24/06/2010

TENHA UM BOM DIA

COMPRE JORNAIS


PT/Vivo: Telefónica
"parqueou" 8% da operadora portuguesa em bancos

A espanhola Telefónica "parqueou" os 8 por cento que detinha na PT em vários bancos, não fazendo uma venda efetiva, conforme foi anunciado na terça feira.
Numa carta enviada à PT, colocada hoje na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Telefónica explica que a alienação da sua participação na operadora portuguesa foi feita através de um instrumento financeiro de contrato de "equity swap" com liquidação financeira.
Ou seja, a operadora espanhola "parqueou" 71.528.589 ações (correspondentes a 10 por cento do capital da PT) em instituições financeiras, entre as quais o banco UBS AG e TPG-Axon Capital Management, pela qual assume o risco da cotação, pagando uma comissão pelo "parque" e podendo reavê-las quando entender.
"VISÃO"

Fernando Santos é o eleito para seleccionador
Otto Rehhagel fechou um ciclo de nove anos à frente da selecção de Grécia e o próximo capítulo terá, tudo indica, um protagonista português: Fernando Santos.
Na verdade, o presidente da federação grega, Sofoklis Pilavios, e restantes elementos da direcção tomaram decisões sobre o futuro da selecção, que não incluiu Otto Rehhagel.
E o eleito já foi escolhido, Fernando Santos, um nome respeitado por todos no país helénico, após passagens no AEK (duas vezes), Panathinaikos e PAOK.
"A BOLA"

Portugal só sai da recessão em 2012, diz a Ernst & Young
Apesar do "inesperado" crescimento de 1,1 por cento registado no primeiro trimestre, avisa a consultora, esta dinâmica económica não irá manter-se no resto do ano nem no próximo, influenciada negativamente pela crise da dívida na zona euro e pelo programa de consolidação orçamental que o Governo colocou em curso.
O outlook para Portugal que a Ernst & Young hoje divulga aponta para um recuo de 1,1 por cento do produto interno bruto (PIB) este ano, a que se seguirá uma recessão ainda mais profunda em 2011 (1,5 por cento). O regresso a um cenário de crescimento só acontecerá em 2012, com a riqueza gerada em Portugal a conseguir um incremento de 1,1 por cento face ao ano precedente.
Este quadro constitui um completo banho de água gelada face às previsões do Governo e do Banco de Portugal. No Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) que entregou em Bruxelas, o executivo aponta para um crescimento de 0,7 por cento este ano e de 0,9 por cento em 2011. Já o banco central é menos optimista, apontando para um ganho do PIB de 0,4 por cento no ano em curso e de 0,8 por cento no que vem.
"PÚBLICO"

Emergência em risco no mês de Julho
O socorro da emergência pré-hospitalar às populações está em risco a partir de 1 de Julho e pode acabar o apoio psicológico a suicidas e a vítimas de acidentes prestado pelos sete psicólogos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), denunciam ao CM várias fontes do INEM. Os enfermeiros que tripulam as ambulâncias de Suporte Imediato de Vida ameaçam parar porque recusam fazer horas extras, apesar da promessa ontem feita pelo Ministério da Saúde ao Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) de abrir concurso até ao fim da semana para fixar os 52 enfermeiros nos quadros do INEM.
"CORREIO DA MANHÃ"

Duda, Veloso e Danny no onze frente ao Brasil
Duda, Miguel Veloso e Danny deverão integrar o onze inicial que Carlos Queiroz vai apresentar amanhã, frente ao Brasil, no jogo que decidirá o vencedor do Grupo G. Estas três entradas (de quatro previstas) são motivadas pela vontade do selecionador em resguardar Fábio Coentrão, Raul Meireles e Cristiano Ronaldo para o encontro dos oitavos-de-final, cujo adversário só será conhecido depois de concluído o embate com o Brasil.
A opção de Queiroz parece clara. Por um lado, evitar um maior desgaste de dois jogadores que têm sido fundamentais no apoio ao ataque da Seleção - Coentrão e Meireles - e por outro, não arriscar perder Cristiano Ronaldo para o jogo dos oitavos-de-final, o que aconteceria se o capitão fosse punido com um segundo cartão amarelo.
"RECORD"

Leve dinheiro vivo para as suas férias
Os cartões de débito e de crédito são práticos, mas as comissões pelo seu uso no estrangeiro são muitas vezes proibitivas. Opte por levar algum numerário ou cheques de viagem nas suas próximas férias.
Se tiver um cartão bancário, é muito simples obter dinheiro no estrangeiro: insira o plástico num caixa automático, digite o código, escolha o montante que quer receber e logo saem os euros, dólares ou outra divisa do seu destino de férias.
Se não quer andar carregado de notas e moedas, também pode pagar as suas compras num terminal automático numa loja ou num restaurante. O número de terminais não pára de crescer em todo o mundo, o que quer dizer que o seu cartão Visa, MasterCard ou American Express é cada vez mais útil fora das portas portuguesas. "Ao longo dos últimos cinco anos (entre Dezembro de 2005 e Dezembro de 2009), as despesas dos portugueses titulares de cartões no estrangeiro cresceu 35%, verificando-se, igualmente, um aumento de 46% nas transacções internacionais", avança Sérgio Botelho, responsável pela Visa Europe em Portugal.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Sentença da Casa Pia em risco de ser adiada para Setembro
Juíza Ana Peres pode retirar urgência ao processo que já dura há sete anos
A sentença do processo Casa Pia - de alegados abusos sexuais a ex- -alunos da instituição - pode ser adiada mais dois meses, para Setembro, devido à última alteração das férias judiciais de 15 de Julho até 31 de Agosto. Ao que o DN apurou, a juíza Ana Peres já demonstrou essa preocupação junto de alguns dos advogados do processo e já manteve conversas informais relativamente a essa hipótese. Possibilidade que não choca as defesas de alguns dos arguidos, já que assim o recurso não terá de ser preparado durante o Verão. "Isso seria muito complicado até porque muitos já estão extenuados com esta recta final", diz fonte ligada ao processo.
A mesma fonte confirmou ao DN que "para se precaver das nulidades que possam vir a ser arguidas em sede de recurso na Relação", a juíza presidente do colectivo pode adiar a leitura da decisão - marcada para 9 de Julho - para o primeiro dia pós-férias judiciais: 1 de Setembro.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Bolsas. Bruxelas questiona governo sobre discriminação de estrangeiros
A Comissão Europeia vai pedir esclarecimentos a Portugal sobre as novas regras de atribuição de bolsas de doutoramento que excluem estrangeiros que não residam em Portugal há pelo menos cinco anos. O i levantou a questão à Comissão Europeia e o porta-voz da Comissão de Educação, Dennis Abbot, garantiu que Bruxelas vai questionar “as autoridades portuguesas com o objectivo de conhecer a natureza das bolsas em causa” e “verificar a compatibilidade com a lei da União Europeia”.
Segundo Dennis Abbot pode estar em causa “o artigo 18.o do tratado sobre o funcionamento da União Europeia, que impede toda a discriminação assente na nacionalidade”.
Em causa está o facto de a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ter inserido uma nova regra nos concursos para as bolsas de doutoramento. Os investigadores estrangeiros vão ter de apresentar uma declaração de residência, o que impede quem não esteja a residir em Portugal há pelo menos cinco anos de se candidatar aos fundos.
"i"

Beirões prometem luta contra as portagens nas SCUT
"Quem se mete com os beirões leva com a luta e com o protesto", avisa Francisco Almeida, porta-voz da Comissão de Utentes Contra as Portagens.
"São várias as razões que levam a que nos afirmemos contra as portagens", disse o porta-voz, adiantando que na conferência de imprensa serão anunciadas "as primeiras formas de luta" que serão desenvolvidas nos distritos da Guarda, Viseu, Aveiro, Castelo Branco e Vila Real, abrangidos por aquelas vias.
A Comissão de Utentes Contra as Portagens nas autoestradas A25, A23 e A24 emitiu recentemente um comunicado onde refere que "a adopção de tal medida significaria que estes distritos continuariam a ser sacrificados e o seu desenvolvimento adiado"
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Sem comentários: