15/06/2010

TENHA UM BOM DIA


COMPRE JORNAIS

Taxa de desemprego de Portugal
é a quarta mais alta da OCDE

A evolução da taxa de desemprego em Portugal foi das mais rápidas. Enquanto o conjunto dos países da OCDE registam uma subida ligeira ao longo de 2009 e do primeiro trimestre de 2010, ou até mesmo alguma inflexão nalguns países, já Portugal, com a Espanha, Grécia, Hungria e Polónia, sofreram subidas claras do nível de desemprego.
A trajectória da taxa de desemprego em Portugal tem sido alvo de sucessivos comentários por parte dos rtesponsáveis governamentais e do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), responsável opelos centros de emprego. Mês após mês desde a segunda metade de 2008, o discurso político tem dito que a previsão oficial é de uma inflexão dos números que regularmente vão saindo. Mas até ao momento não se têm cumprido essas previsões mais optimistas.
"PÚBLICO"

Correia da Fonseca: TGV é uma realidade
O secretário de Estado dos Transportes afirmou ontem, no Barreiro, que a Alta Velocidade é “uma realidade” e que a terceira travessia do Tejo é “inevitável e vai ser feita”.
"CORREIO DA MANHÃ"

Inês Monteiro é baixa na Seleção portuguesa
Com um problema no joelho que se arrasta desde a pista coberta e se agravou na Taça da Europa de 10.000 m, que ganhou, Inês Monteiro está sem treinar há uma semana e é a grande baixa da Seleção Nacional para o Campeonato da Europa de Seleções (1.ª Liga), a realizar-se no fim-de-semana, em Budapeste, depois das já conhecidas impossibilidades de Bruno Albuquerque, Rui Silva, João Almeida e Marisa Anselmo.
"RECORD"

Portugal com maior risco de quebra do PIB
durante jogos do Mundial

Os três jogos iniciais da selecção portuguesa, que arranca hoje a participação no campeonato do mundo de futebol frente à Costa do Marfim, provocam uma perda potencial de 32,28 dólares (26,3 euros) por trabalhador. Este é o valor mais elevado entre todos os países participantes no torneio que se disputa na África do Sul.
Este valor só não é mais elevada porque os portugueses estão apenas no "meio da tabela classificativa" quanto à riqueza criada por cada hora de trabalho, a principal variável que mede a produtividade. Holanda, Dinamarca e Alemanha, países com o dobro da produtividade horária, seguem-se no "ranking" das maiores perdas potenciais per capita.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Ministério 'apaga' crimes com armas de fogo

Num mês desapareceram da estatística oficial 14 721 crimes, mais de metade dos registados e divulgados em cinco anos
O Governo "apagou" das estatísticas oficiais mais de metade dos registos de crimes com armas de fogo. A base de dados oficial do Ministério da Justiça (MJ), disponível na Internet, apresentava até há um mês 28 192 entradas para crimes com armas de fogo, de 2005 a 2009. Mas, esta semana, os números eram bem diferentes, na mesma tabela e para o mesmo intervalo de tempo. Havia apenas 13 471 crimes registados para a série estatística de cinco anos.
No espaço de um mês desapareceram 14 721 registos, que foram cirurgicamente retirados à soma dos anos de 2005 a 2009.
A oposição, em bloco, exige que o ministro da Justiça, Alberto Martins, vá dar explicações ao Parlamento. Hoje mesmo, PSD, PCP e CDS-PP vão enviar requerimentos formais a pedir o agendamento de uma audição, com carácter de urgência, a este governante responsável por esta base de dados.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Portugal pode perder 700 investigadores estrangeiros
A partir deste ano os investigadores estrangeiros que não tenham residência permanente em Portugal não vão poder candidatar-se às bolsas de doutoramento do governo, atribuídas através da Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT). O novo regulamento da Fundação - que deu este ano quase sete mil bolsas de doutoramento - impede a candidatura de investigadores que não sejam residentes permanentes.
Em causa podem estar 700 investigadores, caso para o ano concorram tantos estrangeiros quantos aqueles que receberam este ano - em 2010, a FCT atribuiu 722 bolsas de doutoramento a estrangeiros, a que acrescem mais 461 de bolsas de pós-doutoramento, não abrangidos pela nova regra.
O caso será hoje debatido na Comissão de Educação e Ciência que vai analisar um projecto de resolução do Bloco de Esquerda que recomenda ao governo nova alteração ao regulamento. "Não nos parece razoável que se sobreponha o critério da nacionalidade a todos os outros critérios científicos", defende o deputado do BE, José Soeiro. Segundo o deputado, esta medida vai fazer com que "não se consiga atrair os melhores".
"i"

Risco muito elevado de incêndio em sete distritos
O risco de incêndio é hoje, terça-feira, muito elevado em vários concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Évora, Setúbal, Beja e Faro, de acordo com informação do Instituto de Meteorologia.
Estes distritos têm igualmente outros concelhos com risco elevado de incêndio.
Também os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Leiria e Lisboa têm alguns concelhos com risco elevado.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

«Com Mourinho, Real será quase imbatível» - Costinha
Esteve às ordens de José Mourinho no FC Porto e fala num casamento perfeito do treinador com o Real Madrid. Costinha diz que os “merengues” serão «quase imbatíveis» com o “special one” no comando das operações.
«O Real Madrid contratou o treinador perfeito para o clube. Mourinho e Real são o matrimónio perfeito», diz Costinha numa entrevista ao jornal AS, rejeitando a ideia de que o bicampeão italiano e campeão Europeu pelo Inter seja demasiado defensivo para o gosto dos adeptos “merengues”.
"A BOLA"

Sem comentários: