06/07/2010

POR CAUSA DO CALOR - RECOMENDAÇÕES PARA HOJE

As recomendações da DGS

A DGS salienta que a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos, pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos e neurolépticos.

Estão também mais sujeitos aos efeitos do calor na saúde as pessoas que trabalham expostas ao Sol ou ao calor e quem possui más condições de habitação.

Para prevenir danos das altas temperaturas, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar, evitar bebidas alcóolicas, procurar manter-se em ambientes frescos nos momentos de maior calor e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com protecção contra a radiação UVA e UVB.

Para hoje, espera-se a continuação do tempo quente, com o IM a prever céu pouco nublado ou limpo, mas temporariamente muito nublado nas regiões centro e sul, com condições favoráveis a aguaceiros e trovoadas a partir da tarde.

As temperaturas vão atingir os 39º em Évora, 38º em Castelo Branco e Beja, 37º em Lisboa, 33º em Faro, 32º no Porto e 24º no Funchal e em Ponta Delgada.
IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" 06/07/10

Sem comentários: