13/07/2010

TENHA UM BOM DIA............

... EMBORA AS NOTÍCIAS NÃO SEJAM DO MELHOR

mantenha-se atento, compre jornais

Campos e Cunha quer contar voto em branco na AR e "gela" PSD

Dia 1 das jornadas: Villaverde Cabral desafia a moção de censura e fica sem resposta. Ernâni Lopes sugeriu cortes de 20 por cento nos ordenados
Foi uma tarde sombria. Pelos discursos. Pelo pessimismo dos convidados do PSD para reflectir nas jornadas parlamentares sobre os bloqueios do país e a alternativa ao PS. Um dele, o antigo ministro Ernâni Lopes, chegou a gelar a sala com a proposta de redução de 15 a 20 por cento nos salários da função, incluindo os políticos. Campos e Cunha, o ex-ministro das Finanças de José Sócrates, falou de economia, mas também ele gelou a sala com a ideia de a Assembleia ter um número de deputados variável, tendo em conta o voto em branco, ou ainda o cálculo de ordenados dos políticos com base numa média do IRS, acrescida de 25 por cento.
Logo a abrir o debate ficou o desafio do sociólogo Manuel Villaverde Cabral de o PSD apresentar uma moção de censura. Ficou sem resposta da direcção, cuja estratégia é a contrária a essa. Ontem, Passos Coelho, que jantou com os deputados, evitou dizer o quer que fosse e remeteu para hoje tudo o que tiver a dizer. É ele que encerra as jornadas e prepara-se para anunciar propostas do PSD.
"PÚBLICO"

Desemprego atinge 10,9%

A taxa de desemprego em Portugal continuou a subir em Maio, alcançando os 10,9 por cento, enquanto nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) o desemprego conseguiu um ligeiro recuo.
No conjunto dos países, a taxa de desemprego recuou dos 8,7 por cento de Abril para os 8,6 por cento em Maio, com o número de desempregados a diminuir para os 45,9 milhões (46,5 milhões em Abril). Portugal, com uma subida de 0,1 pontos percentuais face a Abril, mantém-se com a quarta taxa de desemprego mais elevada, depois de Espanha (19,9 por cento), Eslováquia (14,8 por cento) e Irlanda (13,3 por cento). As taxas de desemprego médias dos países da União Europeia e da Zona Euro mantiveram-se, por sua vez, estáveis nos 9,6 por cento e nos 10 por cento.
"CORREIO DA MANHÃ"

CGD, BCP, BES e BPI passam nos testes de resistência

Os bancos portugueses - Caixa Geral de Depósitos, Banco Comercial Português, Banco Espírito Santo e Banco BPI - não necessitarão de aumentos de capital extraordinários mesmo que alguns países da zona euro entrem em situação de incumprimento. Dito por outras palavras, as quatro instituições têm tido nota positiva nos testes à capacidade de resistência a choques decorrentes da crise financeira, promovidos sob a égide do Banco Central Europeu (BCE).
A garantia de que os quatro bancos portugueses - entre um total de 91 do conjunto da zona euro - "apresentam bons rácios de solvabilidade" perante os exercícios de situação extrema a que têm sido submetidos foi ontem dada pelo secretário de Estado do Tesouro e Finanças. "O sistema bancário é sólido, robusto, bem gerido e eficazmente supervisionado, não tendo problemas de capital a resolver. O nível de capital dos bancos portugueses é cerca de 50% superior à média do eurosistema", sublinhou Carlos Costa Pina, em entrevista à Reuters.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

El Especial aterra hoje para a aventura Real

José Mourinho chega hoje a Madrid depois das férias e vai começar a trabalhar com o plantel do Real. O treinador português, de 47 anos, já havia estado na capital espanhola no mês passado, para ultimar pormenores do contrato e conhecer as instalações de trabalho,
mas só agora vai começar a aventura a sério.

Mou chega com alguma antecedência, já que os jogadores, exceto aqueles que estiveram no Mundial, só têm de se apresentar depois de amanhã. Pela frente estão agora 12 dias de trabalho em Valdebebas, centro de estágio dos merengues, antes de uma digressão que a equipa vai fazer nos Estados Unidos. Com Mourinho chegam os habituais adjuntos Rui Faria, José Morais e Silvino Louro.
Impasse
Ainda em cima da mesa estão grande parte das contratações que o Real quer fechar até ao começo da época. No muito falado caso de Maicon, apontado como grande alvo dos blancos no começo do Mundial, parece que o interesse do clube esfriou depois das exibições brilhantes de Sergio Ramos, habitual lateral-direito da equipa, na África do Sul.
"RECORD"

29 mulheres assassinadas pelos companheiros em 2009

Observatório das Mulheres Assassinadas contabilizou menos 14 homicídios
O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 29 homicídios e 28 tentativas em 2009, menos 14% de mortes que no ano anterior. Maria José Magalhães, presidente da associação que gere o observatório, explica que a diminuição poderá dever-se à "alteração à lei que prevê a detenção do agressor sem ser em flagrante delito e uma maior sensibilização da população".
Mas a presidente da União das Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) sublinha que um ano "é pouco tempo para perceber se há uma tendência para diminuírem as vítimas mortais de violência doméstica". Até porque em 2007 também baixaram os homicídios, de 36 (2006) para 22, e,
no ano seguinte, mais que duplicaram.

As vítimas mortais são mulheres entre os 36 e 50 anos (44,8% dos casos), mas 27,6% têm entre 24 e 35. E continua a diminuir o grupo das que têm mais de 50 anos, o mais atingido em 2004
(ano de criação do OMA) e 2005.

Os agressores são ligeiramente mais velhos: 50% têm entre os 36 e os 50 anos e 25% têm mais de 50. "As relações mais prolongadas, entre idosos não constituem salvaguarda para as mulheres e a sua segurança tem de ser também resguardada com maior eficácia", salientam os responsáveis do OMA.
Em regra, são homens com quem a vítima ainda mantém uma relação, 62% nos homicídios e 58% nas tentativas. Mas "não deixa de ser extremamente preocupante que 38%, no caso dos homicídios, e 21%, no caso das tentativas, sejam levados a cabo por homens
de quem as vítimas já se separaram", sublinham.

Lisboa (6), Castelo Branco, Vila Real e Santarém, estes últimos com três vítimas mortais cada, são os distritos que apresentam um maior número de mulheres assassinadas.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Scut. Isenções e descontos custam 200 milhões até final de 2012

A factura com os descontos e passagens grátis propostos pelo governo para as portagens nas Scut
(auto-estradas sem custos para os utilizadores) deverá ultrapassar os 200 milhões de euros
só até final de 2012. Este custo resulta dos descontos de 15% para todos os residentes
e empresas locais nas sete Scut até meados de 2012 e da isenção de pagamento nas primeiras dez passagens por mês. As contas entregues no final da semana passada, e que o PSD ainda está a analisar, indicam um encargo de 130 milhões de euros em 2011 com as discriminações positivas. Este valor equivale à receita anual inicialmente estimada para as portagens em apenas
três Scut (Costa da Prata, Grande Porto e Litoral Norte).

Em 2012, a factura divide-se em dois períodos: no primeiro semestre estará em vigor a totalidade do sistema de descontos e isenções, com um custo estimado de 65 milhões de euros. A partir de 1 de Julho acabam-se os descontos para todos os utilizadores das Scut e arranca a segunda fase em que a discriminação positiva só beneficia empresas e residentes em concelhos com poder de compra abaixo dos 80% da média nacional. A factura cai para 22,5 milhões na segunda metade do ano e passa a ser de 45 milhões de euros anuais a partir de 2013. Mas até final de 2012, os encargos atingem 217,5 milhões de euros, ainda sem contabilizar este ano onde os benefícios só vão funcionar em três Scut por cinco meses. Só que ainda não se sabe qual é a percentagem que esse valor representa da receita total. E essa é uma das questões fundamentais para o PSD viabilizar, nos próximos dias, um acordo definitivo que permita avançar com portagens em três Scut a partir de 1 de Agosto
"i"

Portuguesa é a primeira doutorada em Educação Especial

Autistas também têm capacidade de jogar
Após seis anos de investigação, Ana Saldanha conseguiu criar um instrumento único que permite avaliar a capacidade de jogo das crianças com autismo. A descoberta valeu-lhe nota máxima com distinção e torna-a na única portuguesa doutorada em Educação Especial.
Aos 30 anos, a maioria dos quais agarrados a livros, Ana ostenta um sorriso rasgado e não esconde o orgulho do trabalho realizado. Ontem, segunda-feira, na Universidade da Extremadura, pólo de Badajoz, defendeu durante cinco horas a tese “O Jogo em Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Desenvolvimento de um Instrumento de Avaliação”.
“Este é o fruto de alguns anos de investigação na área do Autismo” assegura Ana, revelando que a tese “surge pela carência de métodos/provas de Avaliação do Jogo Simbólico em Crianças Autistas”. A investigadora acredita e provou que “as crianças com autismo têm capacidade de jogo” apesar de “alguns autores discordarem”.
“Tanto para as crianças com incapacidade como os que não contam com ela, têm direito ao jogo e ao acesso aos brinquedos” explica Ana, admitindo que “os primeiros encontram sérias dificuldades para poder usar muitos dos jogos e brinquedos do mercado”.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Frutas e hortaliças europeias têm 360 resíduos diferentes de pesticidas

Um estudo da Agência Europeia para a Segurança dos Alimentos, feito no âmbito das novas normas comunitárias, permitiu identificar mais de 360 diferentes resíduos de pesticidas em frutas e hortaliças consumidas na Europa, 76 dos quais em cereais.
«O relatório mostra que 96,5 por cento das amostras são consistentes com teores máximos de resíduos de agrotóxicos permitidos na UE», adianta a AESA, em comunicado citado pela Renascença. Ou seja, 3,5 por cento apresentaram vestígios de pesticidas em níveis superiores
aos limites máximos de resíduos autorizados.

O estudo, baseado em mais de 11 mil amostras laranjas, tangerinas, peras, batatas, cenouras, pepinos, espinafres, feijão e arroz sem casca, mostra ainda que é maior a presença de pesticidas nos alimentos importados de fora da União Europeia (7,6 por cento) do que nos produtos produzidos nos 27 Estados-membros (2,4 por cento).
"A BOLA"

Sem comentários: