
15/11/10

Sem comentários: