31/05/2010

TENHA UM BOM DIA

Unidade de cuidados intensivos no IPO
O Instituto Português de Oncologia de Lisboa inaugura hoje a nova Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios (UCII). Nesta unidade existem seis camas para cuidados intensivos e quatro de cuidados intermédios, incluindo dois quartos de isolamento.
"Para além do investimento nas instalações, a UCII foi também dotada de equipamento moderno e tecnologia avançada, adaptado às necessidades específicas deste tipo de doentes", informa o presidente do Conselho de Administração do IPO de Lisboa, Francisco Matoso.
"CORREIO DA MANHÃ"

Casamento gay publicado hoje em Diário da República
Depois da promulgação por Cavaco Silva do texto que aprova o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, a legislação foi hoje publicada em Diário da República.
A Lei n.º 9/2010 veio, desta forma, alterar o conceito de casamento que, a partir de hoje, passa a ser entendido como “o contrato celebrado entre duas pessoas que pretendem constituir família mediante uma plena comunhão de vida, nos termos das disposições deste Código”, pode ler-se no documento. O texto é, no entanto, assertivo no que toca à adopção de crianças por casais homossexuais: “as alterações introduzidas pela presente lei não implicam a admissibilidade legal da adopção, em qualquer das suas modalidades, por pessoas casadas com cônjuge do mesmo sexo”.
A lei que permite o casamento civil entre homossexuais foi aprovada a 11 de Fevereiro de 2010 e promulgada pelo Presidente da República no passado dia 17 de Maio.
"i"

Sporting vice-campeão europeu
A equipa masculina do Sporting obteve, este domingo, o 2.º lugar na Taça dos Campeões Europeus, atrás do Luch Moscovo, numa decisão dramática, só resolvida na última prova da competição, disputada em Vila Real de Santo António.
À entrada para os 4x400 metros, a equipa russa tinha apenas mais 1 ponto do que os leões, com tudo em aberto, portante, em relação à luta pelo título europeu. Só que as coisas não correram da melhor forma ao Sporting na estafeta final, terminando apenas no 6.º posto, enquanto o Luch foi 2.º.
"RECORD"

Remédio permite viver o dobro com cancro
Sobrevivência pode até passar dos seis para os 24 meses
A sobrevivência de doentes com cancro do pulmão está a aumentar, e nos casos mais graves um doente que sobreviveria apenas seis meses pode chegar a viver 24. Isto porque uma das mais recentes descobertas permite aumentar a vida de 15% das pessoas com cancro do pulmão em 16 meses.
A descoberta de que os doentes que têm uma mutação na molécula EGFR respondem de forma positiva a um medicamento que já era usado no tratamento - mas apenas quando outros já não fazem efeito - alargou a sobrevida destes doentes dos 12 para os 28 meses, avança o pneumologista Fernando Barata.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Conselho de Escolas propõe reorganizar ciclos
O Conselho de Escolas vai propor à ministra da Educação a reorganização dos ciclos de ensino em três ciclos de quatro anos cada. O projecto vai ser debatido hoje, segunda-feira, no plenário do órgão consultivo do ME, e Álvaro Almeida dos Santos conta com a sua aprovação.
"Não passa de uma proposta" e pretende responder ao "desafio" colocado pelo alargamento da escolaridade obrigatória de 12 anos, começou por sublinhar ao JN o presidente do Conselho de Escolas (CE), Álvaro Almeida dos Santos. O documento, que pode ser aprovado hoje, no plenário realizado no Centro de Caparide, em Cascais, será entregue à ministra da Educação até final do ano lectivo. E, a ser aceite pela tutela "obrigaria à alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo", reconhece o director da Secundária de Valadares.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Crédito nos bancos estrangeiros está mais barato que nos portugueses
No último mês, os bancos portugueses subiram os "spreads", cobrando, no mínimo, 1% de margem para financiarem créditos à habitação. Já as instituições estrangeiras a operar em Portugal mantiveram os seus "spreads", sendo actualmente possível conseguir taxas inferiores a 0,5%.
Os bancos estrangeiros aproveitam assim as maiores dificuldades das instituições portuguesas em conseguirem financiamento para tentarem atrair clientes.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Camionistas iniciam marcha lenta de três dias
Começa, esta segunda-feira, a marcha lenta de camionistas convocada pela Associação Nacional das Transportadoras de Portugal (ANPT). O protesto teve início às 6 horas e prolonga-se por três dias.
«Os transportadores vão circular em marcha lenta dentro dos mínimos que a lei permite, ou seja, os 40 quilómetros/hora», declarou António Lóios da ANTP, citado pela TSF.
As vias mais problemáticas deverão ser as auto-estradas A23, A25, A28 e a A29, bem como a N1. De acordo com o presidente da ANTP, 300 empresas confirmaram a participação no protesto.
"A BOLA"

Nem o trabalho tirará alguns da pobreza
A pobreza é o traço mais característico da população assistida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que, neste concelho, substitui a Segurança Social na administração das políticas de acção social: 85 por cento vive abaixo do limiar da pobreza e muitos não viriam à tona com emprego.
A caracterização foi feita por uma equipa de investigadores do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e do Centro de Estudos de Serviço Social e Sociologia da Universidade Católica, num estudo que é apresentado, hoje de manhã, na Torre do Tombo, na conferência Ser pobre em Lisboa: Reinventar as políticas sociais.
Em Setembro e Outubro de 2009, 600 utentes da Santa Casa foram inquiridos: 42,5 por cento estavam desempregados, dos quais muito poucos se ocupavam com a qualificação, apesar de mais de metade nem sequer ter a escolaridade obrigatória. E isto levava os investigadores a questionar: haverá articulação suficiente entre políticas de emprego, políticas de educação/formação e políticas sociais?
"PÚBLICO"

Sem comentários: